Integração de Mecanismos de Autorregulação da Aprendizagem para o Envolvimento Ativo do Estudante em Ambientes Virtuais
A autorregulação da aprendizagem (SRL) é uma competência essencial que permite aos estudantes assumirem um papel ativo no controle de seu processo de aprendizado. Ao desenvolverem essa habilidade, tendem a alcançar melhores resultados acadêmicos e a aprimorar competências de longo prazo. No entanto, essa não é uma habilidade inata para a maioria dos estudantes e, frequentemente, não é ensinada de forma explícita. Na ausência de orientação adequada ou de práticas de ensino direcionadas, muitos enfrentam dificuldades para desenvolver estratégias eficazes. Com o avanço da educação mediada por tecnologias, especialmente em cursos híbridos ou a distância, surgem desafios adicionais, como distrações digitais, dificuldades na gestão do tempo e menor supervisão docente. Esses fatores tornam ainda mais necessária a capacitação dos estudantes para aprimorar suas habilidades de autorregulação. O principal desafio é encontrar maneiras de monitorar os níveis de autorregulação e, ao mesmo tempo, envolver os estudantes ativamente nesse processo. A expectativa é que esse envolvimento no monitoramento favoreça melhorias por meio de ações deliberadas e planejadas. Diversos estudos já propõem estratégias para identificar comportamentos ou indicadores de autorregulação, utilizando dados de interação em plataformas educacionais digitais ou questionários. Todavia, nota-se uma carência de trabalhos que avaliem os efeitos desse monitoramento, especialmente quando conduzido pelos próprios estudantes. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar uma solução tecnológica que permita monitorar os níveis de autorregulação, além de envolver os estudantes no acompanhamento de seu progresso, promovendo maior autonomia e efetividade nos estudos. A proposta será avaliada por meio de experimentos voltados à análise dos efeitos da solução sobre os índices de SRL, a serem realizados em cursos mediados por ambientes virtuais de aprendizagem e com aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa.