PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: ANDRÉA FERREIRA DE AZEVEDO ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉA FERREIRA DE AZEVEDO ALMEIDA
DATA : 22/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/katerina
TÍTULO:

Desenvolvimento e avaliação de um protocolo de intervenção musical no treino das habilidades de consciência fonológica e leitura em crianças em fase de alfabetização.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Estudos de Neurociências têm destacado os benefícios da música no desenvolvimento da linguagem, porém seu papel específico no processo de alfabetização de crianças ainda não está bem estabelecido. O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar efeito de um protocolo de intervenção musical na percepção de ritmo, processamento tonal (memória musical) e melodia, além dos benefícios nas habilidades cognitivas relacionadas à alfabetização, tais como memória de trabalho, consciência fonológica, fluência verbal, nomeação rápida e vocabulário. Inicialmente foi desenvolvido um protocolo de intervenção musical para ser aplicado em sala de aula com atividades musicais utilizando o canto e a percussão corporal como estratégias lúdicas. Depois foi feito estudo para avaliação da intervenção com 45 crianças (28 meninas) de 6 anos (M=6,2, DP=0,45) do primeiro ano de ensino fundamental em uma escola no ABC Paulista, organizadas em grupo experimental e grupo controle. Os testes neuropsicológicos foram usados para avaliação da Memória de trabalho; Vocabulário receptivo; Leitura de palavras; Bateria Montreal de Habilidades Musicais; Teste de Consciência Fonológica. As pontuações foram analisadas com a ANOVA de medidas repetidas que mostraram diferenças significativas entre pré e pós intervenção para melodia, ritmo e memória musical (p <0,001), mas não em outras habilidades cognitivas.  As análises de correlações de Spearman mostraram relação moderada entre ritmo e melodia (rho = 0,597; p < 0,001),  memória musical e melodia (rho = 0,442; p < 0,002), memória musical e ritmo (rho = 0,563, p < 0,001), habilidades leitura de palavras e ritmo (rho = 0,369, p = 0,013), consciência fonológica fonêmica  e ritmo (rho = 0,343, p = 0,021). A análise de regressão linear stepwise indicou o ritmo como preditor para leitura de palavras e a melodia para consciência fonológica fonêmica pós-intervenção.O protocolo de intervenção musical promoveu melhorias nas habilidades musicais treinadas, mostrou boa aplicabilidade no contexto de aula e pode ser incluído no material pedagógico regular. Em relação às habilidades cognitivas relacionadas à alfabetização os resultados foram inconclusivos. Embora não tenha sido encontrado efeito direto da intervenção, a relação entre o ritmo e leitura das palavras, assim como entre a melodia e consciência fonológica fonêmica indicam relação entre as habilidades musicais e a leitura, especialmente em crianças no início do processo de alfabetização. Outros fatores, como o tempo de intervenção, idade,  experiência musical e o nível do funcionamento prévio das outras habilidades cognitivas devem ser considerados e investigados futuramente.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1955999 - ANDRE MASCIOLI CRAVO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CRISTINA MICELLI FONSECA - UFC
Notícia cadastrada em: 28/07/2024 20:27
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