PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo
Dissertation/Thèse

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Sucupira/CAPES. Preencha os campos desejados para fazer a busca.

2023
Thèses
1
  • FELIPE BARRETO SANTANA
  • ENSINO DE FILOSOFIA E EXPERIÊNCIA: AULAS FILOSÓFICAS E A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UM “SABER DA EXPERIÊNCIA”

  • Leader : MARINE DE SOUZA PEREIRA
  • Data: 4 avr. 2023


  • Afficher le Résumé
  •  

    O presente trabalho busca refletir sobre a possibilidade de um ensino filosofia a partir de aulas filosóficas, que possam fomentar a formação de um “saber da experiência”. Esta proposta é uma resposta às políticas educacionais neoliberais que se difundem por todo o mundo. Com a promessa de um ensino inovador, o modelo escolar neoliberal é organizado sob o signo da “pedagogia das competências” e tem como objetivo maior a formação de “capital humano”. Neste sentido, a escola que historicamente ambicionava a emancipação, a formação cultural e política, empenha-se agora na produção de conhecimentos que possam ser convertidos em capital. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular sacralizou a inserção das demandas e valores neoliberais na educação básica do país. A flexibilização do ensino, expressa em um modelo de “pedagogia não diretiva”, corrobora para a precarização do ensino e fragiliza o ensino de filosofia, uma vez que retira a obrigatoriedade de sua presença no ensino médio e determina de modo extremamente vago que os saberes filosóficos sejam incorporados na formação geral básica. Diante desta conjuntura, de instabilidade e incerteza para a filosofia e seu ensino, pensar sobre possibilidades de um ensino filosófico se constituiu para mim como uma necessidade filosófica. O incômodo gerado pelas novas políticas públicas educacionais e a abertura para pensar o ensino de filosofia no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) proporcionaram a este professor-pesquisador uma experiência de pensar filosoficamente sobre essa problemática. Para além de refletir acerca dos impactos do neoliberalismo na educação básica brasileira, nesta dissertação apresento ao(à) leitor(a) o movimento de pensamento que resultou na elaboração de um sentido, expresso pelo esboço de minha concepção filosófica acerca do ensino de filosofia, e também na proposta de um material didático para turmas do segundo ano do Ensino Médio, que não objetiva à formação de saberes rentáveis, mas que incentiva a experiência filosófica a partir da leitura, escrita, conversação e pensamento.

2
  • PAULO ROGÉRIO SAMPAIO FERNANDES
  • A QUESTÃO LGBTQIA+ NO ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS)

  • Leader : SAMON NOYAMA
  • Data: 7 août 2023


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho tem como público-alvo docentes de filosofia do Ensino Médio, tem como objetivos problematizar a temática do papel do educador de filosofia do Ensino Médio frente à questão LGBTQIA+ na realidade escolar, e disponibilizar material didático, sequências didáticas, adequadas ao Ensino de Filosofia para o Ensino Médio, produto desta dissertação pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, frente às experiências e experimentações do pesquisado em sala de aula. Em um primeiro momento o estudo busca trazer a reflexão sobre a realidade de preconceito, discriminação e violência vivida pela comunidade LGBTQIA+ na escola e questionar a participação ativa do professor filósofo, problematizar o tema da realidade de preconceito, exclusão, discriminação, violências, intolerância de gênero e sexualidade nas escolas brasileiras. A dissertação apresenta um glossário com termos relacionados à questão LGBTQIA+ com conceitos essenciais para a melhor aplicação das sequências didáticas apresentadas. A utilização de sequências didáticas adequadas ao Ensino de Filosofia como ferramenta de informação, reflexão crítica no Ensino de Filosofia como busca por dinamizar e trazer a possibilidade de afetação, sensibilização, atingindo jovens, por meio das aulas de filosofia, como instrumento formativo e informativo.

2022
Thèses
1
  • FELIPE CORAZZA TEIXEIRA PINTO
  • A AULA EXPERIÊNCIA: UM ABECEDÁRIO DURANTE UM FAZER FILOSÓFICO

  • Leader : MARILIA MELLO PISANI
  • Data: 9 mars 2022


  • Afficher le Résumé
  • O trabalho aqui apresentado reflete sobre a ideia de aula acontecimento através de um
    relato de experiência de um professor de filosofia no Ensino médio de uma escola
    particular de São Paulo entre 2019 e 2021.  O trabalho se constitui a partir de registros
    feitos em sala de aula, como uma espécie de diário, que em um segundo momento
    servem como base para uma reflexão sobre o acontecimento na sala de aula e sua força.
    Os textos em sua maioria são narrativas sobre fatos, mas que se misturam com textos
    conceituais e reflexões sobre a prática docente. Os textos em questão estão organizados
    na forma de um abecedário, possibilitando uma leitura disruptiva e não cronológica dos
    eventos. Essa pesquisa tem como base conceitual, principalmente, o conceito de devir
    em Deleuze e de experiência pensado por Jorge Larrosa. Esse trabalho acadêmico se
    oferece como um provocador sobre a prática docente, ou seja, um convite para nos
    pensarmos como educadores.

