PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição: "Quando a Tomada de Decisão é Arriscada: Vias Neurais do Controle Inibitório" - Karina Possa Abrahão (Escola Paulista de Medicina, UNIFESP)l)

SEMINÁRIOS EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO
   
Data e hora: 18/12/2024 13-14h
Palestrante: Karina Possa Abrahão
Sala: online
Afiliação: EPM, UNIFESP
Título: Quando a Tomada de Decisão é Arriscada: Vias Neurais do Controle Inibitório
Resumo: O controle inibitório desempenha um papel indispensável na avaliação de risco, permitindo que os organismos ponderem e equilibrem suas decisões. Estudos científicos revelam que distintas vias dos núcleos da base, especialmente as conexões entre o globo pálido e o estriado, têm uma participação central na regulação desse processo. Esses circuitos neurais refinados modulam a capacidade de suprimir ações impulsivas diante de situações de risco, exercendo impacto direto na tomada de decisão. O álcool, reconhecido como a droga de abuso mais consumida globalmente, compromete severamente o controle inibitório, potencialmente distorcendo a avaliação de risco. Esta palestra abordará os efeitos do etanol sobre os comportamentos de avaliação de risco e sua interferência na atividade de circuitos neurais específicos associados ao controle inibitório, com o objetivo de esclarecer os mecanismos neurobiológicos subjacentes à desinibição e à propensão ao risco.
Bio: Formada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (2005), possui mestrado (2008) e doutorado (2012) pelo Departamento em Psicobiologia da UNIFESP. Entre 2010 e 2011, fez um doutorado sanduíche na Wake Forest University, EUA. Fez seu primeiro pós-doutoramento no Departamento de Farmacologia da USP. Pós-doutora no NIH (2013-2018), EUA. Essa formação propiciou uma vasta experiência no estudo de comportamentos impulsivos e formação de hábito, além do uso de animais transgênicos e efeitos do etanol em sinapses e neurônios dos Núcleos da Base. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Tem interesse na área de neurobiologia da tomada de decisão e como o álcool e outras drogas podem afetar esse comportamento. Utiliza técnicas de farmacologia, imunofluorescência, eletrofisiologia celular, optogenética, quimiogenética, fotometria e comportamento para desvendar a cascata de eventos neurais associadas a tomada de decisão e desencadeada pelas primeiras exposições ao álcool até seu consumo crônico e descontrolado. Também tem interesse na compreensão científica do uso do conhecimento de neurociência aplicado às áreas de Marketing e Economia.
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Notícia cadastrada em: 13/12/2024 11:41
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod