PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIK RODRIGUES DAS DORES

STUDENT : ÉRIK RODRIGUES DAS DORES
DATE: 08/08/2024
TIME: 14:30
LOCAL: Por participação remota
TITLE:

MASCULINIDADES EM JOGO:

Práticas de masculinidades no futebol de várzea da cidade de Santo André

PAGES: 74
BIG AREA: Outra
AREA: Microeletrônica
SUMMARY:

Esta dissertação analisa as masculinidades a partir da prática do futebol de várzea na cidade de Santo André. Partimos da compreensão que o futebol no Brasil é um esporte tradicionalmente masculinizado e de socialização dos homens. Assim, nosso objeto de estudo são as práticas de masculinidade no espaço de homossociabilidade do futebol amador. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as práticas de masculinidade se manifestam nesse espaço. Para delimitar o local onde foi desenvolvida a pesquisa, introduzimos uma contextualização histórica do processo de exclusivismo masculino do futebol no país, além de indicarmos os circuitos futebolísticos da cidade de Santo André. Apresentamos a equipe Celeste Proletária Futebol e Luta de Classes, time amador misto – ainda que a maioria de seus participantes sejam do sexo masculino – que atua contra times masculinos aos fins de semana, para, em seguida, relatar o percurso metodológico que fundamenta a observação participante com inspiração etnográfica que baseia a análise das masculinidades nesse contexto.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1697519 - CINTIA LIMA CRESCÊNCIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ENRICO SPAGGIARI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1891496 - CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 15:17