2
  • JAILSON MOREIRA DOS SANTOS
  • LABORATÓRIO DE PENSAMENTO E ENSINO DE FILOSOFIA: A escrita e o diálogo como experiência filosófica no interior de uma escola pública de periferia

  • Leader : SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
  • Data: 3 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo desse trabalho de pesquisa é o de contribuir para as práticas de diálogos e reflexões filosóficas com os estudantes do ensino médio, no contexto de uma escola pública, a partir de um espaço denominado laboratório de pensamento. É uma experiência dialógica e uma forma de resistência política, frente ao contínuo processo de instrumentalização disciplinar do ensino de filosofia. Nossa premissa é a de que, à exemplo da concepção de escola como àquela que promove a suspensão de um tempo e de um espaço para o ensino e a aprendizagem, é igualmente importante que haja um lugar legítimo para o pensar filosófico. Um lugar de suspensão, no interior da escola, de um tempo e um espaço para o diálogo e para o pensamento, não o diálogo e o pensamento dados, próprios do modo instrumental de ensino e aprendizagem da sociedade neoliberal. Mas, o diálogo como uma categoria de prática reflexiva, implicadora não só da teoria, mas também do desenvolvimento de um pensamento para a ação transformadora. Desse modo, o laboratório de pensamento, esse lugar que busca a legitimidade do exercício de um tempo para o pensar, vem na perspectiva dos diálogos freireanos de “solidarizar o refletir e o agir”, a partir das narrativas e das escutas que nos tocam e nos afetam de modo significativo para o exercício de uma vida mais contemplativa e crítica. Contrapondo o modelo de organização neoliberal de escola que não considera a relação entre o contexto territorial do estudante, os conteúdos e as relações de subjetivação dos indivíduos. Nesse sentido, essa pesquisa pretende problematizar a seguinte questão: é possível que a filosofia, bastante polemizada na conjuntura da política brasileira contemporânea, possa a partir do interior de um laboratório de pensamento, ser uma forma de resistência intelectual diante dos processos de instrumentalização e reificação do ensino de filosofia?

3
  • RAUL DE JESUS NASCIMENTO XAVIER
  • AULA-ACONTECIMENTO: O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE VIOLÊNCIA E PRECONCEITO

  • Leader : CARLOS EDUARDO RIBEIRO
  • Data: 6 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação pretende uma reflexão filosófica na área de ensino de Filosofia, de modo específico a aula de filosofia enquanto acontecimento e sua possibilidade de ser um espaço de exercício de discussão e problematização com relação ao problema da violência vivenciada no cotidiano escolar nas diversas formas de preconceitos. Esta pesquisa está estruturada a partir dos registros de experiência de uma sequência didática proposta ao longo de aproximadamente um bimestre, correspondendo aos meses de agosto e setembro, com o total de seis aulas nas quais o tema central abordado foi a violência na escola, especificamente a unidade escolar na qual estamos inseridos. A problematização da temática da violência permite perceber a amplitude que a aula de filosofia assume quando os seus sujeitos passam a colocar a realidade como problema filosófico. Os âmbitos do tempo, do espaço e da atitude daqueles que de uma aula fazem parte - professor e estudante - aparecem como signos de representação de uma aula que pode ter como temática um aspecto da realidade concreta do estudante e do professor. No que diz respeito à violência na escola, é fundamental a discussão acerca do poder disciplinar ao qual estão submetidos os sujeitos envolvidos na educação, poder este que é violento no modo que afeta o corpo dos indivíduos. Violentar, excluir e discriminar é violentar o corpo do sujeito. Deste modo, a partir dos relatos de experiência da sequência didática aplicada e das reflexões dela surgidas, torna-se possível pensar em uma aula de filosofia que abrange os aspectos da vida concreta, ou que traz para a discussão filosófica questões que fazem parte do cotidiano mais que ainda estão à margem da problematização que poderiam ter, bem como perceber que, na aula de filosofia, cada estudante pode colocar-se diante da reflexão de aspectos vivenciais nos quais ele mesmo pode se ver reconhecer-se. A aula de filosofia, neste sentido, se mostra como uma experiência e um espaço de discussão e problematização de algo que o estudante conhece, entende e vivencia em seu próprio corpo, no caso a violência nas várias formas de preconceito.

4
  • PAULO CESAR BENTO SANTOS
  • O SAGRADO E A MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA,

    UM ESTUDO FILOSÓFICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO  

  • Leader : FERNANDA CARLOS BORGES
  • Data: 9 déc. 2022


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho tem por objetivo investigar o ensino de filosofia da religião através de um projeto de ensino em sala de aula. Para isso, justifica-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema do Sagrado e o impacto da morte sobre a imaginação religiosa no contexto da pandemia do COVID-19. A pesquisa de ensino parte do livro didático adotado pela escola e outras referências bibliográficas e atividades propostas pelo professor, adaptadas à realidade dos alunos. Entre elas a bricolagem, que neste contexto corresponde ao imaginário pós-modernista da complexidade da cultura e experimentá-la no ensino de filosofia da religião focado no conceito do Sagrado. As bases filosóficas se dão, entre outros autores, com Savian Filho (2016), que apresenta experiência religiosa como fonte de sentido humano. Desta maneira, a pesquisa mostra o constante desafio do conceito do “sagrado” e de “numinosidade”, frente ao impacto da morte em tempos de pandemia, tal qual suas implicações no pensamento do jovem moderno. Com tal trabalho, pretendemos estimular os alunos ao exercício filosófico a respeito do conceito de Sagrado em tempos de pandemia na perspectiva do ensino de filosofia a partir do que nos inquieta existencialmente.  


5
  • DANILO GONÇALVES SALES
  • A LEITURA DO MUNDO E A LEITURA DA PALAVRA: A FILOSOFIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE PAULO FREIRE

  • Leader : FABIANO RAMOS TORRES
  • Data: 19 déc. 2022


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca responder como é possível levar o educando a fazer uma interpretação crítica do que é lido, intencionando uma escrita filosófica que deseja responder as indagações existenciais e sociais que permeiam a vida dos educandos. Tem como objetivo geral investigar e analisar como se dá o percurso de leitura de um texto filosófico no ensino médio, a partir do uso de um texto filosófico. E tem como objetivos específicos: Analisar a relação entre um texto filosófico específico dado em aula e o contexto em que ele foi lido - Investigar como a leitura desse texto é trabalhada pelo professor em sala - Elaborar uma proposta de leitura e escrita para o texto em questão - Discutir os resultados da análise. Optou-se como proposta metodológica por duas tarefas, uma teórica-conceitual, nos dois primeiros capítulos, e outra prática metodológica. No primeiro capítulo, discutimos de forma crítica a perspectiva de ensino filosófica que parte da pr emissa que os conceitos presentes nos textos devem ser aprendidos de forma enciclopédia e resumida, atendendo a demandas externas ao ensino de filosofia. Na segunda parte, buscou-se fundamentar uma perspectiva em que o aluno se torne um leitor de textos filosóficos, intencionando extrapolar os sentidos desses para além do que o autor pensou, a partir dos conceitos de leitura de mundo, leitura da palavra e escrita da palavra do filósofo e educador Paulo Freire. No último capítulo, foi proposto uma experiência de leitura e escrita no Colégio Vinicius de Moraes embasados no prefácio do livro Pele negra, máscaras brancas do filósofo Frantz Fanon, tendo como pano de fundo os conceitos freireanos supracitados. 

2021
Thèses
1
  • ADRIANA GONÇALVES DE FREITAS
  • PODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA?

  • Leader : PAULO TADEU DA SILVA
  • Data: 21 oct. 2021


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação é um estudo sobre a centralidade do texto em aulas de filosofia para o ensino médio. Ela está redigida em estilo ensaístico, pois, em grande parte, apresenta-se como um relato de experiência do cotidiano em sala de aula e tem como objetivos teorizar uma prática que culmina em uma metodologia didático-pedagógica-filosófica de aula. Ao mesmo tempo, anseia por responder algumas questões fundamentais: Qual a visão de filosofia da professora de filosofia que desenvolve essa narrativa? Como essa visão transparece de forma coerente nas aulas que ministra? Uma contadora de história pode, de fato, ser professora de filosofia? Ao se perguntar sobre tudo isso vai também apresentando seu lugar filosófico como desnaturalização do olhar, perda do chão e possibilidade de reconstrução de sub-versões de mundo. Ao debruçar-se sobre a invenção de um método, apoia-se muito de Paulo Freire, de escuta e leitura de textos. Escuta manifesta em contação de histórias e leitura de texto clássicos da tradição filosófica. Apresenta também uma sugestão de material didático que visa englobar tudo isso e tece uma análise crítica desse mesmo material. Termina apresentando pontos de reflexão despertados pela própria pesquisa em sua incompletude de ser no mundo.

