PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: TATIANA PEIXOTO GONÇALVES

STUDENT : TATIANA PEIXOTO GONÇALVES
DATE: 19/07/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lucia-19
TITLE:

Análise dos Impactos das Inundações na Saúde Pública: Uma Perspectiva Social e Ambiental no Bairro Parque São Bernardo, Município de São Bernardo do Campo

PAGES: 100
BIG AREA: Outra
AREA: Ciências Ambientais
SUMMARY:

As inundações estão se tornando cada vez mais frequentes e severas, especialmente em áreas vulneráveis, impactando significativamente a saúde pública. Este estudo focou nos efeitos desses eventos extremos no Parque São Bernardo, em São Bernardo do Campo - SP, uma região propensa a inundações e enxurradas. Pesquisas de campo e entrevistas revelaram disparidades no acesso ao saneamento, especialmente nas áreas íngremes, e o aumento de casos de diarreia após dias quentes seguidos de períodos chuvosos. Além disso, muitos profissionais não estavam plenamente conscientes dos riscos ambientais presentes na área de abrangência da unidade de saúde. Esses resultados destacam a necessidade de estratégias locais para mitigar e prevenir os impactos das inundações na saúde pública, com foco em melhorias no saneamento e na preparação das equipes para enfrentar desastres climáticos. Ações como planejamento urbano sustentável e conscientização são essenciais para proteger as comunidades vulneráveis dos efeitos adversos dos eventos climáticos extremos.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876379 - MARIA CLEOFE VALVERDE BRAMBILA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2348602 - GABRIELA FARIAS ASMUS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2342998 - RODRIGO DE FREITAS BUENO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 12:10