DESERÇÃO ESCOLAR E IDENTIDADE DE GÊNERO: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
Esta tese compreende as relações entre a deserção escolar, a identidade de gênero
e as trajetórias escolares de pessoas travestis e transexuais, após vivenciarem a
transição de sua identidade de gênero no período de escolarização. O problema de
pesquisa busca responder de que forma esse não enquadramento dos padrões
normativos de gênero vivenciado pelas pessoas travestis e transexuais nos espaços
educacionais públicos suscita processos de deserção escolar. A partir das narrativas
acerca das experiências de violência de gênero vivenciadas por pessoas travestis e
transexuais nas escolas, a pesquisa tem como hipótese que a deserção escolar é um
efeito produzido por inúmeros mecanismos de desigualdade, dentre os quais é
necessário considerar a relação entre desigualdade educacional e mecanismos de
abjeção de corpos que não se encaixam nas normatividades binárias de gênero. O
objetivo geral da tese se concentra no impacto na deserção escolar e identidade de
gênero das pessoas transvestis e transexuais, resultando nas mais diversas formas
de exclusão, por serem consideradas desviantes da matriz heterossexual. A
metodologia está ancorada na observação participante e contou com a coleta de
dados realizada por meio da oficina no Centro de Defesa e da Diversidade Brunna
Valin (CRD), a partir de entrevistas individuais com nove pessoas travestis e
transexuais, com base em uma pergunta-problema: como foi vivenciar o processo de
transição no período da escola? As considerações finais desta tese avaliam que ainda
existe um jogo de força entre a escola e a presença das/os alunos travestis e
transexuais, necessitando ampliar as reflexões por parte dos profissionais da
educação, no sentido de fortalecer pelas políticas públicas o direito educacional
destas/es alunas/os.