Desenvolvimento e avaliação de um protocolo de intervenção musical no treino das habilidades de consciência fonológica e leitura em crianças em fase de alfabetização.
Estudos de Neurociências têm destacado os benefícios da música no desenvolvimento da linguagem, porém seu papel específico no processo de alfabetização de crianças ainda não está bem estabelecido. O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar efeito de um protocolo de intervenção musical na percepção de ritmo, processamento tonal (memória musical) e melodia, além dos benefícios nas habilidades cognitivas relacionadas à alfabetização, tais como memória de trabalho, consciência fonológica, fluência verbal, nomeação rápida e vocabulário. Inicialmente foi desenvolvido um protocolo de intervenção musical para ser aplicado em sala de aula com atividades musicais utilizando o canto e a percussão corporal como estratégias lúdicas. Depois foi feito estudo para avaliação da intervenção com 45 crianças (28 meninas) de 6 anos (M=6,2, DP=0,45) do primeiro ano de ensino fundamental em uma escola no ABC Paulista, organizadas em grupo experimental e grupo controle. Os testes neuropsicológicos foram usados para avaliação da Memória de trabalho; Vocabulário receptivo; Leitura de palavras; Bateria Montreal de Habilidades Musicais; Teste de Consciência Fonológica. As pontuações foram analisadas com a ANOVA de medidas repetidas que mostraram diferenças significativas entre pré e pós intervenção para melodia, ritmo e memória musical (p <0,001), mas não em outras habilidades cognitivas. As análises de correlações de Spearman mostraram relação moderada entre ritmo e melodia (rho = 0,597; p < 0,001), memória musical e melodia (rho = 0,442; p < 0,002), memória musical e ritmo (rho = 0,563, p < 0,001), habilidades leitura de palavras e ritmo (rho = 0,369, p = 0,013), consciência fonológica fonêmica e ritmo (rho = 0,343, p = 0,021). A análise de regressão linear stepwise indicou o ritmo como preditor para leitura de palavras e a melodia para consciência fonológica fonêmica pós-intervenção.O protocolo de intervenção musical promoveu melhorias nas habilidades musicais treinadas, mostrou boa aplicabilidade no contexto de aula e pode ser incluído no material pedagógico regular. Em relação às habilidades cognitivas relacionadas à alfabetização os resultados foram inconclusivos. Embora não tenha sido encontrado efeito direto da intervenção, a relação entre o ritmo e leitura das palavras, assim como entre a melodia e consciência fonológica fonêmica indicam relação entre as habilidades musicais e a leitura, especialmente em crianças no início do processo de alfabetização. Outros fatores, como o tempo de intervenção, idade, experiência musical e o nível do funcionamento prévio das outras habilidades cognitivas devem ser considerados e investigados futuramente.