Tecnologias de rastreamento online e a economia informacional
A crescente quantidade de dados pessoais cotidianamente produzidos na Internet possibilitou a criação de uma infraestrutura invisível formada por empresas de análise de audiência, agência de marketing especializada em mídia eletrônica, publicidade online direcionada, entre outras . São empresas que coletam, analisam e interpretam dados de acessos em várias fontes, sobretudo em sites “terceiros”, e que representam hoje uma grande economia mundial que tem como atividade central a análise de dados baseada no comportamento online de usuários. Este trabalho busca compreender as controvérsias criadas nos espaços de formulação de padrões dos mecanismos de rastreamento de comportamento da Internet e averiguar se sua evolução se deu não somente pelas necessidades técnicas, mas também por motivações dos grandes grupos empresariais que movimentam a economia de dados. Se propõe, ainda, a analisar os principais mecanismos de rastreamento de comportamento online, sobretudo, os menos transparentes, mais intrusivos e resilientes a remoção e que formam uma infraestrutura de coleta de dados mantidas por corporações e plataformas de negócios. Para tal, serão analisados os documentos, fóruns e listas de formulação dos padrões de rastreamento de comportamento de usuários, bem como o mapeamento dos mecanismos de gerenciamento de estado web dos dez sites de notícias mais acessados por usuários de Internet brasileiros, de acordo levantamento de documentos, fóruns e listas de discussão das entidades e organizações responsáveis pela regulamentação e padronização da Internet.