2
  • NATHALIA DE OLIVEIRA
  • CORPOS INJURIADOS NA ESCOLA:

    PROBLEMATIZAÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

  • Leader : ALEXANDER DE FREITAS
  • Data: 3 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  •  

    Esta pesquisa apresenta e discute as experiências de uma professora-pesquisadora com a comunidade escolar de escolas públicas da periferia de São Bernardo do Campo. Seu objetivo principal é a compreensão, desnaturalização e possível (des)construção dos discursos acerca dos corpos injuriados na escola, o que traz à tona estereótipos, clichês e preconceitos acerca de representações de gênero, que visam fabricar, ditar, sancionar, vigiar e controlar determinados padrões de normalidade. Deste modo, a pesquisa incide sobre a emergência e a circulação de discursos presentes na vida escolar capazes de identificar, separar, diferenciar, julgar e rechaçar determinadas representações consideradas desviantes e anormais. No primeiro capítulo, apresenta-se a relação da professora-pesquisadora com o espaço, com as temáticas e os afetos que atravessam as vidas ali presentes, de maneira a dar visibilidade aos modos e às estratégias pelas quais as injúrias se apresentam nesta escola, em falas e em inscrições diversas. No segundo capítulo, discutem-se três versões de materiais didáticos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (São Paulo Faz Escola), destinados ao trabalho pedagógico com questões de gênero, que tangem o universo das ciências humanas, e, em particular, o ensino de filosofia. A análise crítica dos problemas e das fragilidades destes materiais deu subsídios para a professora-pesquisadora pensar, construir e aplicar sequências didáticas criadas especificamente em atenção a um inventário de imagens (verbais e não-verbais) sobre as injúrias que atravessam o universo imaginativo e vivencial desta comunidade escolar apresentada no terceiro capítulo. Assim, em uma perspectiva intersecional, foi possível narrar as experiências vivenciadas com turmas do segundo ano do Ensino Médio, corpo docente e corpo gestor em relação ao uso do material criado no âmbito do ensino de filosofia. Destaca-se como parte deste processo o Dicionário "I de Injúria", que foi construído pela comunidade escolar, a partir da escolha de algumas injúrias presente em suas vidas, que foram narradas, descritas e ressignificadas a partir da escrita de verbetes temáticos.

     

3
  • JOILSON LUIZ DE OLIVEIRA
  • Filosofia e poesia: tramas tecidas na experiência docente

  • Leader : MARINE DE SOUZA PEREIRA
  • Data: 16 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Num primeiro momento, essa pesquisa consiste na possibilidade de buscar certo estreitamento na relação entre teoria e prática na dimensão da docência em filosofia. Considerando que o programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) garante esse caminho aberto a pesquisas dessa natureza, que trilhem direções rumo à própria experiência vivenciada no contexto onde professor e pesquisador encontram-se, na expectativa de compor um trabalho que concilie aspectos teóricos com a dimensão prática.

    Tal perspectiva aponta também para uma oportunidade de rever e repensar as minhas experiências docentes no sentido de contribuir para potencializar o ensino-aprendizagem com relação à prática docente. Para seguir nessa direção essa proposta apresenta a intenção de aproximar poesia e filosofia no âmbito da docência no Ensino Médio, o que também constitui minhas experiências de professor-pesquisador.

    No esforço de elaboração desse processo está em pauta criar condições favoráveis para que o ensino de filosofia possa contar com o auxílio da poesia enquanto experiência que estimule o filosofar. É no cotidiano escolar que tal intuito se constitui na procura de um espaço de reflexão que se abra à imaginação e à criatividade dentro dessa tentativa de favorecer o exercício filosófico para construir possibilidades de ensino nas tramas tecidas nas experiências com a poesia no contexto da docência.

