PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: CAMILA PEREA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA PEREA
DATA : 10/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

ESTUDO DO EFEITO DO INIBIDOR DE SERINOPROTEASES rBmTI-A EM CÉLULAS EPITELIAIS PULMONARES A549


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), particularmente o enfisema pulmonar, é uma das principais causas de mortalidade global, caracterizada por inflamação e destruição do tecido alveolar. O inibidor de serinoproteases rBmTI-A é uma proteína recombinante pertencente à família Kunitz-BPTI, originada do carrapato Rhipicephalus microplus. É constituído de dois domínios inibitórios e demonstra atividade sobre elastase de neutrófilos humana (HNE), tripsina bovina, plasmina e calicreína plasmática humana. Estudos prévios demonstraram que o rBmTI-A foi capaz de prevenir a instalação de enfisema pulmonar induzido por elastase pancreática porcina (PPE) em camundongos, reduzindo significativamente a resposta inflamatória. Neste trabalho, procedeu-se à expressão e purificação do rBmTI-A, com a comprovação de sua atividade inibitória, evidenciada por valores de Ki na ordem de nM.

A fim de investigar a ação do rBmTI-A sobre a resposta inflamatória, utilizamos células pulmonares humanas A549 em modelo experimental induzido por PPE (0,0125 U/mL). As células foram incubadas com diferentes concentrações do inibidor por duas horas, seguidas da adição de PPE, sendo realizados controles contendo apenas meio, PPE ou rBmTI-A. Os tratamentos foram analisados nos períodos de 1h, 2h, 4h e 6h, e os sobrenadantes foram utilizados para quantificação de citocinas inflamatórias por ELISA.

Os resultados demonstraram que a PPE, na concentração utilizada, não alterou a viabilidade celular, mas promoveu um aumento significativo na expressão de IL-8, indicando uma resposta inflamatória robusta. Por outro lado, o tratamento com rBmTI-A não reproduziu resultados anteriores, que mostraram um efeito modulador anti-inflamatório. Os presentes resultados mostram que o inibidor rBmTI-A, nas concentrações utilizadas, 16 nM e 8 nM, induzem um aumento da secreção de IL-8 em comparação com o controle que não recebeu tratamento. O inibidor apresenta um potencial em induzir a resposta inflamatória em células A549 nas concentrações utilizadas. A via pelo qual o inibidor desencadeia esta resposta ainda precisa ser investigada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 287.258.508-73 - FABIO MITSUO LIMA - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3053215 - LIVIA SENO FERREIRA CAMARGO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605420 - MARIA CRISTINA CARLAN DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1941387 - FERNANDA DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/05/2025 08:15
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod