TRANSPORTE AÉREO E AVIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA: ESTUDO DOS VETORES DE DESENVOLVIMENTO E PROPOSTAS DE POLÍTICAS DE FOMENTO A PARTIR DE TÉCNICAS DE CENARIZAÇÃO
Esta pesquisa tem por objetivo discutir os principais desafios inerentes ao setor aéreo brasileiro em âmbito nacional, com destaque para a aviação regional. Apesar do forte crescimento da aviação comercial nos últimos anos, com a ampliação do número de voos e de passageiros transportados, um número representativo de brasileiros ainda não a utiliza. Tal situação está associada à trajetória de desenvolvimento econômico do país, calcado na centralização regional das atividades econômicas e na estrutura concentradora de renda. Similarmente, esta dinâmica impactou na configuração da aviação regional brasileira na medida em que um número reduzido de usuários se concentrou nas camadas populacionais de maior renda, os quais voam regular e frequentemente, enquanto número expressivo de brasileiros continua fora do modal. As razões deste fenômeno são diversas, mas estão concentradas em duas dimensões-chave: o caráter altamente dependente e inter-relacionado do setor a variáveis externas de impacto e a forma como o Estado brasileiro tem conduzido a gestão do sistema de aviação comercial no país. Apoiando-se nas interpretações da teoria evolucionária e do desenvolvimento, o trabalho contextualiza o segmento aéreo e explora suas especificidades e suas relações com a trajetória e dinâmica do desenvolvimento econômico do país. Estuda a relação entre a aviação comercial e seus vetores-chave, utilizando-se de pesquisa qualitativa aplicada a um grupo de especialistas do setor; utiliza-se de estatística descritiva básica, para a construção de um painel de cenários prospectivos (framework) para mapear as questões-chave relacionadas à expansão da aviação comercial em âmbito regional em médio prazo. No âmbito microeconômico, a pesquisa aponta para a necessidade de fortalecer e ampliar as políticas públicas de incentivo ao setor; integrar tais políticas a programas de desenvolvimento nacionais e garantir um ambiente regulatório favorável que amplie os investimentos em infraestrutura aeroportuária. No âmbito macro, promover um ambiente econômico favorável associado à modificação do padrão de distribuição de renda, sem os quais o acesso de mais brasileiros ao modal aéreo manter-se-á manietado.