Conectividade e conversão: dominação capitalista e as dimensões ideológicas do Facebook
Essa pesquisa visa entender como ocorre a dominação capitalista sobre indivíduos no cenário de uma economia digital, consolidada por meio de plataformas de mídias sociais. O objetivo é analisar o modo de constituição de dimensões ideológicas pela rede social Facebook, onde as relações de sociabilidade de usuários são reduzidas a um uso ferramental, atendendo um modelo de negócio lucrativo. A metodologia adotada analisa dois produtos e serviços da plataforma (Facebook Login e o Audience Network), buscando compreender como se dá a relação de dominação do usuário no uso da rede social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que mescla campos das ciências sociais, ciência da computação, filosofia social e mídia e comunicação, para formar uma noção de ideologia adequada ao período contemporâneo analisado, produzindo a alienação e a exploração de indivíduos ao terem contato com os produtos e serviços da mídia social. Para tanto, foram criadas 3 categorias operacionais no processamento dessa relação de usuários com os produtos e serviços da plataforma. O esforço conceitual que fundamenta o trabalho traz discussões acerca do processo político econômico da centralização da internet, as noções pós-ideológicas que constituem o imaginário dos capitalistas das grandes empresas de tecnologia, o conceito de cultura de conectividade, a noção da ideologia das mídias sociais, e a consolidação do campo de estudos críticos de internet que apontam necessidade da crítica da ideologia no entendimento do capitalismo contemporâneo.