PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs
Dissertation/Thèse

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Sucupira/CAPES. Preencha os campos desejados para fazer a busca.

2024
Thèses
1
  • VICTÓRIA ERMANTRAUT GANDOLFI
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2020: Redes de atores e implicações para a democracia

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 7 févr. 2024


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação possui o objetivo de mapear o uso de técnicas de inteligência artificial nas campanhas eleitorais para Prefeito de São Paulo em 2020, a fim de analisar possíveis implicações para a democracia. Partimos da hipótese de que o uso de técnicas de aprendizado de máquina e de processamento de linguagem natural está sendo concentrado por grandes plataformas, seja por seus algoritmos proprietários, ou por empresas que desenvolvem produtos e serviços voltados para o ambiente digital. A fim de mapear o uso de inteligência artificial, entrevistamos campanhas eleitorais, coordenadores de campanha e empresas. A partir do mapeamento empreendido, pretendemos analisar a participação direta ou indireta das grandes plataformas nas campanhas eleitorais para Prefeito de São Paulo em 2020, assim como possíveis implicações para a democracia.



2
  • JOSÉ ALVES CAVALCANTE
  •  

     

    Para Além do Direito, A Operação Lava Jato como Ação de Construção de um Estado Autoritário e Policial.  

     

     

     
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 22 févr. 2024


  • Afficher le Résumé
  • O estudo terá como objetivo analisar o desenvolvimento e atuação da operação lava jato do seu início em julho de 2013 até o momento de efetivação da pesquisa, caso ainda esteja oficialmente aberta, verificando a conformidade/desconformidade das ações e métodos da operação com o direito constitucional e penal clássicos brasileiros e a sua imbricação com a esfera política no sentido de um novo guidance para o modelo de paradigma político brasileiro. O estudo se calcará na análise das principais ações do Ministério Público e Polícia Federal, e nas principais decisões judiciais correlatas e sua confrontação com a tradição jurídica brasileira a fim de verificar a extrapolação da dimensão técnico-jurídica e a sua incursão, pelo que aparentemente se tem demonstrado de forma bastante verossímil, na seara política propriamente dita. A análise da imbricação com a política focará no modelo de Estado/Governo “almejado” de forma incisiva pelas autoridades envolvidas na lava jato, por determinados setores da mídia e por segmentos políticos que, sob o argumento da falência do modelo político vigente pela atuação da corrupção, passaram a pregar a instituição de um novo modelo, cuja essência parece se mostrar como a negação da política e a instituição de um modelo de Estado com viés autoritário e policial.   

     

    A pesquisa se justifica para se estabelecer a compreensão da dimensão entre a esfera institucional do Estado e do Direito e seu possível desvirtuamento para alcançar uma dimensão política e influir numa mudança consistente e decisiva do paradigma jurídico e político do Brasil, através de um arranjo sincronizado de ações jurídico-institucionais e midiáticas no sentido de criar uma opinião pública amplamente favorável à desconstrução do modelo político-partidário vigente por um modelo que orienta no sentido de negar a política para a assunção de um aparato estatal substitutivo de cunho autoritário, embora se apresente como mais probo e livre das “relações viciadas” do modelo político vigente. 

     

     

     

     

     

     

     

     
3
  • GABRIELE BLEY
  • O PLANO DE RESPOSTA A REFUGIADOS E MIGRANTES VENEZUELANOS NO BRASIL 2019-2022: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEGURANÇA HUMANA

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 28 févr. 2024


  • Afficher le Résumé
  • A partir de 2015, o fluxo migratório da Venezuela iniciou-se dado o contexto do agravamento da crise política, econômica e social do país. Com o alto número de migrantes e pessoas refugiadas que entraram no Brasil, diversas ações foram efetuadas pelas agências da ONU, Governo Federal e sociedade civil. Portanto, esta pesquisa analisa quais são as ameaças identificadas, à luz da segurança humana, aos migrantes e pessoas refugiadas venezuelanas no Brasil que receberam uma ação direcionada por meio do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes entre os anos de 2019 e 2022. Ao realizar essa análise, tem-se como problema de pesquisa a questão: de que modo a implementação do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes se articula com a segurança humana na questão da migração venezuelana no Brasil? A hipótese é de que ambos estão relacionados de modo que a partir do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes pode-se verificar quais são as ameaças mais urgentes aos migrantes, na perspectiva da segurança humana e, com isso, ter respostas mais direcionadas para essas ameaças, com a finalidade de proporcionar uma maior segurança à eles. Dessa forma, o objetivo principal é analisar os setores implementados no Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes para o Brasil a partir da perspectiva da segurança humana. A relevância está na contribuição da construção científica subjacente, ao verificar o que foi mobilizado para os migrantes e quais as ameaças que foram identificadas para uma resposta. A metodologia utilizada é a análise documental do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes e bibliográfica da teoria da segurança humana.

2023
Thèses
1
  • LILIANE RIBEIRO SANTOS
  • SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO DIGITAL E MEIO AMBIENTE: análise do debate político promovido por representantes do CONSEMA-SP nas redes sociais de internet.

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 9 mars 2023


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho tem como tema a análise da participação cidadã promovida por membros de instituições participativas, através de suas redes sociais de internet. Para tal, foi estudado o caso do Conselho Estadual de Meio Ambiente do estado de São Paulo (CONSEMA). A participação cidadã como dispositivo democrático se torna ainda mais importante para transformação de um cenário de crise ambiental, agravada pela condução da política ambiental controversa do governo Bolsonaro. A gestão do meio ambiente nesse governo se caracterizou por redução orçamentário, desmonte de órgãos de proteção do governo e da sociedade civil, aumento dos índices de destruição dos recursos naturais, entre outros. No estado de São Paulo, devido às junções, iniciadas pelo governo Dória, o meio ambiente perdeu o status de Secretaria de Estado e passou a ser tratado em nível de subsecretaria, levantando questionamentos sobre a isonomia em decisões de conflito entre as pastas centralizadas no mesmo órgão, o que reforça a importância de discussões cada vez mais participativas na política ambiental. Considerando a internet como um potencial canal de promoção de tal participação, a pesquisa terá como objetivo avaliar o modo como os membros da sociedade civil ambientalistas do Consema ampliam, em suas respectivas plataformas de redes sociais institucionais, o debate sobre as pautas deste colegiado. O estudo foi feito através do levantamento de informações na literatura sobre instituições participativas e democracia digital, da análise das páginas e perfis do Facebook, Instagram e Twitter dessas entidades e por entrevistas a seus representantes. Os resultados apontam que há escassa participação da sociedade civil, sendo as redes sociais pouco utilizadas para integrar o cidadão comum no debate ambiental. De modo geral, concluiu-se que a democracia participativa é pouco mobilizada através das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICS, todavia é feito um uso limitado dessas ferramentas, atingindo apenas os primeiros graus de participação popular digital. Por fim, ressalta-se que estudos científicos, como esse, são fundamentais para entender as atuais dinâmicas de interação sociopolítica, podendo assim nortear ações de fortalecimento da democracia brasileira. 

2
  • LUCIANO ALEXANDRINO DOS SANTOS JÚNIOR
  • PRINCIPAIS AVANÇOS E FALHAS NO PRIMEIRO ANO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE PAZ DA COLÔMBIA

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 10 mars 2023


  • Afficher le Résumé
  • O conflito armado colombiano entre o Estado e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) durou mais de cinco décadas e acumulou alarmantes índices de mortes, deslocamento interno e violência. Em 2016 o país finalmente conquistou a consolidação de um acordo de paz com a guerrilha. O acordo abrangeu diversos temas estruturais e institucionais, tais como reforma rural, cessar fogo, incorporação política, monitoramento, reinserção social, dentre outros. O primeiro ano da implementação deste acordo, ocorreu em 2017 e foi o escopo deste estudo, pois, o primeiro ano do pós-conflito é o mais tenso e complexo por envolver um esforço ímpar de seus atores, mas com resquícios e cicatrizes de um conflito recente. Com isso, a pergunta que norteia este estudo é: quais são os principais avanços e desafios neste primeiro ano de implementação do acordo de paz colombiano? Para responde-la utilizou-se do método comparativo a fim de verificar os pós conflitos em outros acordos de paz ao redor do mundo, embasamento teórico sobre teorias de construção da paz e análise de fontes primárias com o estudo do primeiro relatório publicado pelo instituto Kroc da Universidade de Notre Dame. Identificou-se que o principal avanço foi a entrega de armas e o desafio mais significativo foram as falhas na proteção e reinserção social. Dessa forma, o presente estudo pretende oferecer um balanço teórico e prático sobre a implementação da paz na Colômbia. Apesar do conflito continuar com outras guerrilhas, o acordo de paz possuí a potencialidade de solucionar problemas estruturais, sociais e econômicos através de políticas públicas ao invés dos fuzis.

3
  • ERICA CAROLINA RODRIGUES DA SILVA
  • Democracia, populismo penal e punitivismo no Brasil: Uma análise de discurso de ódio contra a pessoa presa no YouTube

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 5 avr. 2023


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho constrói, pela via da interdisciplinaridade, um diálogo entre a Ciência Política e as Ciências Sociais, para observar o itinerário do punitivismo e do populismo penal no Brasil, do pós-regime militar ao cenário da digitalização contemporânea. Percorrendo a trajetória das políticas de segurança pública desde a redemocratização, elenca-se os componentes político-sociais que buscam explicar o avanço da onda conservadora à direita e o consistente uso midiático e político das narrativas de ódio contra as pessoas presas que cometeram delitos, culminando na maciça eleição de parlamentares alinhados às pautas hiperpunitivistas e de políticos de grande representatividade, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras lideranças políticas. Diante deste contexto de ascensão do autoritarismo-securitário, observou-se o processo de escolha dos “inimigos sociais”, a partir da estigmatização e da instrumentalização do pânico moral, pelo populismo penal, como artifício de reforço sobre as representações simbólicas do criminoso na mídia. Frente à dinâmica de plataformização da vida, em que as Redes Sociais de Internet têm ocupado um notável espaço no cotidiano e se estabelecido como ambiente central da discussão sócio-política, essa pesquisa concentrou esforços em identificar discursos de ódio sobre as pessoas criminosas mobilizados no ambiente online, especialmente nos comentários do YouTube. A discussão partirá da análise de conteúdos em notícias atinentes à temática da segurança pública, da justiça penal e do sistema carcerário publicados pelos canais da Jovem Pan News e UOL nesta rede social, por meio de metodologia baseada na análise de textual e de conteúdo automatizadas, aliada ao software IRaMuTeQ, que acumula funcionalidades para aprimorar a investigação de corpus volumosos, identificando os vocábulos mais recorrentes, as relações de sentido que se estabelecem entre eles e criando categorias que fomentam o livro de códigos dessa análise. Como principal resultado desta investida, apuramos que as narrativas que se voltam às pessoas presas no online baseiam-se, quase que exclusivamente, em discurso de ódio, que visam diminuir a humanidade dos encarcerados, clamar pela urgente retirada de direitos deles e desejar a morte como política pública de segurança, sempre bastante alinhados aos discurso empreendido por líderes políticos adeptos ao populismo penal, sendo representativamente mais articulado e consistente na mídia que se apresenta como de extrema-direita.

