A atuação social e política das mulheres negras no conselho municipal de educação de Santo André/SP
A pesquisa A atuação social e política das mulheres negras no conselho municipal de educação de Santo André/SP propõe investigar as configurações de composição, representatividade e atuação das mulheres negras no interior do conselho municipal de educação (CME), no município de Santo André/SP.
O estudo em questão visa discutir a importância e as contribuições das mulheres negras no espaço do CME. Entre as questões centrais do trabalho, busca-se compreender a influência de mulheres negras componentes do conselho, na proposição das pautas e discussões sobre educação para as relações étnico-raciais naquele espaço.
A pesquisa toma como referência a literatura sobre participação social e participação das mulheres negras. Partindo da perspectiva da importância da participação como mecanismo de fortalecimento das ações afirmativas educacionais busca-se investigar quais ações de monitoramento, fiscalização e proposição referentes à educação para as relações étnico-raciais se realizam no interior do CME, considerando-se a implementação da política pública de promoção da igualdade racial na educação.
Para a realização da pesquisa, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, composta por: observações, análise documental e entrevistas com as conselheiras negras.