PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: LUANA HANAE GABRIEL HOMMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
ESTUDIANTE: LUANA HANAE GABRIEL HOMMA
FECHA: 05/06/2024
TIEMPO: 14:30
LOCAL: São Bernardo

DISPUTAS POLÍTICAS NA UNIVERSIDADE: as comissões da verdade das universidades estaduais de São Paulo

GRAN ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMEN:

Este trabalho busca compreender como se dão as disputas políticas na universidade brasileira, tendo como recorte pela memória da ditadura. A memória é um discurso vivo do presente em relação ao passado, e as disputas por esta são bastante debatidas na academia e na sociedade. No entanto, a instituição universitária é bastante construída como um espaço isento, e os conflitos em torno da memória são pouco evidentes. Durante o regime militar, o sistema de informações se fazia presente nas instituições universitárias do país e mantinha o corpo docente, discente e de servidores sob vigilância, e com o fim do funcionamento destas instituições diversos documentos se mantêm em sigilo, ou foram destruídos. As Comissões da Verdade Universitárias têm recuperado os acontecimentos e a memória do período ditatorial no Brasil, através de investigação em acervos e entrevistas. Sua instituição e funcionamento também é perpassada por conflitos políticos, que vão desde dificuldades de manutenção à não aceitação de recomendações pela comunidade universitária. Pretende-se, assim, compreender como se dão tais disputas por memória no ambiente universitário brasileiro no período de 2012 a 2021, através de análise documental dos relatórios das Comissões da Verdade Universitárias das três instituições estaduais paulistas: USP, Unicamp e Unesp, além de relatórios de outras Comissões, de atas de reuniões, reportagens e outros documentos relevantes.

MIEMBROS DE LA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1211783 - LIDIANE SOARES RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON TELES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 059.552.938-09 - JOÃO ELIAS NERY - UAM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA LUCIA NEMI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 11:29