4
  • PEDRO MENDONÇA CASTELO BRANCO
  • UBERIZADOS, MAS ORGANIZADOS? Um estudo sobre o Breque dos Apps

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 5 avr. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta Dissertação de Mestrado se desenvolve na área da Sociologia do Trabalho, sobremaneira, no estudo das organizações dos trabalhadores uberizados; a pesquisa está sob o guarda-chuva da Linha de Pesquisa “Trabalho, Migrações e Políticas Sociais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC/CNPQ)” também da UFABC. Tratamos aqui a uberização do trabalho, fenômeno típico do século XXI, como mais uma etapa no processo de reestruturação produtiva que dissolveu  mediações e acordos entre o capital e o trabalho que perduraram durante boa parte do século XX, conhecidas pelo lado da produção como fordismo e no campo dos Estados nacionais como os modelos de Estado de Bem-Estar Social. Neste sentido, a uberização do trabalho significa um processo de relações trabalhistas à margem do estofo protetivo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, mais ainda, à margem também da própria condição de trabalhadores assalariados, isso porque, essa condição é negada pelo léxico veiculado pelas empresas que se baseiam em valores neoliberais como os de parcerias e de empresas de si. Combinam-se, ainda, a esses elementos um aprofundamento brutal do controle desses trabalhadores a partir das tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s). Todavia, apesar desse cenário de individualização do trabalho e de controle milimétrico, os uberizados tem conseguido se organizar coletivamente para uma contra-ofensiva do trabalho em diversas partes do mundo e no Brasil. Diante disso, o objetivo primário desse trabalho é compreender a organização coletiva de uma das principais categorias do trabalho uberizado: os entregadores de aplicativo. Aqui focamos nos entregadores que organizam os Breques dos Apps na região metropolitana de São Paulo à luz dos conceitos  de experiência e de classe social em Thompson (1981, 1998, 2001). Para isso, a análise se centrou nos chamados nos entregadores chamados de “linha de frente”, isto é, aqueles  que atuam na organização dos Breques. Do ponto de vista metodológico, uilizou-se uma abordagem qualitativa com quatro entrevistas semiestruturadas e a observação direta das reuniões de preparação da mobilização nacional que ocorreu no dia 11 de setembro de 2021 e de dois locais de paralisação no dia do evento. Dessa maneira, esta dissertação pretendeu dar um passo na compreensão do fenômeno da uberização do trabalho pelo ótica das alternativas criadas pelos próprios trabalhadores. Como resultado, apontamos um processo, ainda que contraditório e inicial, de construção de uma agência coletiva, de uma noção de classe, a partir da experiências dos trabalhadores no próprio trabalho, da relação com outros membros da categoria e com os processos de mobilização. Esse conformação de um novo setor da classe trabalhadora como agente político, isto é, que se movimenta e se percebe como classe, busca responder  diretamente a demandas vinculadas a realidade do trabalho uberizado como: aumento na remuneração dos entregadores e regras que limitem o controle das plataformas sobre os trabalhadores.

5
  • BEATRIZ DE PAULA AZEVEDO
  • Classificação étnico-racial em discussões no Twitter: denúncias de supostas fraudes em ações afirmativas das universidades públicas brasileiras em 2020

  • Leader : PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
  • Data: 19 avr. 2023


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação tem como objetivo investigar as discussões em torno das classificações étnico-raciais brasileiras por meio do Twitter. Para tanto, foram analisadas as publicações do perfil “reservanonymous” e da hashtag #FraudadoresDeCotas, entre maio e julho de 2020. Tal período é marcado pela criação de diversas páginas nessa mídia digital com o intuito de denunciar supostas fraudes no sistema de cotas étnico-racias das universidades públicas brasileiras. À vista disso, diferentes internautas compartilharam suas interpretações sobre raça/cor, política de ações afirmativas e como avaliavam os casos exibidos no perfil e na hashtag. A partir dos diálogos e argumentos mobilizados nesses tweets, busquei, neste trabalho, situar as controvérsias acerca da temática; compreender como o Twitter têm sido utilizado nos debates sobre pertencimento racial no país, bem como, identificar como a categoria “parda” está sendo representada nesses contextos. Nesse sentido, para o desenvolvimento e a concretização da pesquisa, empreguei a união dos seguintes métodos: análise de discurso; “perambulações” pela hashtag e a revisão bibliográfica da literatura das ciências sociais nacionais, especificamente, do campo das Relações Étnico-raciais, junto às contribuições da área da Sociologia Digital e dos Estudos Culturais. Os resultados dessa investigação enfatizam que há dúvidas quanto ao sistema classificatório do país e as suas formas de designação, tais como: (a) quem é negra/o no Brasil, sobretudo quem se “encaixa” na categorização de “parda/o”; (b) se a heteroatribuição racial no país é baseada na “marca” (critérios fenotípicos) ou na “origem” (ascendência); e (c) como são articuladas as intersecções entre classificação socioeconômica e raça/cor. Assim sendo, esses apontamentos procuravam explorar quem seria, de fato, o público-alvo da Lei 12.711/2012.

6
  • WALLESANDRA SOUZA RODRIGUES
  • Resistências Possíveis: enegrecendo o olhar sobre as mulheres negras encarceradas na cidade de São Paulo.

  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 22 mai 2023


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa propõe uma análise sobre quais seriam os efeitos do espaço social penitenciário nas relações raciais e de gênero entre mulheres presas em unidade prisional na cidade de São Paulo. Tomamos como ponto de partida a compreensão de que o processo de formação das prisões no Brasil é indissociável do fenômeno da escravidão moderna e sua passagem ao Estado moderno. Para realização deste trabalho utilizamos notas etnográficas produzidas em 2017 - 2019 e dialogamos com referenciais teóricos que discutem as concepções e as ressignificações/usos do conceito de miscigenação e suas reminiscências na construção da identidade tardia de pessoas negras.

7
  • PRISCILA DOS SANTOS RODRIGUES
  •  

    Trabalhadoras domésticas como Sujeitas da História: resistências e saberes forjados nas Lutas de Fronteira 


  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 23 mai 2023


  • Afficher le Résumé
  • Das lutas das trabalhadoras domésticas por reconhecimento e igualdade de direitos insurgem ações de resistência e de desobediência epistêmica que põem à mostra o papel estratégico dessa força de trabalho para a manutenção da vida humana. Em resposta às hierarquias sociais que as envolvem, seja por sua localização no campo da reprodução social, seja por codificações de classe, gênero e raça, as trabalhadoras domésticas elaboram saberes que as reabilitam enquanto sujeitas da história. O movimento ou organização de classe, como reivindicam, conta com diversos apoios, parcerias e articulações com organizações e movimentos sociais; porém, o que dá embasamento à leitura do mundo e à atuação política é a realidade em que vivem, o chão que pisam e o conhecimento que elaboram coletivamente. Para o recorte desta pesquisa, busco compreender a maneira pela qual esses elementos são enunciados nas falas de Creuza Maria de Oliveira, liderança que já esteve à frente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (Fenatrad); atualmente na presidência do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos no Estado da Bahia (Sindoméstico/BA). O objetivo é investigar a construção do seu pensamento, umbilicalmente ligado à sua trajetória de mulher negra, trabalhadora doméstica desde a infância, e sua postura combativa como porta-voz da categoria. O material é colocado em conversação com aportes teóricos que problematizam a expropriação das capacidades de corpos femininos e/ou racializados inscrita na divisão institucional entre produção econômica e reprodução, precisamente o local de onde emergem tanto as contradições do sistema capitalista quanto as potenciais fontes de transformação, as chamadas “lutas de fronteira”. Além das conversas com a minha interlocutora, iniciadas no primeiro trimestre de 2021, e do levantamento bibliográfico que remonta ao início da organização formal do movimento, na década de 1930, os procedimentos de pesquisa abarcam registros de campo resultantes do acompanhamento de reuniões e congressos nacionais, compreendidos no período de março de 2021 a novembro de 2022 e nos quais representantes dos sindicatos da Bahia e da Fenatrad tiveram assento.

8
  • CAROLINA IARA RAMOS DE OLIVEIRA
  • NEGRAS E POSITHIVAS QUEREM EMPREGO: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGRES VIVENDO COM HIV NO MERCADO DE TRABALHO


  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 2 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • A pesquisa busca apurar como a raça, o gênero e a classe social são marcadores sociais para compreender o acesso ao mercado de trabalho da população negra que vive com HIV/Aids, na perspectiva das próprias pessoas e, em consequência, como os aspectos sociais e trabalhistas influenciam em seus modos de vida e tratamento. O objetivo geral da pesquisa é analisar a inserção no mercado de trabalho de jovens negras e negros que vivem com HIV/aids entre 18 e 29 anos que moram na cidade de São Paulo, considerando seus relatos, percepções e trajetórias de vida no trabalho. A conclusão é de que a percepção desses jovens quanto à empregabilidade e os marcadores sociais da diferença acontece segundo suas experiências, ou seja, os jovens dos segmentos LGBTQIA+ e mulher tendem a privilegiar em suas narrativas a opressão de gênero, sexualidade e estigma da aids, enquanto o jovem negro e heterossexual tende a perceber com mais nitidez a discriminação racial, embora todos os participantes percebam com nuances diferenciadas que as opressões de raça e gênero junto a exploração econômica da classe social operam em suas vidas de forma conjunta. Essa percepção derruba minha tese de projeto de pesquisa, que era a de que a percepção dos jovens negros seria hierárquica e simultânea. Pensar a epidemia de HIV/aids somente pelo prisma biológico pode negligenciar os reais processos influenciadores de adoecimento e qualidade de vida, de acesso ou exclusão ao trabalho e a direitos. No que tange à metodologia, a pesquisa será qualitativa, utilizando-se do arcabouço teórico e metodológico do materialismo dialético histórico e da pesquisa interseccional para a realização de entrevista em profundidade com quatro (4) jovens negras e negros que vivem com HIV/aids, residentes na cidade de São Paulo.