2020
Thèses
1
  • FABIANO BITENCOURT MONGE
  • POR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: contra o modelo hegemônico da originalidade grega 

  • Leader : ANDRE LUIS LA SALVIA
  • Data: 13 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação tem como finalidade propor um critério metodológico, entendido como ensino menor de filosofia, que serve para trabalhar no ensino médio. No primeiro momento, buscou-se a fundamentação desta noção analisando o encontro do ensino menor com afroperspectividade. Depois seguiu pela compreensão e apropriação dos componentes do conceito de literatura menor em Deleuze e Guattari, que sãoa desterritorialização da língua, a ligação do indivíduo no imediato-político e o agenciamento coletivo de enunciação. Em seguida, abordou-se a concepção de educação menor em Silvio Gallo, na qual o autor deslocou o conceito de menor dos franceses de literatura para o campo da educação, apresentando como educação menor. Os encontros e apropriações desses componentes, que estão nos dois intercessores para o ensino menor, fundamentaram aqui esta proposta de ensino menor de filosofia. Por isso, houve um processo de criação feito por meio de um método de desvio, forma esta que é sugerida exclusivamente por Deleuze, Guattari e Gallo. Um outro objetivo importante foi materializar como parte do produto do Mestrado Profissional em Filosofia um ensino que traz África-Brasil, a partir de um material didático alternativo que se concretizou nessa proposta como didática do menor, e que está para além da visão da originalidade grega e do conhecimento hegemônico da tradição filosófica. Essa visão comum da originalidade grega, que tem como lugar comum ou como ponto de partida no ensino da História da Filosofia, serve como problema que mostra um racismo epistêmico, algo bem enraizado nessa área, que em visão geral, foi problematizado no decorrer deste trabalho, e que de outro modo, a originalidade foi problematizada na intenção de abrir possíveis linhas de fugas para “outras vozes” que foram apagadas pelo tempo, pelo extermínio filosófico construído historicamente. O material didático que temos como proposta apresentou como objetivo construir uma linha de fuga do cânone do ensino maior no aspecto da originalidade e de outros temas desse modelo hegemônico.  

2
  • JEFERSON ALBUQUERQUE SPINDOLA
  • LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA

  • Leader : LUIZ ANTONIO ALVES EVA
  • Data: 28 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • A pesquisa aborda o ensino de Filosofia a partir da leitura de textos literários e filosóficos.
    O objetivo é o desenvolvimento da reflexão filosófica com os estudantes, a partir da leitura de textos
    filosóficos e literários em aulas de Filosofia. Para isso será analisada a pertinência da
    Literatura como recurso nas aulas de Filosofia. A leitura filosófica é considerada um
    ponto importante dentro do aprendizado filosófico, por isso se especificarão os seus
    elementos, indicando como fazê-la e expondo suas dificuldades para um estudante
    iniciante. A leitura literária na aula de Filosofia é uma possível contribuição para o ensino.
    Para isso se especificarão os elementos constituintes da literatura em comparação aos
    elementos do texto filosófico, a fim de analisar como se dá a contribuição da leitura
    literária e filosófica para o ensino de Filosofia. A prática da leitura literária e filosófica
    nas aulas de Filosofia será analisada a partir de aulas testes. Estas consistem no relato
    pessoal das aulas desenvolvidas e nas análises pertinentes ao envolvimento dos
    estudantes, bem como da participação do professor diante de todo o processo.

3
  • FULVIO DE MORAES GOMES 
  • O que pode o cinema no ensino de Filosofia?

     

