PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: LUIZ GABRIEL CORREIA

STUDENT : LUIZ GABRIEL CORREIA
DATE: 10/07/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto, via GoogleMeet https://meet.google.com/ckq-uymh-kbw
TITLE:

A influência de autocitações no Fator de Impacto: uma análise a partir da simulação de redes sociais acadêmicas

PAGES: 101
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SUMMARY:

O Fator de Impacto (FI) é uma métrica baseada em citações frequentemente utilizada como indicador da qualidade de periódicos científicos. O crescente uso do FI como indicador de prestígio acadêmico tem gerado pressões para a publicação em revistas de alto impacto e uma forte competição entre periódicos, levando a práticas questionáveis. Estratégias que aumentam o número de autocitações de revistas, como a publicação de artigos de revisão e editoriais, têm sido identificadas como formas de manipular o FI. Estudos anteriores sugeriram a exclusão das autocitações como uma política para desencorajar a manipulação. Este trabalho utiliza modelagem baseada em agentes para investigar os efeitos de uma política de remoção das autocitações no FI. Modelamos as decisões editoriais e os mecanismos de manipulação como um jogo de soma zero, onde periódicos são tratados como agentes racionais buscando ganhar posições no ranking do FI. O modelo foi validado com padrões obtidos a partir dos dados do ranking SCIMago. Realizamos experimentos de comparação de cenários com e sem a implementação da política proposta. Os resultados mostram uma forte associação entre a exclusão de autocitações do FI e a redução de periódicos manipuladores no ranking e indicam que a remoção de autocitações consegue reduzir significativamente a adoção de estratégias de manipulação (e.g., redução de 90% para 40%). Este estudo contribui para a compreensão do impacto das políticas de cálculo do FI na integridade da pesquisa científica e fornece ferramentas para aprimorar as práticas de avaliação acadêmica.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Vinícius Medina Kern - UFSC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIANA FRANCISCA ADAMATTI - FURG
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO CASTRO GOUVEIA - FIOCRUZ - RJ
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 08:49