9
  • VIVIANE DOS SANTOS PEREIRA
  • INTERSECÇÕES ENTRE AS MATERNIDADES E VIVÊNCIAS DAS SEXUALIDADES: mulheres que são mães e estão solteiras


  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 5 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa objetiva discorrer sobre o exercício da sexualidade de mulheres, sem fins reprodutivos, ou seja, relações sexuais recreativas, especificamente das que são mães e estão solteiras. A hipótese é que existem reproduções de violência, preconceito e estereótipos, além de tabus que dificultam a plena vivência das sexualidades por parte das mulheres que são mães. A proposta procura entender a construção da maternidade, principalmente no Ocidente e no Brasil, considerando o sentimento de culpa e sobrecarga física e emocional, advinda do trabalho reprodutivo. Como percurso metodológico, a proposta é utilizar aportes teóricos das Ciências Sociais, Psicologia e estudiosas que escrevem sobre história das mulheres, maternidades e reprodução. Sempre que possível, privilegiou-se obras escritas por mulheres, com atenção a invisibilização recorrente do trabalho científico desenvolvido por  pesquisadoras, bem como contribuir para o rompimento da história contada por meio da narrativa hegemônica masculina. Em decorrência do tema e dos sujeitas envolvidas, a escolha por uma epistemologia feminista será valorizada como forma de ampliar e aprofundar a compreensão do entrecruzamento entre maternidades e sexualidades. Para qualificar o trabalho, surgiu o interesse em levantar informações e, através de respostas a questionário, buscar informações sobre como as mulheres que são mães e não tem um parceiro fixo, procure vivenciar suas sexualidades, bem como quais dificuldades essas encontram. Por essa razão, optou-se pelo instrumento já popularizado de criação de formulário Google forms, tornando possível uma exploração mais ampla e difusa, coletando dados de mulheres de diversas localidades, inclusive de outros estados do país. O foco principal se circunscreveu a mulheres dentro da faixa etária de 18 a 61 anos, que são mães de crianças de até 12 anos e que se consideram solteiras. O instrumento envolveu 36 questões, parte das quais se ocupavam em aspectos descritivos, tais como: identidade de gênero, idade, raça, escolaridade, religião, número de filhos/filhos e idade da criança mais nova. Uma segunda parte do formulário teve como foco temas que incluíam como e onde essas mulheres buscavam por parceiros, com quem permitiam a(s) criança(s) para irem aos encontros, entre outras. Foram obtidas 82 orientações válidas, desconsiderando as respostas invalidadas por motivos de preenchimento ou filtro.  Os resultados apontam para questões perpassadas por estereótipos sociais. Pretende-se contribuir com o processo de desnaturalização de ideais contemporâneos relacionados a uma maternidade única e padrão e evidenciar desejos das mulheres, para além da maternidade. Com o entendimento de que não há uma maternidade e sim experiências maternas e que o cuidado pode ser exercido por pessoas, independente de sexo e/ou gênero.

10
  • ANA CAROLINA ALVES DA SILVA
  • DA PUNIÇÃO À EDUCAÇÃO: DISCUTINDO AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER NO BRASIL

  • Leader : ROBERTA GUIMARAES PERES
  • Data: 6 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • Essa dissertação tem como objetivo discutir as potencialidades da Educação Básica no enfrentamento à violência sexual contra a mulher no Brasil, bem como todas as formas de violência de gênero. Adota-se uma perspectiva crítica à criminalização de condutas e intensificação de penas, que tem vigorado como principal estratégia de enfrentamento à violência de gênero no Brasil nos últimos 40 anos. A partir da compreensão de que a violência de gênero emana de uma configuração sociocultural pautada na ordem patriarcal e na assimetria de poder entre os gêneros (SAFFIOTI, 1995; 2001), e que o sistema penal é ontologicamente seletivo, tanto com relação ao criminoso quanto com a vítima, e não trata as raízes dessa violência (ANDRADE, 2005), entende-se que a via penal não se apresenta como a mais adequada forma de enfretamento. Dessa forma, faz-se necessário buscar estratégias que tratem, de fato, o cerne da violência de gênero, em especial da violência sexual contra a mulher.

    Tendo em vista tal cenário, esta pesquisa defende, a partir das reflexões de Theodor Adorno, que a Educação Básica se apresenta como espaço em potencial para tratar devidamente a violência de gênero, buscando descontruir as bases sobre as quais esta se assenta. Embora o espaço escolar possa atuar como mecanismo de reprodução e manutenção do status quo (BOURDIEU, 1992), entende-se que exista neste um espaço para a resistência e oposição (APPLE, 1979). Partindo da compreensão de que o coração de qualquer empreendimento educacional é o currículo, foi realizada uma análise do texto da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) referente à disciplina de História para o Ensino Médio Anos – Finais, onde se constatou a mudez do documento que norteia a construção curricular brasileira no que tange a reflexão e discussão das estruturas de gênero.

    Embora através da análise da BNCC tenha sido constatada a mudez do documento no que se refere ao tratamento das questões de gênero, entende-se que o currículo existe em dois aspectos: o prescrito, tratando-se do documento oficial, e o real, aquele colocado em prática na sala de aula. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com docentes de diferentes níveis/componentes do Ensino Básico que atuam na Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos, cidade do interior paulista. Por meio das entrevistas, constatou-se que, tal como Adorno (1995) e Apple (1979) defendem, a ação politicamente posicionada do docente em sala de aula é o elemento diferencial e que pode fazer da educação um caminho de enfrentamento à violência de gênero no Brasil.

11
  • MARCELO APARECIDO DE FARIA JUNIOR
  • A PLATAFOMIZAÇÃO DA VIDA E A INDIVIDUAÇÃO NEOLIBERAL: Um estudo sobre o uso do WhatsApp por caminhoneiros brasileiros.

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 6 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • Neste estudo propomos a investigação das transformações político-culturais que o uso massificado das plataformas sociais fez emergir e como esse uso estabeleceu modos de controle por agentes políticos e econômicos diversos através da instrumentalização algorítmica e dataficada da ação dos usuários. Para tanto, sugerimos como foco de análise o uso do WhatsApp por caminhoneiros brasileiros. A escolha por esse recorte de estudo se justifica na importância que a plataforma tem nas formas de organização política, nos meios de organização do trabalho e no entretenimento e comunicação entre os trabalhadores da categoria. Essa profunda inserção do uso do aplicativo pelos caminhoneiros, junto a relevância do transporte rodoviário para a economia nacional e a identificação desses trabalhadores com o grupo político de extrema direita conhecido popularmente como “bolsonaristas”, faz com que essa rede sociotécnica que relaciona caminhoneiros e WhatsApp seja um objeto de investigação privilegiado para observar relações de agência e influencia emergentes com o fenômeno da plataformização. Defenderemos que esses processos se dão por meio de um sistema de axiomatização cibernético que caracterizaremos como dispositivos de individualização neoliberal. Esses dispositivos produzem sujeitos neoliberais manipuláveis para fins mercadológicos, políticos e sociais através da modulação algorítmica, dataficada e psicofisiológica dos usuários. Objetivamos demonstrar que esse sistema de individualização é uma tecnologia de axiomatização capitalístico, em uma elaboração que une as definições do conceito dadas por Deluze & Guattari e Simondon, estruturando as operações do desejo humano junto as operações sociotécnicas algoritmizadas das tecnologias digitais para atrelar a agência humana à agência maquínica capitalista em sua fase neoliberal. Para essa pesquisa, utilizaremos um método que mistura o acompanhamento de grupos de WhatsApp de caminhoneiros, o estudo de documentos oficiais oferecidos pelo WhatsApp, a análise de patentes de algoritmos da empresa, junto a entrevistas semiestruturadas com caminhoneiros, produzindo uma descrição densa que transversalize as operações técnicas, os discursos sobre tecnologia e as práticas reais de comunicação nesses espaços. Com isso, pretendemos demonstrar as estruturas técnico-sociais envolvidas nas relações de poder na contemporaneidades das plataformas sociais.

12
  • CAROLINA ALAMINO FELIX DE MORAES
  • O acesso à saúde bucal como mecanismo de cidadania: um estudo a partir do programa Brasil Sorridente

  • Leader : ROBERTA GUIMARAES PERES
  • Data: 7 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho faz uma investigação social da saúde bucal dos brasileiros, especialmente a partir da atenção que essa recebeu com a criação do Programa Brasil Sorridente. A pergunta que se pretendeu responder foi: qual o histórico, em termos de políticas públicas de atenção à saúde bucal no Brasil e, dentre essas, em que medida o Programa Brasil Sorridente representou um mecanismo de cidadania? Como fontes, o trabalho se valeu de literatura especifica e das pesquisas SB Brasil 2003, SB Brasil 2010, resultados preliminares do SB Brasil 2020 (2021-2022), e das PNS 2013 e PNS 2019. No texto, recupera-se a história da construção da saúde pública no Brasil, com destaque para a atenção que a saúde bucal mereceu nesse sistema. Demonstra-se como a Constituição de 1988 e a criação do SUS foram importantes conquistas sociais da redemocratização e criaram a estrutura legal e institucional para os cuidados públicos com a saúde compreendida de forma universal e igualitária. Nesse contexto, o surgimento do Brasil Sorridente representou um marco fundamental para que a saúde bucal fosse compreendida como uma parte integrante e inafastável da saúde integral do indivíduo. Na construção do trabalho, também se recupera e enfatiza a importância da saúde bucal para além dos fatores físicos e objetivos, o que se desenvolve a partir do conceito de bucalidade. Avançando, o trabalho revela como, na saúde bucal, manifestam-se as desigualdades estruturais históricas marcadas por raça, gênero, renda, escolaridade e regiões brasileiras. Por fim, as comparações de dados da PNS de 2013 e 2019 permitem inferir o impacto do sucateamento do Programa Brasil Sorridente observado desde de 2014.

13
  • MAYARA AMARAL DOS SANTOS
  •  

    O JONGO NO QUILOMBO SAMBAQUI: CORPO, MEMÓRIA E TERRITÓRIO NA BRASILÂNDIA

  • Data: 4 août 2023


  • Afficher le Résumé
  • O Quilombo Sambaqui está situado na região norte de São Paulo, no Jardim Guarani, distrito da Brasilândia. O grupo, fundado e liderado por Rosângela Macedo, é composto por  mulheres que estudam e promovem o Jongo.  Reflito nesta dissertação como o jongo pode ser uma estratégia de resistência, tendo em vista que através do jongo podemos articular muitos dados sobre a memória do povo negro brasileiro, suas formas de atuação política, cultural e religiosa. A partir do Quilombo Sambaqui, relato a atuação das culturas populares nas periferias de São Paulo, traçando um paralelo de resistências e memórias coletivas que constituem o universo de categorias de pensamento do Quilombo. Através das relações locais busco compreender quem sou, e a nossa história. Analiso também possibilidades de cura do sofrimento, através de espaços de elaboração de pensamento para mulheres negras e periféricas, como espaço Quilombo Sambaqui.

14
  • BÁRBARA DE OLIVEIRA LOPES
  • A universidade flexível: a proposta “de excelência” da Universidade Federal do ABC

  • Leader : MARIA LIVIA DE TOMMASI
  • Data: 6 nov. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Com uma história caracterizada pelo elitismo, pelo credencialismo e pelo autoritarismo, o ensino superior brasileiro passou, nas últimas décadas, por intensas mudanças com a ampliação do acesso e a introdução de políticas de inclusão para segmentos anteriormente excluídos sem, no entanto, reverter a transformação pela qual passavam as instituições públicas sob os imperativos da produtividade, eficiência e flexibilização. Juntamente à ideia de “investimento” em educação como chave para o desenvolvimento econômico, esse movimento ganhou forma com a difusão da teoria do capital humano, formulada por economistas da Escola de Chicago, e impulso por meio da atuação de organismos internacionais, como Unesco e Banco Mundial. O conceito de “engajamento econômico da juventude” é um recente desdobramento da teoria do capital humano, preconizando como condição ideal para os jovens a conciliação entre estudos e inserção profissional. É nesse quadro que analisamos a proposta de “inovação” da Universidade Federal do ABC (UFABC), que combina políticas de inclusão e um modelo pedagógico baseado na “excelência”, flexibilidade e competitividade, buscando aproximar a educação do mercado de trabalho reconfigurado pela reestruturação produtiva. Esse modelo cria entraves para a vivência dos alunos, levando a um número elevado de reprovações e prazos alongados para a conclusão dos cursos, que afetam principalmente os estudantes trabalhadores, maioria na universidade. A pesquisa se valeu da análise de documentos do Banco Mundial e da UFABC, de dados estatísticos sobre o ensino superior e do Perfil Discente da Graduação da UFABC, em diálogo com a literatura crítica. A partir do estudo de caso da UFABC, a dissertação visa contribuir com a compreensão da difusão do receituário neoliberal no âmbito das políticas de ensino superior.


15
  • GABRIELA FERNANDES GALLIETA
  • MIGRANTES FORÇADOS QUALIFICADOS:

    Causas e consequências para a baixa efetividade da revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil

  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 27 nov. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação tem por objetivo compreender as causas da migração forçada, para o Brasil, de pessoas com alto nível educacional, bem como os motivos e consequências da baixa efetividade do processo de revalidação de diplomas estrangeiros. Observamos que pessoas com maior nível educacional possuem maior capital social, cultural e financeiro, o que auxilia no processo migratório, especialmente quando há alto grau de coerção para mover-se. No contexto de restrição de entrada nos países do Norte, além de situações de violação de direitos humanos, desastres ambientais e pobreza extrema em países próximos, o Brasil tornou-se uma opção de destino para esse grupo. Em relação ao processo de revalidação, verificamos que a falta de uniformidade e de publicidade nos procedimentos, assim como a exigência de documentos em oposição à realização de exames, acarretam a sua baixa efetividade. Como consequência, migrantes forçados qualificados encontram-se subaproveitados profissionalmente, com prejuízos econômicos, psíquicos e para a integração local. Utilizamos como metodologia a análise bibliográfica e a análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com migrantes forçados.

16
  • ANDERSON DA CUNHA DO PATROCÍNIO
  • A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS IDEOLÓGICOS NOS VIDEOGAMES

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 29 nov. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Os videogames, que operam por meio da participação do jogador em fluxos de interação e narrativa, têm se tornado uma modalidade de entretenimento cada vez mais adotada. Seu público tem se diversificado nas últimas décadas, sendo este um dos fatores que influenciaram no aprimoramento tecnológico e na sofisticação de seus recursos estéticos, sendo tido por muitos como uma ferramenta de criatividade com um valor agregado que se assemelha a outras modalidades da expressividade humana, assim como também vem despertando, cada vez mais, a atenção de segmentos diversos de acadêmicos dos mais variados campos do saber, dando origem ao se convencionou chamar de game studies. Sendo o objeto desta pesquisa a relação das pessoas com os elementos ideológicos presentes nos videogames, este trabalho pretende se debruçar sobre a contemporaneidade dos jogos a partir da constituição e do amadurecimento da cultura desta comunidade, que vem sendo observada com afinco por pesquisadores já há algumas décadas. Com o objetivo de compreender as orientações ideológicas presentes nos videogames a partir da percepção de seu público, este estudo apresenta um questionário elaborado com a finalidade de demonstrar com segurança metodológica como ocorrem essas orientações, confrontando as respostas da metodologia adotada com o aporte teórico apresentado durante o desenvolvimento da pesquisa, considerando dados de natureza sociocultural e variáveis acerca de jogos e hábitos de consumos relacionados. A pertinência deste estudo encontra forte abrigo na presença massiva dos videogames e de seus elementos na cultura contemporânea, sendo desejável que o tema seja repensado para além de aspectos mais imediatos, como por exemplo, a gamificação na educação ou o apelo comercial do termo gamer, elevando este objeto de estudo para instâncias mais amplas da compreensão acerca das relações sociais que o cercam. 

17
  • ELIANE FREITAS
  • IMPACTOS DA GESTÃO NEOLIBERAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: a captura da subjetividade e o sofrimento psíquico entre bancários

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 29 nov. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Partindo do tema do sofrimento psíquico do trabalhador bancário, esta pesquisa tem como objetivo identificar a origem e a natureza de tais sentimentos, tendo como eixo central a influência da ideologia neoliberal tanto no modelo de organização do trabalho quanto na subjetividade dos trabalhadores. Trata-se de estudo de caso de trabalhadores formais, de elevado nível educacional, empregados em uma diretoria estratégica de um banco brasileiro de economia mista. Os referenciais teóricos adotados de autores como Dardot e Laval, Antunes, Linhart, Gaulejac e Pages et al permitem compreender o neoliberalismo e as práticas de gestão do trabalho delineadas sob este modelo. Já os depoimentos provenientes das 12 entrevistas realizadas possibilitam reconhecer sentimentos como cansaço, insegurança e frustração, num ambiente em que a organização da produção guarda características tayloritas, em meio a um modelo de gestão de mão de obra orientada pela subjetividade e por técnicas toyloristas. Características do paradigma neoliberal e de seus modos de organização do trabalho são analisados e identificados na diretoria estudada e na subjetividade de seus empregados, a fim de relacioná-las ao sofrimento por eles vivido.

18
  • TÁCITO YURI DUTRA CHIMATO
  • MIGRAR E MORAR: A QUESTÃO DA ALTERIDADE E MORADIA DOS HAITIANOS NA "OCUPAÇÃO PINHEIRAL" - CIDADE DE SÃO PAULO

  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 29 nov. 2023


  • Afficher le Résumé
  • O texto a seguir tem como objetivo dissertar sobre a questão de moradia em São Paulo para os  haitianos a partir de sua localização no mercado de trabalho. Depreende-se que, a partir de dados sobre sua média salarial e as inúmeras diferenças sociais por estarem em um país diferente do seu, os migrantes haitianos acabam por ter que lidar com limitações para suas opções de moradia. Dessa forma, por meio de uma série de entrevistas qualitativas, em modelo aberto, e quantitativas, com o apoio de um questionário, a pesquisa acompanha um grupo de imigrantes residentes na Ocupação Pinheiral, no bairro do Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. A pesquisa, portanto, se utiliza pequeno recorte da situação dos migrantes com relação à residência busca entender como essa questão se desdobra por uma série de tópicos sobre o trabalho, acesso aos bens de consumo e possibilidades para o futuro no país.

19
  • AMANDA LUZIA RECKE
  • MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA:

    Um estudo sobre as práticas que constroem as masculinidades jovens

  • Leader : ROBERTA GUIMARAES PERES
  • Data: 1 déc. 2023


  • Afficher le Résumé
  • O foco principal que guiou a formação do campo de estudos de gênero (na segunda metade do século XX) e sua posterior institucionalização acadêmica (na década de 1980) era estabelecer uma base teórica-conceitual (mas também política) capaz de evidenciar que a subordinação das mulheres era uma construção da sociedade patriarcal e, desse modo, poderia ser combatida. Como o foco durante este período de formação/institucionalização esteve voltado quase exclusivamente para a relação de subordinação das mulheres dentro do sistema social patriarcal enfatizado e estudado pelas teorias feministas, as pesquisas sobre homens e masculinidades permaneceram à sombra (ARRILHA, UNBEHAUM, MEDRADO, 1998). Conforme explicaremos detalhadamente nas seções que compõem este primeiro capítulo, o campo de estudo das masculinidades vêm se desenvolvendo desde o final da década de 1980 derivando o seu aparato teórico-conceitual e suas abordagens metodológicas de diálogos com as teorias feministas.   

    A presente pesquisa se vincula à corrente que, na tradição dos estudos de masculinidades, tomam o gênero como uma construção social situada histórica e culturalmente (BEAUVOIR, 2016a, HARAWAY, 2004; CONNELL, 2105; CONNELL e PEARSE, 2015; VIGOYA, 2018 et. al.). Além disso, esta pesquisa reconhece que os estudos das masculinidades são devedores dos avanços promovidos pelas teorias feministas, sobretudo em relação ao modo como estas capturaram teórica e conceitualmente o problema central da subordinação das mulheres. Contudo, vale ressaltar que a pesquisa aqui apresentada considera que o poder opera através de múltiplas e fluídas estruturas de dominação (PISCITELLI, 2009). Essa perspectiva nos permite uma compreensão do gênero como parte de um sistema de dominação intimamente articulado com classe, raça, nacionalidade, idade entre outras dimensões.

    O objetivo principal dessa dissertação é investigar como as práticas que constroem as versões locais de masculinidades de jovens (entre quinze e dezoito anos) são constituídas a partir da interação entre os elementos associados à masculinidade hegemônica (desempenho heterossexual, força física, sucesso financeiro, entre outras categorias) e aos marcadores sociais da diferença (como por exemplo, raça, classe, nacionalidade, sexualidade).

    Neste primeiro capítulo – que compõe o material para exame de qualificação – o objetivo é apresentar os principais pressupostos teóricos que orientam a investigação do problema de pesquisa a partir do resgate da trajetória histórica dos estudos de gênero e consequentemente dos estudos de masculinidade. Além disso, pretendemos apresentar o aporte teórico que viabilizará nossa investigação.   

    Este primeiro capítulo da dissertação está estruturado em duas grandes seções. Na primeira seção apresentaremos um breve histórico do desenvolvimento do campo de estudos de gênero. A intenção é lançar luz sobre o que a literatura considera como principais contribuições e os pontos de inflexão do campo. O enfoque nesta primeira seção prioriza a transição da categoria “mulher” para a categoria “gênero”, uma vez que essa transição é um dos pressupostos teóricos desta pesquisa, pois, constitui o componente fundamental para que os estudos sobre homens e masculinidades emergissem e pudessem se expandir.  Na segunda seção, apresentaremos os principais conceitos teóricos que alicerçam a pesquisa: o conceito de gênero (CONNELL e PEARSE, 2015; CONELL 2016); ordem de gênero e regime de gênero; (CONNELL, 1983; CONNELL, 1987; CONNELL 2015; CONNELL e PEARSE, 2015; CONNELL 2016) e masculinidade hegemônica (CONNELL, CARRIGAN E LEE, 1985; CONNELL, 1987; CONNELL E MESSERSCHMIDT, 2013). Estes quatro conceitos teóricos compõem, junto com o conceito de marcadores sociais da diferença (SCHWARCZ, 2015; SIMÕES e CANCELA, 2018) nosso problema de pesquisa.

20
  • MARLOS DICK HERMES
  • “Crise da masculinidade” e discursos masculinistas na internet através da análise de um podcast “red pill”: do reacionarismo mítico à sujeição neoliberal

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 5 déc. 2023


  • Afficher le Résumé
  • A metáfora da "red pill" tem sido utilizada por alguns grupos de homens, especialmente em espaços virtuais. A partir do pensamento de Rollo Tomassi, best seller estadunidense esses grupos estruturam uma matriz de pensamento fundamentada na naturalização da misoginia, na racionalização das relações afetivo-sexuais e na ideia de que a sociedade seria, na contemporaneidade, uma espécie de ditadura que favorece as mulheres jurídica, sexual e econômicamente, inscrevendo seu pensamento em uma ideia de "crise da masculinidade". Partindo dessa noção de "crise" como chave, investiga-se essa forma de masculinismo, sua posição em uma inserção mais ampla na ordem dos masculinismos desde a modernidade, bem como a relação desses com outras "crises" pelas quais já passara a masculinidade antes da atual. A partir de uma seleção de 81 vídeos de um conjunto mais amplo publicados por um podcast "red pill" ao longo do ano de 2022 (1.588 vídeos), constituiu-se um corpus de análise para reconstituir uma cosmovisão mais ampla, buscando entender, a partir dos enunciados, aquela matriz de pensamento, com auxílio de algumas ferramentas da análise de discurso. A hipótese inicial que orientou o trabalho era a de que esses discursos apresentassem o predomínio de um reacionarismo sobre os papeis de gênero. No entanto, com o decorrer da análise, percebeu-se que os mesmos representam não apenas essa faceta – mobilizada a partir de uma suposta crise da masculinidade -, mas também uma captura desses sujeitos pelo discurso neoliberal.

Thèses
1
  • CIDÁLIA DE JESUS FERREIRA DOS SANTOS NETA
  •  

    Potencial histórico-cultural dos embrechados: estudo de caso no Cemitério de Nazaré - BA

  • Data: 26 avr. 2023


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa versa sobre o caráter sígnico dos embrechados no Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos, na cidade Nazaré, no Recôncavo Baiano. O embrechamento é uma técnica artística semelhante aos mosaicos, surgida na Itália durante o século XVI. Sua aplicação consiste em incrustar fragmentos diversos de seixos; conchas; madeira; fósseis; azulejos; louças; ladrilho hidráulico; vidros e dentre outros materiais, preenchendo as superfícies e criando uma espacialidade entre cores, brilhos e texturas. Enquanto símbolo de arte, referente de sensibilidades e relações sociais, inserido em espaços de preservação e memórias, busca-se interpretar os signos, a correlação com o contexto social e sua capacidade em contribuir à ressignificação dos objetos e componentes da materialidade, através de conceitos aplicados às Memórias, Histórias e Semiótica fundamentados no âmbito da Cultura e Comunicação Social. Nos locais onde são empregados, especificamente no cemitério, os embrechados destacam ideias de espaço elevado de dominação, numa representação de benção e sacralidade, enquanto em Nazaré por a necrópole se apresentar com fronte voltada a avistar toda a área territorial da cidade, também determina sinal de proteção, respeito e divinização.

2
  • FELIPE TAVARES PAES LOPES
  • O “trio de ferro” contra a dominação: torcedores de futebol, ativismo e resistência

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 2 mai 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento dos debates sobre ativismo esportivo no Brasil – considerando que esse ativismo é constituído tanto pelas ações que visam transformar as estruturas sociais e políticas específicas do esporte quanto por aquelas que buscam, por meio dele, alcançar transformações políticas e sociais mais amplas. Para tanto, aborda três coletivos ativistas de torcedores: o Coletivo Democracia Corinthiana, o Bloco Tricolor Antifa e o Porcomunas. Ao fazer isso, esta pesquisa objetiva responder às seguintes questões: de que maneira esses coletivos organizam, interpretam e colocam em prática seu ativismo? E em que medida e como ele pode representar uma forma de resistência às estruturas de dominação do universo futebolístico e da sociedade em geral? Para responder as questões formuladas, adota uma abordagem multiperspectívica e, apoiada na teoria social crítica de John B. Thompson, propõe que uma prática seja caracterizada como de resistência quando ela se contrapor a

    uma ou mais formas de dominação. No que diz respeito ao método, adota os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, aplicação de questionários, observação direta, entrevistas individuais e em grupo e análise do conteúdo de postagens em redes sociais digitais. A partir da adoção desses procedimentos, (re)constrói a trajetória de lutas travadas por associações de torcedores de futebol no contexto da cidade de São Paulo a partir da década de 1940 e desenvolve uma taxonomia dessas associações. Também analisa o perfil e os modos de atuação dos membros dos coletivos pesquisados, assim como suas arenas e agendas de lutas. Entre outras coisas, essa análise indica que as atividades desses membros estabelecem um campo de interação onde podem preencher, até certo ponto, suas necessidades afetivas, assim como representam formas mais democráticas de ocupar os espaços urbanos. Também indica que a luta desses coletivos mira a violência e as ideias fascistas e que, para enfrentá-las, eles investem na organização de atividades de conscientização política e de inclusão social, assim como na realização de protestos e manifestações de rua. Investimento que se fundamenta em um imaginário sobre o fascismo que o considera um produto da irracionalidade. Tais coletivos também miram o neoliberalismo, identificado como uma forma de fascismo, e se engajam nas lutas a favor das “minorias”, iluminando e se contrapondo a formas de dominação que costumam permanecer na penumbra. Outra pauta de relevo é a luta contra o processo de hipermercantilização do futebol, que é criticado a partir de uma narrativa saudosista e nostálgica. As análises feitas também sugerem que, no contexto pesquisado, o futebol não pode ser interpretado como uma atividade capaz de segmentar as forças progressistas, uma vez que, nele, torcedores de clubes rivais desenvolvem redes de apoio mútuo, a fim de criar uma sociedade mais igualitária, justa e democrática. Na verdade, o futebol opera, no referido contexto, como uma poderosa força integrativa, capaz de unificar as referidas forças e, com isso, ampliar suas chances de se constituírem num desafio efetivo às relações de dominação.

3
  • PABLO DE OLIVEIRA LOPES
  • HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: ATUALIDADE E PASSADO ENTRELAÇADOS EM UMA ANÁLISE ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A SAÚDE LGBTQIA+

  • Leader : PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
  • Data: 31 mai 2023


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho, uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, analisa textos de divulgação científica sobre a saúde LGBTQIA+, publicados nos anos 1980 e 1990, e outros, difundidos atualmente: são avaliados escritos de jornalistas e médicos, divulgados nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, e publicações recentes (a partir de 2016), feitas por distintos profissionais, entre eles, jornalistas, médicos e uma enfermeira, em variadas plataformas. Para desenvolver tal análise, que se propõe a entender se a divulgação de escritos a respeito da saúde, dedicados ao público leigo, acompanhou as transformações pelas quais passou a sociedade, aplica-se a História do Tempo Presente (HTP), área dos estudos históricos que desloca o centro da pesquisa do passado para o presente, com o intuito de compreender como acontecimentos do pretérito repercutem na atualidade. O método para avaliar os documentos envolve a Análise Crítica do Discurso (ACD), abordagem teóricometodológica que permite investigar a maneira como as formas linguísticas funcionam na reprodução, manutenção e transformação social, e também o jornalismo de subjetividade. Realizamos ainda entrevistas semiestruturadas com 03 médicos, que são divulgadores científicos, e elas fazem parte da análise. A partir da avaliação das publicações, percebemos que mudanças positivas (avanços quanto ao número de temas discutidos, quanto ao vocabulário usado nos textos e quanto aos canais de divulgação e à profundidade das discussões) ocorreram na maneira de se abordar a saúde LGBTQIA+. Entretanto, a despeito disso, notamos que ainda é possível encontrar discursos que não contribuem para um debate tão salutar acerca de assuntos relacionados à saúde LGBTQIA+.

4
  • MARCELO MARTINS DA SILVA
  • O PT e a questão racial no Brasil: ambivalências e antinomias

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 6 juin 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa, intitulada “O PT e a questão racial no Brasil: ambivalências e antinomias”, analisa a relação do PT com a questão racial – do período de sua fundação, em 1980, até os primeiros anos do governo de Dilma Rousseff – em especial seu antirracismo limitado pelos constrangimentos estruturais da sociedade e Estado racistas no Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em análise de documentos e entrevistas. Para embasar nossos argumentos utilizaremos, além de uma bibliografia voltada para a questão racial no PT, documentos diversos relativos ao partido, como resoluções de congressos e encontros nacionais, dentre outros. O argumento é que ao transitar nos limites da institucionalidade racista brasileira, o PT se empenhou numa luta antirracista reformista sem a possibilidade de superar o racismo, já que essa mesma institucionalidade foi moldada por relações sociais oriundas da escravidão e por uma violência colonial constantemente atualizada.

     

5
  • RODRIGO TARCHIANI SAVAZONI
  • O comum na encruzilhada: cartografia de um laboratório cidadão.

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 25 sept. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Um experimento baseado na construção de uma instituição do comum em Santos, São Paulo, é o objeto desta tese, cuja elaboração também dialoga com iniciativas semelhantes de 12 cidades e 6 países da Europa e da América do Sul que foram visitados ao longo da pesquisa. Propõe um método: a cartografia comuneira, e dobras teóricas surgidas quando movemos o conceito do comum do norte para o sul, afirmando a encruzilhada como lugar de resistência ao colonialismo e campo de possibilidades para a transformação da realidade: o devir-terreiro e o devir-floresta do comum. Esse deslocamento tem como intenção alimentar o campo de estudo do comum com saberes, métodos e táticas colaborativas protagonizadas pelos subalternizados dos territórios periféricos brasileiros. Parte do pressuposto de que o fazer comum pode contribuir para a superação do capitalismo e demonstra formas de alargar o espaço do autogoverno, extraindo de volta ou protegendo o que é potencialmente de todos do movimento de privatização generalizado que caracteriza o neoliberalismo. Como contribuição principal, documenta o processo de invenção de um laboratório cidadão, uma instituição política do comum na qual as pessoas se reúnem para criar tecnologias e promover inovações em defesa da vida.

6
  • MARIELLA BATARRA MIAN ZOTELLI
  • O ciber-fascismo no governo Bolsonaro: a comunicação reacionária propulsionada pelos aparatos privados da cibercultura e operada pela extrema-direita no Brasil

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 3 oct. 2023


  • Afficher le Résumé
  • O início do século XXI foi marcado pela mudança de paradigma nos meios de comunicação e interação nas sociedades contemporâneas. A chegada e o acesso amplo à internet, com sua arquitetura horizontalizada, na primeira década dos anos 2000, fez emergir uma série de movimentos sociais que pareciam convergir para construção de coletividades pautadas em ideias de justiça social, de democracia e do comum. Mas, o capitalismo, operado na chave implacável do neoliberalismo, se colocou à postos para reagir a essa onda das, até então, denominadas redes de indignação e esperança. A estrutura fechada e controlada das principais redes sociais on-line comandadas pelo oligopólio do Vale do Silício, atrelada à crise econômica mundial de 2008, fez eclodir, em diversos países, uma dinâmica política operada por atores e partidos alinhados ao espectro político da extrema-direita e reascender um fenômeno permeado por práticas perversas e suicidas que parecia estar enterrado num passado não tão distante: o fascismo. Desde 2010, uma onda reacionária, conduzida por representantes políticos de extrema-direita, tem se apropriado da ambivalência das redes, das contradições do sistema capitalista e das fragilidades da própria democracia liberal para trazer, de modo naturalizado, as facetas do fascismo novamente ao centro da sociedade. As eleições que levaram Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, em 2016, formalizaram o fascismo à frente do país mais rico do mundo e, indubitavelmente, escancararam as portas para ascensão do que, neste trabalho, é denominado como ciber-fascismo. Trata-se de reconhecer a fascistização das sociedades contemporâneas, no tempo histórico atual, que é operado, comunicacionalmente, na chave da cibercultura. Além de Trump, outros líderes de extrema-direita, representantes formais do fascismo, também ganharam relevância no cenário político mundial. No Brasil, Jair Bolsonaro sagrou-se presidente do país em 2018 e, a partir de então, tem comandado a crescente formalização do ciber-fascismo brasileiro. Esta tese apresenta, principalmente no âmbito da comunicação na era digital e a partir do diálogo entre os referenciais teóricos que abordam as nuances do fascismo clássico do século XX e o fascismo enquanto fenômeno que transcendeu seu tempo histórico, o funcionamento deste modus operandi político-social nos tempos atuais, trançando um paralelo entre sua relação com o neoliberalismo e apresentando elementos da comunicação reacionária, operada oficialmente pelo governo brasileiro comandado por Jair Bolsonaro.

7
  • JOSIANE SILVA BRITO
  • «NÃO EXISTE MULHER BANDIDA»: Um estudo das relações de gênero nas prisões paulistas

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 10 oct. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Entendemos a prisão como uma instituição estreitamente relacionada ao modo capitalista de produção e reprodução da vida. Desta feita, estudamos a prisão e as dinâmicas e relações de poder que a perpassam com o objetivo de, para além de apreender e analisar tais relações, entender como suas elas explicam e são explicadas pela atual conformação da ordem sociometabólica do capital. Neste sentido, fundamentadas por discussões desenvolvidas por teóricas da reprodução social, da Teoria da Reprodução Social, dos feminismos negros e decoloniais, neste trabalho buscamos compreender como as relações de gênero, coconstituídas pelas relações de raça, classe e sexualidades, perpassam e conformam as dinâmicas das prisões do estado de São Paulo marcadas pela presença da organização de presos Primeiro Comando da Capital. Considerando as complexidades de fazer pesquisa em prisão, optamos pela coleta de dados e informações provenientes de diferentes fontes. Assim, realizamos entrevistas semiestruturadas com pessoas egressas e funcionárias de prisões paulistas; observação das dinâmicas e relações de poder presentes em instituições prisionais paulistanas; e análise documental de materiais produzidos pelo próprio PCC. A partir da análise desse material, identificamos representações de gênero que separamos em três eixos: representações que partem da ideia de que “não existe mulher bandida”; que entendem a mulher como demasiadamente emocional e histérica, em oposição a uma compreensão do masculino como racional e equilibrado; e que associam a masculinidade à honra, à virilidade, à força e ao “ser guerreiro”. Argumentamos que tais representações de gênero estão intimamente associadas às construções de gênero forjadas no alvorecer do capitalismo industrial e que norteiam a conformação da divisão sexual do trabalho no PCC, em que mulheres ocupam posições coadjuvantes e subalternas e homens, posições de protagonismo. Verificamos, ainda, que o controle que o PCC exerce sobre os corpos e a sexualidade das pessoas presas em cadeias masculinas é maior do que o exercido nas prisões femininas. Enquanto as relações homoafetivas são aceitas nestes espaços, nas prisões masculinas homens gays só são aceitos caso “se comportem”, não sendo “afeminados”, revelando os efeitos da construção das masculinidades sobre aqueles que não se submetem à normatividade heterossexual. São associados às mulheres, em termos de passividade e de penetração das fronteiras do corpo, e punidos com a perda de privilégios associados ao gênero masculino. Sobre a divisão sexual do trabalho nestes contextos, observamos uma forte conexão entre gênero e sexualidade em sua conformação, em que homens gays realizam trabalhos entendidos como femininos, como a lavagem de roupas e a limpeza de celas, e mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres realizam trabalhos associados ao masculino, como as atividades de manutenção. Embora vigore nas prisões uma ordem de gênero baseada em valores conservadores, baseados em uma dicotomização estrita entre masculino-homem/feminino-mulher e a divisão sexual do trabalho mais tradicional, devido à segmentação sexual das cadeias, a divisão sexual do trabalho se rearranja, de forma a borrar as fronteiras daquilo que se convencionou chamar “sexo”, a partir de denominações sexuais, orientações e identidades.

8
  • ELIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO
  • O REUNI e a Difusão do Discurso de Uma Nova Ideia de Universidade

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 16 oct. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Este estudo analisa o processo de difusão do discurso de uma nova ideia de universidade no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, procurando demonstrar a tese de que a legitimação ou não do discurso pode ser considerado um dos fatores determinantes em processos de difusão de políticas educacionais. O texto estrutura-se de forma a contemplar três eixos investigativos: a emergência, a constituição e a difusão de tal discurso, a partir de um exercício interdisciplinar entre constructos teóricos e metodológicos da Difusão de Políticas Públicas e da Análise de Discurso. Os resultados revelam que no âmbito do REUNI predominou como forma de transferência a cópia adaptada, manifestada por processos muito distintos a depender do momento e do contexto da política. No REUNI-MEC houve a legitimação do discurso, em um movimento de transferência bottom-up, tendo como principais mecanismos impulsionadores a circulação de atores e de ideias. No REUNI-Universidade houve uma legitimação seletiva do discurso, de forma a conciliar a complexidade dos interesses e disputas internas, em um movimento de transferência top-down, tendo como principais mecanismos a coerção e a competição entre as universidades. O REUNI não foi capaz de mobilizar as universidades no sentido de uma profunda transformação enquanto rede, mas promoveu avanços significativos em diversos aspectos da educação superior brasileira.

9
  • JOYCE ARIANE DE SOUZA MALDONADO
  • TECNOLOGIAS DE DATAFICAÇÃO E O APROFUNDAMENTO DO NEOLIBERALISMO NA SAÚDE BRASILEIRA

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 17 oct. 2023


  • Afficher le Résumé
  • Esta tese investiga, a partir de um olhar dialético entre economia, política e sociedade, como o emprego de tecnologias digitais, baseadas em coleta, processamento, análise e classificação de dados, se articula ao aprofundamento do capitalismo em sua atual etapa neoliberal no setor da saúde brasileira. Para responder à questão central da tese, que diz respeito a como essa articulação tem se desenvolvido nas últimas décadas, realiza-se, a princípio, uma revisão bibliográfica acerca das teorias do neoliberalismo e do seu desenvolvimento, bem como do surgimento e da evolução de tecnologias digitais e de suas estruturas de dataficação, principalmente, no que diz respeito a suas aplicações no setor da saúde. Em seguida, realiza-se por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, uma análise sobre o processo histórico da criação, do desenvolvimento e das aplicações de propostas e políticas públicas, elaboradas e publicadas pelo Ministério da Saúde (MS), em relação à construção de uma saúde digital, que perpassa, inicialmente, por processos de digitalização e informatização do setor e, posteriormente, pela aplicação e uso de tecnologias de dataficação. Na sequência, apresenta-se, ainda de acordo com estas metodologias, uma análise sobre as perspectivas de atores que compõem a Saúde Suplementar Brasileira, como as Seguradoras, sobre o uso de tecnologias de dataficação em suas estruturas e a importância que os (meta) dados apresentam para o avanço do setor privado na saúde brasileira. Por fim, esta tese apresenta um organograma referente ao atual cenário de aplicações e uso de tecnologias de dataficação no setor da saúde e analisa seus impactos na área e na sociedade brasileira, bem como apresenta as tendências que se desenham na articulação entre o aprofundamento do capitalismo neoliberal e as tecnologias baseadas em (meta) dados.

2022
Thèses
1
  • PEDRO DANTAS MENEZES ZORNOFF TÁBOAS
  • Seguridade Social: Orçamento de assistência social entre os governos Dilma-Temer e a contraofensiva neoliberal.

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 18 janv. 2022


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo desta pesquisa é reconstituir o estado da correlação de forças nesse recente processo de disputa entre as concepções de gastos públicos no Brasil, com base nos dados referentes à seguridade social. Através de pesquisa documental, o trabalho busca demonstrar como a nomeação de uma crise política e econômica abriu uma janela de oportunidade para se estabelecerem controvérsias burocráticas e políticas sobre despesas/investimentos do Estado, e, em um segundo momento, desmobilizar e deslegitimar as garantias político-sociais convencionadas na Constituição de 1988 para se instituir uma nova ‘razão de Estado’. Assim, transformações nas percepções culturais sobre a seguridade social têm modificado o espaço econômico e contribuído para a difusão de novos sentidos sobre ela. Baseando-se na sociologia reflexiva de Bourdieu e tomando como referência trabalhos das sociologias econômica e das finanças, da sociologia das controvérsias, e com dados extraídos do Orçamento Geral da União e Balanço Geral da União dentro dos Projetos de Lei Orçamentária Anual, disponíveis no sistema de informações SIGA Brasil do Senado Federal, o trabalho tenta demonstrar, através da análise de artigos dos blogues do portal da Valor Econômico Digital, como o orçamento se torna um instrumento de disputa cultural e política sobre novos padrões de moralidade do Estado.

2
  • ALMIR DOS SANTOS
  • As percepções das relações de gênero entre as jovens metalúrgicas do ABC Paulista

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 24 févr. 2022


  • Afficher le Résumé
  • O estudo do processo de construção das trajetórias ocupacionais das jovens metalúrgicas formadas pelo SENAI VW tem como objetivo compreender as ações sociais dessas mulheres no espaço fabril, transformando as experiências concretas de cinco jovens metalúrgicas da indústria automotiva em registros que apontam para mudanças históricas no processo de reprodução social desta categoria profissional. A dinâmica social das trajetórias ocupacionais das jovens metalúrgicas formadas no Centro de Formação Técnica do SENAI/Volkswagen está marcada por práticas sociais que demonstram a persistência histórica das práticas de opressão de gênero, fenômeno resultante das relações sociais de sexo no espaço fabril, constituídas e constituintes de relações assimétricas e desiguais de poder no espaço fabril, de tal modo que a formação técnica e acadêmica obtida, as conquistas salariais e trabalhistas ao longo das últimas décadas, não foram suficientes para amenizar os efeitos perversos da opressão de gênero que incidem sobre a experiência concreta destas trabalhadoras. A abordagem dos aspectos metodológicos de pesquisa a partir da perspectiva de gênero, buscam vestígios histórico do caráter acentuadamente masculino do espaço fabril, invisibilizando a parcela feminina da categoria. As práticas de opressão de gênero operam a normalização da subordinação feminina, viabiliza a consecução das trincheiras organizacionais mediante a separação e a hierarquização do trabalho feminino, bem como dificultam a mobilidade profissional destas trabalhadoras, demonstrando a permanência histórica da divisão sexual do trabalho no espaço fabril, com os mecanismos reprodutores da dominação masculina.

3
  • ANDRESSA ALVES MARTINO
  • O rótulo de “solicitante de refúgio” no Brasil: a política do CONARE e a provisoriedade permanente desta categoria migratória

  • Leader : JULIA BERTINO MOREIRA
  • Data: 20 avr. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Na última década, presenciamos um aumento sem precedentes no número de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil. Como consequência, muitos migrantes passaram a sustentar o rótulo de solicitantes de refúgio enquanto aguardavam o resultado de seu pedido, cuja análise é feita pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão responsável pela gestão do processo de reconhecimento da condição de refugiado. Enquanto solicitantes de refúgio, os migrantes detêm direitos e deveres específicos que diferenciam esse rótulo de outras categorias migratórias previstas no arcabouço jurídico brasileiro. Durante esse período, notamos que, com exceção do movimento migratório de venezuelanos e sírios, poucos migrantes recebiam deferimentos, permanecendo em grande parte como solicitantes, quer seja porque ainda não tiveram seus pedidos analisados ou porque após o indeferimento pediam recurso e continuavam sustentando tal condição. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, a partir de um viés institucional, lançar luz sobre o processo de reconhecimento da condição de refugiado conduzido pelo CONARE entre os anos de 2011 e 2020 e apresentar um panorama que compreenda seu contexto histórico, seus instrumentos normativos, os principais atores envolvidos, as etapas processuais e as disputas que abrangem sua prática. Buscamos ainda mais especificamente responder: a solicitação de refúgio no Brasil tem se tornado mais do que uma etapa do processo de elegibilidade, adquirindo características de uma categoria migratória per se? Trabalhamos com a hipótese de que a solicitação de refúgio tem ganhado importância e complexidade a ponto de ser vista como uma categoria que demanda atenção e esforços analíticos próprios, pois pensá-la apenas como parte do refúgio tem se mostrado insuficiente para compreender as dinâmicas e disputas que a atravessam. Em termos metodológicos, utilizamos pesquisas documentais e referências teóricas relativas ao tema, sobretudo os aportes de Sayad (1998), Fassin (2014; 2015) e Zetter (2007), e realizamos 13 entrevistas semiestruturadas com profissionais de instituições governamentais e da sociedade civil que atuam diretamente no processo de elegibilidade e/ou com solicitantes de refúgio. Como justificativa, identificamos que o fenômeno da solicitação de refúgio no Brasil tem se complexificado nos últimos anos ao passo que tem sido pouco explorado em pesquisas acadêmicas. Concluímos que o solicitante de refúgio no Brasil vive numa espécie de limbo jurídico e numa situação de provisoriedade permanente, tal como analisou Sayad (1998), e que a solicitação de refúgio tem se modificado e adquirido características que demandam estudos particulares. Prova disso se verifica no aumento expressivo na quantidade de solicitações e na diversidade de origem dessas pessoas; em sua mobilização por parte dos migrantes diante da indisponibilidade e ausência de hipóteses de autorização de residência mais amplas e acessíveis; no período indeterminado que os migrantes permanecem no passivo de casos pendentes; e em sua instrumentalização por parte de atores estatais como estratégia de governança migratória.

4
  • MARIANA DE SOUSA CAIRES
  • Jornalistas periféricos: modo de fazer e financiamento das atividades

  • Leader : MARIA LIVIA DE TOMMASI
  • Data: 29 avr. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa tem como objetivo analisar o contexto de trabalho de jovens comunicadores de periferias da zona sul de São Paulo, com atenção às redes de relações em que se inserem e os modos de fazer que possibilitam seu financiamento. A investigação tem a metodologia da pesquisa-ação, que possibilitou registrar coletivamente conhecimentos acerca dos conflitos, diferentes agentes envolvidos, fatores históricos, políticos e territoriais em questão. Visa contribuir com o campo de estudos sobre juventude, comunicação nas e das periferias e precarização do trabalho.

    Foram observadas as trajetórias de três grupos: Periferia em Movimento, da região do Grajaú, Desenrola e Não me Enrola e Embarque no Direito, do M’Boi Mirim. Estes grupos trabalham com a divulgação de conteúdo jornalístico em seus sites e jornais impressos; para conseguir se sustentar, encontraram um formato de trabalho por projetos temporários, que os interliga a uma ampla rede de atores. A partir da realização de entrevistas com o método da observação participante e revisão de bibliografia sobre o tema, apresento uma linha do tempo destes projetos, e investigo como a realização e financiamento de suas atividades faz parte de um contexto de mobilização territorial, criação de políticas públicas municipais e agendas de organizações não governamentais.


5
  • VANESSA RAMOS DA SILVA
  • Entre trancas e fardas: transformações na carreira dos Agentes de Segurança Penitenciária de São Paulo para polícia penal no contexto de hegemonia do PCC

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 4 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo desta pesquisa é compreender as mudanças na carreira dos Agentes Penitenciários em São Paulo, determinadas pelas condições do sistema carcerário brasileiro, especialmente no que se refere à atuação do PCC, e pelas demandas da própria categoria, que culminaram na transformação em polícia penal. Para isso, investigamos a configuração da prisão, a realidade dos presídios no Brasil, ambiente em que atuam os agentes penitenciários e onde se estabeleceram as facções criminais, considerando as questões em torno da finalidade da pena, a suposta função ressocializadora do cárcere, os embates ao redor da ideia de humanização dos presídios em SP e a história e a dinâmica de atuação do PCC. Buscamos, também, entender o trabalho desenvolvido por esses agentes, segundo as normas oficiais que regulam o ofício, mapear as movimentações políticas em torno da tramitação da PEC da Polícia Penal no Congresso e realizar uma contextualização tangente a mudanças relacionadas à profissão de agente penitenciário, com ênfase no estado de São Paulo e nas especificidades normativas, sociais e circunstanciais correlatas. A fim de compreender as reivindicações por mudanças no exercício da profissão, entrevistamos 10 policiais penais que já trabalharam em regimes fechado, semiaberto e aberto, em 13 municípios no estado de São Paulo. Constatamos nas percepções desses trabalhadores que as relações no ambiente prisional, em um cenário de faccionalização, acentuam as tensões já demarcadas no contexto das prisões e que a hegemonia do PCC é um fenômeno que transforma o papel dos agentes, ao passo que a existência da facção se torna também uma justificativa para reivindicações da categoria, interferindo diretamente no caráter da função precípua desses trabalhadores, associado à reintegração social. Ao final, buscamos analisar os argumentos e as justificativas que estiveram na base dos discursos políticos que secundaram a criação da Polícia Penal no Congresso Nacional. Em termos metodológicos, optamos por selecionar a fala dos senadores, produzindo análise documental legislativa e o levantamento das justificativas para sua aprovação. Identificamos quatro principais argumentos: a profissionalização dos agentes; o porte de armas; a retomada do controle dos presídios pelo poder público; a resposta à “crise” do sistema prisional. Os discursos defensores da criação de uma nova polícia no Brasil, respaldados em uma lógica punitivista e calcados em senso comum, se desdobram na ideia central do combate às facções, situando-se num processo de transformações globais no ideário sobre o controle do crime e a punição, marcados pelas assimetrias e desigualdades históricas e estruturais que atravessam a sociedade brasileira.

     

6
  • ANA PAULA CRISTINA OLIVEIRA FREITAS
  • Criminologia e Hospital do Juquery: patologização e criminalização da infância pobre em São Paulo

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 13 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • São múltiplos os objetos do presente estudo, visando analisar a criminalização, patologização e institucionalização de crianças e adolescentes alocadas na categoria de menores, entre 1900 e 1950, no Estado de São Paulo, voltando os olhares para a instituição psiquiátrica inaugurada no ano de 1898, o complexo Juquery, foi realizada uma revisão bibliográfica para contextualização da criminologia e pensar essa ciência como forma discursiva e prática de controle social, analisando nessa linha a construção da categoria menor, a estigmatização de crianças e adolescentes como personagens de iminente perigo social pela vertente da degenerescência, sobrando a eugenia para salvar a sociedade. A partir dessa discussão foi analisado o cenário da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o XX, bem como as instituições totais voltadas para o aprisionamento de menores, pensando ainda, as instituições de produção de saberes como alicerce dessas instituições, que se retroalimentam. Dentro desse cenário foram analisados, de forma qualitativa e quantitativa, prontuários de três instituições, a atual Fundação Centro de Atendimento Socio-Educativo ao Adolescente, Manicômio Judiciário e o Juquery em sua totalidade, bem como documentos encontrados no Fundo Pacheco e Silva. A análise demonstrou um quadro de patologização de questões sociais e o uso da psiquiatria como ferramenta da criminologia para controle social.