  • Leader : PATRICIA DEL NERO VELASCO
  • Data: 4 mars 2020


  • Afficher le Résumé
  • O tema do presente trabalho é o cinema e sua possível relação com o ensino de Filosofia. Interessa-nos saber o que pode o cinema no ensino de Filosofia. Essa problemática se nos afigura pelas condições que enfrentamos em nossa prática docente, especialmente a exiguidade de carga horária prevista para a Filosofia, o que impõe várias limitações ao desenvolvimento de nosso trabalho. Além disso, se nos afigura também pelo entendimento de que o vídeo é uma realidade a ocupar considerável espaço na vida das pessoas hoje. Basta que se lance um breve olhar ao redor para que se chegue a essa constatação. Essa difundida presença que o vídeo possui na sociedade contemporânea não se reflete, todavia, em igual proporção no ambiente escolar. Faz falta pensar melhor nas possibilidades de uso que tal recurso poderia ter na esfera educacional, principalmente para não se cair no risco fácil de adotar qualquer “modernosidade” (com o perdão do neologismo) na seara pedagógica, apenas por gosto pela novidade. Nesse sentido, e mais especificamente no âmbito do ensino de Filosofia, realizou-se esta pesquisa. Percorrendo-se quatro diferentes etapas – habilitação do audiovisual para a Educação, delineamento de uma concepção de Filosofia que se derive em prática de ensino, investigação da possiblidade de que o cinema sirva para ensinar Filosofia e, por fim, análise do modo de recepção dos filmes nos livros didáticos, tomados enquanto elementos práticos desse ensino filosófico – buscou-se a elucidação dessa questão central estabelecida ab initio: o cinema dá o que pensar filosoficamente? Podemos adiantar que a resposta encontrada se encaminha de modo afirmativo: ao se conceber a Filosofia como experiência do pensamento que produz [novos] sentidos para a realidade, então é possível afirmar que o filme, entendido como conceito-imagem, que dá o que pensar a uma racionalidade logopática, habilita-se como ferramenta para o ensino filosófico.

4
  • RAFAEL REBOUÇAS BRANDÃO
  • O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PENSAMENTO GRAMSCIANO



  • Leader : SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
  • Data: 18 août 2020


  • Afficher le Résumé
  •   A pesquisa aborda o ensino de Filosofia partindo do senso comum em busca do bom senso, uma filosofia que parte do espontaneísmo, que é um senso comum acrítico; onde aparecem as opiniões sem uma elaboração crítica, sem reflexão e, que são recebidas automaticamente pelo indivíduo. São opiniões atropeladas pelos acontecimentos e pela ausência de um bloco unificador e organizado[SC1] . O espontaneísmo e o senso comum estão presentes de diversas maneiras em todas as classes sociais. O objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento da reflexão crítica a partir do senso comum dos alunos, permitir suas ideias, o ponto de vista do aluno, a sua fala, o que ele pensa, o que concorda etc., utilizando-se disto, para posteriormente, desenvolver através da filosofia, as críticas, as reflexões e intervenções, para que possibilitem ao estudante elaborar um senso crítico, um novo pensamento, de buscar constantemente uma atitude filosófica diante da sua realidade e, assim, aprimorar cada vez mais, uma postura consciente dos problemas que os cercam como sujeito social, portanto, transformando o senso comum recebido automaticamente, em busca do bom senso, um senso crítico e melhor elaborado. Para isso será analisado primeiramente o senso comum, partindo do pensamento espontâneo, como recurso nas aulas de Filosofia. A elaboração crítica e consciente é considerada um ponto importante dentro do processo de aprendizado filosófico. Para isso, se especificarão os elementos constituintes do senso comum, elementos de crenças e identificando a presença de modelos sociais conservadores, míticos, enrijecidos por concepções de mundo de uma elite dominante.  A fim de analisar como se dá essa dominação e a contribuição de uma atitude e leitura filosófica para a criação de um senso crítico e sistematizador, se faz importante o ensino de Filosofia nas escolas, principalmente na rede pública de ensino, onde ocorre um sucateamento no processo de desenvolvimento humano do aluno da periferia. No primeiro capítulo será abordada um breve relato da vida de Antonio Gramsci. No segundo capítulo, a questão do senso comum em Gramsci, um filosofar a partir do senso comum acrítico, desorganizado, com o objetivo de transformar esse senso comum em um bom senso, em opiniões críticas, reflexivas e organizadas, em vista de uma emancipação do aluno. No terceiro capítulo traremos a prática, com exemplos de aulas produzidas a partir do senso comum. A prática filosófica nas aulas será a partir de aulas em roda de conversa e de exposição dos pensamentos dos alunos sobre diversas questões. Estas consistem na ampla liberdade para os alunos falarem, escreverem, desenharem ou qualquer outra forma que venham a se manifestar, bem como da atenta participação do professor diante de todo o processo, discutindo, provocando, trazendo contextos sociais etc.

5
  • MARIA APARECIDA SOUZA OLIVEIRA
  • A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E O CINEMA: UM ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK

  • Leader : ALEXANDER DE FREITAS
  • Data: 13 oct. 2020


  • Afficher le Résumé
  • RESUMO
    Nesta pesquisa apresento a construção, a execução e os resultados de um projeto elaborado sobre cinema e filosofia, a partir das experiências vivenciadas ministrando aulas de Filosofia na Escola Estadual Cidade de Hiroshima, situada na região metropolitana de São Paulo. A pesquisa disserta e problematiza sobre a produção estética do suspense no cinema de Alfred Hitchcock para pensar o Ensino de Filosofia, considerando o público da segunda série do Ensino Médio. O objetivo principal é produzir experiências cinematográficas capazes de levar à conversão, desnaturalização e/ou transformação da percepção, da sensibilidade e do olhar dos estudantes, bem como da docente responsável pela pesquisa, usando o conceito de cinema como experimentação filosófica de Alain Badiou. A hipótese é que a experimentação filosófica propiciada pelo cinema se dá através de rupturas e de sínteses disjuntivas que são oferecidas pelas pistas e pelos indícios que são apresentados nas obras cinematográficas de Hitchcock. A pesquisa relata as experiências iniciais do uso do cinema em sala de aula como agente de sensibilização e como recurso didático-pedagógico e apresenta a mudança para um novo paradigma, que propõe uma abordagem do cinema através do campo da estética e da linguagem cinematográfica. Dentre os autores que deram subsídios e fundamentações técnicas, históricas, teóricas e metodológicas para a construção da pesquisa, destacam-se: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, e François Truffaut. Como resultados da pesquisa, apresento e discuto o material didático que foi elaborado para trabalhar com a produção estética do suspense no cinema de Hitchcock no âmbito do Ensino de Filosofia e as experiências da professora-pesquisadora em sua aplicação junto ao público do Ensino Médio. Por fim, discorro sobre o papel do cinema de Hitchcock para o Ensino de Filosofia, em especial, a partir das pistas e indícios presentes na obra A sombra de uma dúvida (1943), sob a ótica de um paradigma indiciário (Ginzburg).

6
  • CRISTIANO MIGNANELLI DOS SANTOS
  • PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIE

  • Leader : SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
  • Data: 17 nov. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho tem como objetivo abrir possibilidades para experiências filosóficas nas aulas de filosofia no ensino médio público. Trata-se de uma tentativa de resistir ao empobrecimento da experiência e o avanço da barbárie na escola em direção à novas experiências que sejam mais significantes à formação e ao aperfeiçoamento dos jovens do ensino médio. Nosso ponto de partida é a concepção de barbárie descrita por Walter Benjamin para, consonante a ela, saber as consequências à experiência na escola. Neste sentido, buscamos refletir sobre a possibilidade de promover um ensino de filosofia que possa, ao mesmo tempo, evitar o alastramento da barbárie na escola e possibilitar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas. Para tanto, a pesquisa pretende destacar tipos de experiências encontrados na escola pública e saber quais as possíveis relações que estabelecem com à barbárie presente em nossa sociedade contemporânea. Barbárie que, ao se expandir, se ampara e articula a racionalidade técnica e o método científico na consolidação do domínio econômico vigente, ambiciona a conversão da vida em mercadoria. Desta forma, o ensino de filosofia se apresentará como resistência, como desvio, como profanação, como abertura à novas experiências, portanto, experiências contrárias àquelas as quais a barbárie nos condiciona.   

7
  • PRISCILA MARTINS FERREIRA SILVA
  • FILOSOFIA EM ATO: poéticas da experiência escolar

    (Por uma professora-coringa Entre quatro paredes da sala de aula)

  • Leader : MARINE DE SOUZA PEREIRA
  • Data: 7 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar, a partir da elaboração de narrativas calcadas na experiência escolar, pontos de convergência entre o ensino de filosofia associado à linguagem teatral, no contexto do Ensino Médio. Vislumbra-se, por meio da interação entre filosofia e arte, a construção de propostas metodológicas que considerem o texto teatral, junto ao corpo e suas potencialidades performáticas, como sendo mais um modo de suscitar a reflexão filosófica no âmbito da Educação Básica. Para tanto, as aulas de filosofia, que compõem grande parte deste trajeto de pesquisa teórico-prática, são reveladas como ponto de partida e fio condutor para discussões e reflexões sobre o que pode ser ensinar e aprender em filosofia, ensejando o delineamento de caminhos metodológicos que partam de uma ação docente e, considerem os desdobramentos de uma prática singular de ensino, resgatadas de experiências vivenciadas por uma professora de filosofia da rede pública do estado de São Paulo, para então repensá-las como objeto de pesquisa. Portanto, a tarefa maior se justifica em voltar-se ao ato de lecionar a fim de perceber as relações existentes entre os conteúdos ensinados e o modo de ensinar, buscando identificar os momentos em que uma concepção de filosofia, ainda que não concluída, pode revelar, por meio da ação, os aspectos norteadores de um tipo de ensino, que, apesar de singular e particular, também pode encontrar aberturas para diálogos e compartilhamentos. Neste sentido e ao longo desta dissertação, busca-se compreender uma concepção de filosofia considerando o seu desvelamento enquanto prática de ensino, bem como procura-se apresentar as implicações que existem ao assumir a literatura engajada e a filosofia sartriana na sala de aula, a partir da discussão sobre as obras de ficção e não ficção do autor, assim como também se trata de expor as contribuições do método de Augusto Boal para a construção das aulas, considerando como a escolha do teatro, sendo o aporte metodológico para o desenvolvimento de estratégias didáticas, fulgura a intenção de ampliar o campo de linguagens para a comunicação e expressão do pensamento. Por isso, o projeto aqui realizado, desenha-se à luz da peça teatral Entre quatro paredes, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, em conjunto com o método Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, de modo a conjugar experiências estéticas e filosóficas, oportunizando, a partir deste processo, a elaboração de narrativas junto à construção de um material didático que busca forjar intersecções entre atitude filosófica, ensino de filosofia e experiências teatrais.

