A comunicação pública no enfrentamento à desinformação: estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook
A presente pesquisa analisa a comunicação pública no enfrentamento ao problema da desinformação, focando nas estratégias discursivas do Senado Federal no Facebook e nas rupturas do contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre este parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por quarenta e sete posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre desinformação e assemelhados semânticos (boatos, fake news, deep fakes e informações enganosas). O estudo fez uso da análise exploratória para esmiuçar a identidade social do Senado como sujeito comunicante. A partir dessa representação construída, utilizou-se as técnicas da Teoria Semiolinguística do Discurso, calcada na obra de Patrick Charaudeau, para análise das publicações. Para examinar os comentários dos leitores do referido dispositivo comunicacional adaptou-se procedimentos da análise de enquadramento. O trabalho discutiu os efeitos pretendidos (instrução, refutação e informação) pelo Senado no corpus selecionado, a partir dos seguintes eixos teóricos: a comunicação pública e suas dimensões (interesse público, institucional e política), a desinformação como problema público, o novo ecossistema comunicacional e os processos desintermediação e a democracia disruptiva. Ao final, verificou-se que a comunicação pública do Senado, ao se valer do conhecimento comum partilhado e o sistema de valores/crenças sobre o mundo em que atua, produz enunciados que buscam reforçar sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão.