PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: GABRIELLE GOMES CALADO

DISCENTE : GABRIELLE GOMES CALADO
DATA : 20/06/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-246

AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO SISTEMA PRODUTOR SÃO LOURENÇO NO ESTADO DE SÃO PAULO – BRASIL

As mudanças climáticas globais e a ocorrência de eventos climáticos extremos impactam diretamente o ciclo hidrológico, tornando importante o estudo de condições climáticas como subsídio ao gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas. Este estudo visa apresentar um diagnóstico do comportamento histórico e cenários futuros das condições de disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Alto Juquiá/São Lourenço, na qual está localizado o Sistema Produtor São Lourenço (SPSL), um dos sistemas produtores de água utilizados para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para caracterização hidroclimática da área de estudo foi realizada a coleta de dados observados mensais de precipitação (1970-2019), temperatura (1961-2019), evapotranspiração potencial (ETP) (1961-2019) e vazão (2000-2022), sendo verificadas tendências de aumento com significância estatística da temperatura, ETP e vazão. O modelo hidrológico SMAP na versão mensal utilizado neste estudo apresentou bom desempenho para estimar as vazões na área de estudo. Para avaliação dos cenários futuros de disponibilidade hídrica, em termos de vazão natural afluente, foram usados os modelos climáticos globais (GCMs) da sexta fase do Coupled Model Intercomparison Project (CMIP6), nos cenários de emissões SSP2-4.5 e SSP5-8.5. Nos cenários futuros de temperatura e ETP foram verificadas tendências bem definidas de aumento de temperatura a curto, médio e longo prazos para ambos os cenários de emissões considerados. Nos cenários futuros de disponibilidade hídrica foram identificadas tendências com significância estatística de redução da vazão natural entre 2015 e 2100, de até 2 m³/s no cenário SSP2-4.5 e até 5 m³/s no cenário SSP5-8.5. Além disso, destacam-se os resultados das anomalias mensais de vazão que sugerem que, a longo prazo, o período seco na área de estudo possa ser prolongado, começando em meados de março/abril até julho/agosto. A diminuição da disponibilidade hídrica pode significar um risco para a preservação da bacia hidrográfica e para a segurança hídrica da população atendida na RMSP e os resultados deste estudo são relevantes como subsídio para a discussão e desenvolvimento de políticas públicas acerca da gestão do abastecimento de água na RMSP integrada à utilização de informações de projeções climáticas.

Presidente - Interno ao Programa - 1876379 - MARIA CLEOFE VALVERDE BRAMBILA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WANDERSON LUIZ SILVA - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO