A LINGUAGEM FILMOGRÁFICA E A REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA DE UMA LIDERANÇA POLÍTICA EM DOCUMENTÁRIOS: O LULA DE VÁRIAS REPRESENTAÇÕES
Essa tese tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. O propósito desse trabalho é discutir, entendendo os documentários como fontes narrativas e, portanto, fazendo uma pesquisa narrativa, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Logo, pretende-se aqui ter, ao término da análise de todos os filmes selecionados e das análises das diversas formas simbólicas presentes neles, diferentes narrativas acerca de Lula que me permitam entender o processo de consolidação desse político enquanto importante liderança nacional. Como objetivo geral, analisarei se existem traços do fenômeno político discutido academicamente intitulado como “Lulismo” presentes nos filmes selecionados. Minha hipótese é que os filmes selecionados permitem compreender, através da representação estética promovida pelos cineastas, o processo que levou a consolidação da liderança política de Lula como importante figura de expressão nacional. Além disso, acredito ser possível identificar traços do Lulismo presentes nessas películas, o que colabora ainda mais para compreensão desse fenômeno debatido na contemporaneidade. Além da revisão bibliográfica necessária para confecção desse trabalho, utilizarei a análise fílmica proposta por Vera Chaia (2016) e a Hermenêutica de Profundidade, utilizada por John Thompson em “Ideologia e Cultura Moderna” (2012).