2019
Thèses
1
  • GILVAN ALBUQUERQUE LIMA
  • A LEITURA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO SEU DESDOBRAMENTO FORMATIVO

  • Leader : ANDRE LUIS LA SALVIA
  • Data: 26 avr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

2
  • MARCOS MACHADO
  • NIETZSCHE, O JÚRI E O ENSINO MÉDIO: DESNATURALIZANDO RESSENTIMENTO, VINGANÇA E JUSTIÇA

  • Leader : LUIZ FERNANDO BARRERE MARTIN
  • Data: 29 avr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

3
  • CRISTIANE DE LIMA QUADROS
  • O FILOSOFAR NAS AULAS DE BIOÉTICA: proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal

  • Leader : PAULO TADEU DA SILVA
  • Data: 30 avr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

4
  • FABRICIO RAMOS RODRIGUES
  • Filosofia no Ensino Fundamental II: práticas argumentativas e civilidade

  • Leader : PATRICIA DEL NERO VELASCO
  • Data: 30 avr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

5
  • ARLISON FRANK LISBOA ALVES
  • Cadernos de notas e ensino de filosofia: a escrita da experiência como resistência às dinâmicas político-educacionais neoliberais brasileiras

  • Leader : MARINE DE SOUZA PEREIRA
  • Data: 4 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Objetivamos analisar como as atuais políticas educacionais na sua relação com as dinâmicas econômicas neoliberais produzem discursos, documentos e modos de ser capazes de ressignificar os sentidos da escola pública, a presença da disciplina de filosofia no Ensino Médio e o sentido de ser professor de filosofia. Supomos que essas relações econômico-políticas esvaziam os sentidos do trabalho do professor porque impactam suas experiências e se impõem como chavões e clichês que minimizam suas possiblidades de compreender a própria prática. Por esse motivo, operamos a desconstrução e a desnaturalização de certas expressões que se tornaram comuns ao trabalho do professor, provenientes tanto dos documentos oficiais quanto do seu cotidiano. Ao empreender um estudo sobre a nossa própria experiência constituímos os sentidos da nossa prática como uma forma de contradiscurso diante dos hegemônicos discursos vazios dos documentos oficiais. Para isso, fazemos uso de alguns dos registros tomados em nossos cadernos de anotações nos quais pontuamos enunciados comuns do trabalho cotidiano do professor. Assim, o estudo sobre a nossa própria prática, sobre as nossas experiências e sobre tais discursos compõem um material que tomamos para mapear as contradições entre aquilo que é dito – pelos professores e pelos documentos – e aquilo que nossos trabalhos produzem. Trata-se também de considerar, principalmente, como o trabalho prático do professor pode ser compreendido como uma forma de resistência diante da estrutura discursiva hegemônica que o neoliberalismo faz imperar sobre a educação. 

     

6
  • RENATA GOMES ESTEVES
  • Ensino de Filosofia e Direitos Humanos: uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência

  • Leader : MARILIA MELLO PISANI
  • Data: 26 sept. 2019


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso
    de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem
    ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov
    Zizek buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em
    nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a
    abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas
    manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao
    corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de
    ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de
    subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao
    tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi
    orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa
    e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos
    possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente,
    quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova
    abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas
    produzidas pelos alunos pudemos experimentar a potência das imagens e
    acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e
    alunas a respeito do tema.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod