A PRESENÇA DA MÚSICA CAIPIRA NO AMBIENTE URBANO: caminhos e persistências da Orquestra de Violeiros da Cidade de Osasco-SP
Neste trabalho, analisamos as características da diversidade sociocultural que estão
presentes no universo do Brasil caipira (RIBEIRO, 2003; SANT‘ANNA, 2000) e as
respectivas particularidade que envolvem a presença do “modo caipira” e a própria
contribuição para a disseminação da música sertaneja de raiz e posterior reprodução
das manifestações no ambiente urbano. Assim como os estudos desenvolvidos por
Vilela (2011, 2017), observamos a associação entre as experiências da cultura
popular tradicional e o processo de reenraizamento, presença e persistência na
cidade. Nesse sentido, utilizamos como estudo de caso, a trajetória cinquentenária
da Orquestra de Violeiros da Cidade de Osasco (OVCO), considerada uma pioneira
referência do gênero musical. Ainda com o objetivo de aprofundar a perspectiva de
alcance da cidadania, mediante adoção de políticas públicas de cultura,
desenvolvemos uma investigação sobre a estrutura de projetos, relacionados à
atuação da Prefeitura Municipal de Osasco, no estabelecimento de parcerias e
reconhecimento da OVCO como representação cultural da cidade. Utilizando-se de
entrevistas de campo, análise de revistas, jornais, documentários e referências
bibliográficas, o trabalho problematiza a trajetória, as constantes ressignificações e a
atual conjuntura de persistência pela continuidade das atividades da Orquestra. De
acordo com o desenvolvimento da pesquisa, identificamos que o processo de
hibridização cultural, juntamente com a práxis da “resistência pela resignação”, estão
presentes em manifestações culturais que perpassam a história da cultura caipira.
Concluímos que na longeva trajetória da OVCO, as representações vão adquirindo
formas, mudanças e transformações que revelam a constante persistência, mesmo
diante da ausência de reconhecimento do poder público municipal. A Orquestra
cinquentenária resiste com sua práxis e persiste como um espaço de centralidade e
reenraizamento da música sertaneja de raiz em plena região metropolitana.