ITÉRAMÃXE, PERSEVERANDO PELAS NARRATIVAS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Esta pesquisa objetiva investigar o coletivo educacional Itéramãxe, sob a perspectiva teórica
do aquilombamento (Beatriz Nascimento, 1982) e quilombismo (Abdias do Nascimento,
1980), questionando seu papel social tanto na inserção de corpos dissidentes na
pós-graduação quanto nas possíveis alterações sociais que possam ocorrer nos Ori-entadores e
Ori-entandes, remodelando o próprio Coletivo. A ausência ou apagamento de corpos não
convencionais resulta tanto na não ocupação dos lugares como no epistemicídio a que estão
sujeitos os saberes dos corpos dissidentes. Pretende-se, portanto, apresentar realidades
possíveis, voltadas a dar visibilidade aos corpos diversos que acessam a pós-graduação, o
combate à subalternização dos corpos e saberes e práticas educacionais antirracistas, que se
relacionam com o processo de aquilombamento. Trazendo em seu arcabouço uma revisão
bibliográfica sobre os temas apresentados, bem como pela análise das entrevistas e das redes
sociais do Coletivo Itéramãxe, pretende-se demonstrar se é possível a alteração dos espaços
acadêmicos ocupados e a consequente pluralidade na produção de conhecimento como
resultado do processo quilombista. A relevância está em contribuir para registrar modelos de
educação antirracista que questionam a educação como espaço de poder, apresentando como
contraproposta uma educação afrocentrada e afroreferenciada a partir da dinâmica
orientador-orientande e suas vivências múltiplas.