PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ ALVES RAMALHO

DISCENTE : ANDRÉ ALVES RAMALHO
DATA : 14/06/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/zampirolli

Clusterização de questões do ENEM

Desde a sua concepção, o Processamento de Linguagem Natural (PLN) tem desempenhado um papel fundamental ao permitir que computadores interpretem textos. Nas últimas décadas, a demanda por essa capacidade tem crescido exponencialmente devido ao imenso volume de informações digitais disponíveis. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é agrupar questões de múltipla escolha, garantindo a sua universalidade e acessibilidade. Para isso, optou-se por utilizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as quais são aplicadas em todo o país, abrangendo candidatos de diversas regiões e culturas. Vale ressaltar que as questões devem ser compreensíveis tanto para candidatos em áreas remotas da região Norte quanto para aqueles em bairros nobres de São Paulo. Para validar o método proposto, foram geradas questões parametrizadas e um conjunto de textos utilizando o ChatGPT. Essas bases foram então vetorizadas utilizando técnicas como Word2Vec, Wang2Vec, FastText e GloVe, em 35 configurações distintas, e posteriormente agrupadas por meio dos algoritmos DBSCAN, K-means e Affinity Propagation (AP). A avaliação dos resultados foi realizada utilizando o método F1-Score, revelando que o método GloVe, com 100 ou 300 dimensões, associado ao algoritmo AP, apresentou um desempenho superior em relação aos demais. Como resultado, foi possível realizar com sucesso a vetorização e o agrupamento das questões do ENEM, cumprindo assim o objetivo inicial deste estudo.

Presidente - Interno ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SEDIANE CARMEM LUNARDI HERNANDES - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1811648 - JOAO MARCELO BOROVINA JOSKO