     

     

     

7
  • RENATA GOMES TOLENTINO DIAS LOPES
  • “Senhor, isso é poesia? Então nóis gosta”: o sentido da literatura marginal-periférica na escola

  • Leader : MARIA LIVIA DE TOMMASI
  • Data: 17 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho observa a inserção da literatura marginal-periférica na formação de leitores na escola pública, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental (antigo Ensino Fundamental II) da rede municipal de São Paulo. Busca-se compreender como essa literatura tem chegado a esse espaço de formação de leitores e a importância de sua presença nesse contexto. A pesquisa parte do estudo do histórico da literatura marginal-periférica para compreender do que se trata o movimento e suas especificidades. Em seguida, é feito um levantamento de como essa literatura está inserida na escola, considerada uma das principais agências de letramento na sociedade. Para tanto, são apresentados relatos de experiências, além de entrevistas semiestruturadas, um questionário com professores e análises de orientações curriculares e material didático da rede municipal, ou seja, dados que explicitam as formas pelas quais a literatura marginal-periférica tem feito parte do conteúdo escolar. Para compreender a relevância da presença dessa literatura na escola, aciona-se o quadro teórico dos Novos Estudos do Letramento, cujos referenciais não consideram apenas as dimensões pedagógicas e literárias, mas também a dimensão social dos letramentos. Observa-se, assim, questões de poder envolvidas na inserção da literatura marginal-periférica no rol dos conteúdos curriculares, enquanto fenômeno não apenas educacional ou literário, mas também social. Na escola, por muito tempo predominou uma abordagem do letramento pautado na cultura hegemônica; espera-se que este estudo possa contribuir para a ampliação dessa abordagem, considerando o contexto envolvido nas práticas de letramentos e legitimando aquelas não canônicas.

8
  • BERGMAN DE PAULA PEREIRA
  • Trabalho, legislação social e racismo: reflexões sobre o trabalho doméstico na São Paulo da Era Vargas (1930-1945).

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 3 juin 2022


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação se propôs a investigar as condições do mercado de  serviços domésticos em São Paulo e o que levou a sua não inserção na Consolidação das Leis Trabalhistas promulgada em 1943 pelo governo Vargas. Para tanto elencamos um duplo objetivo: (1) descrever as condições deste tipo de trabalho na cidade de São Paulo no período, através da análise do conjunto de fontes disponíveis;  e (2) contribuir com a análise do modo pelo qual o trabalho doméstico foi tratado na então recentemente criada legislação social e do trabalho no Brasil, particularmente no que se refere à ausência na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Pretende-se contribuir com este tema de estudo da história social brasileira, que conta   com diversos trabalhos relacionados. Buscou-se captar quais as características e eventuais particularidades do trabalho doméstico na cidade de São Paulo no período, então marcado por um recente processo de crescimento e migração, em conexão com o processo de implantação da legislação social no país, cujo marco mais importante foi a exclusão, na Consolidação das Leis do Trabalho, da regulação do trabalho das empregadas domésticas.

9
  • JÉSSICA MOREIRA DE AMORIM MORAIS
  • RESQUÍCIOS DO COLONIALISMO E NAÇÕES SEM ESTADO NO SÉCULO XXI: o caso do Saara ocidental


  • Leader : JULIA BERTINO MOREIRA
  • Data: 10 août 2022


  • Afficher le Résumé
  • O território do Saara Ocidental foi colônia espanhola e deveria ter passado pelo processo de autodeterminação seguindo recomendações da Organização das Nações Unidas, porém esse processo nunca ocorreu. Pelo contrário, o território sofreu um novo processo de ocupação estrangeira, resultando no conflito que existe há mais quarenta anos, entre o Marrocos – potência ocupante – e a Frente Polisário – movimento de libertação saaraui. Trata-se de um tema que justifica ser analisado na área de Relações Internacionais e tem recebido pouca atenção na academia brasileira. O presente trabalho tem como objetivo compreender como os resquícios do colonialismo se relacionam com a existência de nações sem Estados no século XXI, estudamos a questão do Saara Ocidental a partir da seguinte questão: Como os atores internacionais estatais influenciam a não-resolução do conflito do Saara Ocidental e dificultam, assim, a criação do estado-nação? Seguindo as perspectivas pós-colonialista e decolonial de que o fim do período colonial não significa a sua superação. Portanto, mesmo após o fim do período colonial as potências imperiais ainda seriam impelidas por ideais colonialistas, presentes em discursos, práticas e relações políticas. A partir disso, temos a hipótese de que os atores internacionais estatais mantêm um sistema de dominação sobre o território do Saara Ocidental e o povo saaraui, em prol de seus interesses geoestratégicos e/ou econômicos, assim como faziam as metrópoles com as suas antigas colônias. Para responder o problema desta pesquisa, estudamos os resquícios do colonialismo fazendo uma revisão histórica crítica sobre a colonização e a descolonização do continente africano, tendo como foco a região do Magreb, onde se localiza o Saara Ocidental. Analisamos o conflito do Saara Ocidental a partir das contribuições pós-colonialistas de Said (2007), Spivak (2010) e Bhabha (1998) e decolonialistas de Quijano (2005).  Os resultados dessa pesquisa mostram como o caso do Saara Ocidental continua irresoluto devido à manutenção de estruturas de poder colonial.

10
  • FELIPE FURINI SOARES
  • PERSEGUIÇÃO, SILENCIAMENTO E CENSURA: colonialidade de gênero no ensino médio público de São Caetano do Sul/SP (2018-2022)

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 2 sept. 2022


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa parte do contexto de disputas em torno das políticas educacionais no Brasil ao longo de 2003 e 2022, com a intensificação das reações contrárias às políticas de diversidade, entendida como possibilidade de enfrentamento às múltiplas hierarquias da estrutura social brasileira. Este estudo investiga como o ensino médio público municipal de São Caetano do Sul (SP), entre 2018 e 2022, tem sido utilizado para recrudescer a colonialidade de gênero na cidade. Para tanto, foram analisados dados educacionais que reconfiguram a oferta municipal de ensino médio, documentos que constituem a política educacional municipal e a cobertura jornalística que acompanharam os desdobramentos do contexto educacional do município. O estudo conta com seis entrevistas de docentes concursados que sofreram sindicâncias ou processos administrativos disciplinares, para aprofundamento da percepção sobre o entrecruzamento das agendas neoliberais e neoconservadoras por e para dentro das escolas. O contexto municipal se apresentou propenso à reorganização do ensino médio, com ataques à rede municipal e favorecimento da administração pública indireta. A intensificação das agendas neoliberais e neoconservadoras aumentaram o poder de gestão executiva municipal, minaram o poder pedagógico do corpo docente e ampliaram o ambiente persecutório - reforçando a colonialidade de gênero no ensino médio municipal. 

11
  • JÉSSICA ALVES DE LIMA GERMINE
  • Trabalho reprodutivo e reprodução social no Brasil: Ausências e insuficiências no enfrentamento à pandemia e suas implicações para as relações de gênero, raça e classe

  • Leader : ROBERTA GUIMARAES PERES
  • Data: 23 sept. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação tem como objetivo analisar as ausências ou insuficiências governamentais no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e seus efeitos para as mulheres, partindo do ponto de vista da reprodução social e tendo como pano de fundo o histórico do Programa Bolsa Família. O aporte teórico-metodológico utilizado foi a Teoria da Reprodução Social. Três conceitoschaves são mobilizados nessa dissertação: trabalho reprodutivo, classe trabalhadora e reprodução social. A partir da discussão sobre o capitalismo como sistema unitário, em que racismo, opressão às mulheres e a estrutura de classes são partes indissociáveis do sistema, pôsse em evidência a base material da aparente separação entre as esferas pública e privada, a qual culmina na designação das atividades reprodutivas às mulheres. Dessa forma, a reprodução social, entendida como a reprodução da classe trabalhadora num sentido alargado, tem seus processos desestabilizados pela dinâmica de acumulação capitalista, ainda que a sustente. Dada a complexa articulação entre classe, raça e gênero, o trabalho analisa a titularidade feminina do Programa Bolsa Família sob essa perspectiva, investigando o tempo dedicado às atividades reprodutivas por beneficiários e não beneficiários do programa, observando os contornos que gênero e raça produzem nessa dinâmica. Para esta etapa da pesquisa, foram coletados dados da PNAD Contínua 2019. Tal investigação observou que mulheres beneficiárias despendem mais tempo em trabalho reprodutivo do que todos os outros grupos, em especial quando cuidam de crianças com até 5 anos. Com a chegada da pandemia de COVID-19, deu-se início a uma sequência de decisões políticas com efeitos desfavoráveis para a classe trabalhadora, e, em especial, para as mulheres e para a população negra, sendo a expressão máxima desse processo a revogação do Bolsa Família e sua substituição pelo Auxílio Brasil – benefício, até então, de caráter temporário. Assim, o trabalho observou que as consequências da pandemia e da má condução política dos instrumentos de controle da crise significaram retrocessos importantes para as mulheres da classe trabalhadora, com enrijecimento dos papéis sociais que designam a elas as tarefas reprodutivas, empobrecimento, saída do mercado de trabalho e informalidade, além do aumento do custo da reprodução da vida.

12
  • LUCIANA AKEMI FUJITA
  • AS MARCAS DA BOMBA ATÔMICA NOS SOBREVIVENTES DE HIROSHIMA E NAGASAKI: AS MEMÓRIAS DOS QUE IMIGRARAM PARA O BRASIL

  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 13 oct. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Toda guerra deixa marcas na sociedade e em seus habitantes, seja pela devastação do território, seja pela debilidade física dos sobreviventes ou pelas baixas sofridas. Todos, de alguma forma, perdem com a guerra. Mas, como resistir ou combater algo que não se conhece?  Uma arma de destruição em massa, como a bomba atômica, ao ser jogada em uma cidade não separa civis de militares, ela simplesmente mata quem estiver no seu alvo e estende seus danos no seu raio de ação, que varia conforme a direção, velocidade do vento e local da explosão (ar ou solo). Muitas pessoas morreram em Hiroshima e Nagasaki sem saber o que os atingiu e apenas 10% dos que estavam lá puderam contar alguma coisa do que vivenciaram. E excetuando os relatos do dia dos bombardeios, quase nada se sabe a respeito desses indivíduos, como sobreviveram em meio ao caos instalado, se ficaram no território ou optaram por mudar. E como quem perde um conflito é neutralizado tanto em combate, como historicamente, logo a censura norte-americana suprimiu a história das vítimas da bomba atômica, para que prevalecesse a “paz” dos vitoriosos e fosse perpetuada a versão dos vencedores. Assim, as questões que envolvem este trabalho passam pela real necessidade da utilização da bomba para terminar a guerra e salvar milhares, ou milhões, de vidas aliadas – como comunicava o então presidente norte-americano Harry S. Truman –, a situação japonesa e norte-americana no final da guerra, a corrida armamentista, para, por fim, focar nas vítimas e suas histórias e memórias: como foi para elas sobreviver após a bomba e compreender como enfrentaram as dificuldades e os traumas de uma guerra (a penúria, a fome, o luto, os efeitos da radiação, o desemprego e a discriminação) em um mundo que as vias como inimigas ou como as que foram vencidas. O objetivo disto é dar voz a esse passado negligenciado e propiciar a abertura de discussões sobre o uso e os efeitos destes armamentos em civis. Como esta pesquisa foi realizada em território brasileiro, será abordada as pessoas afetadas pela explosão da bomba atômica, os hibakushas, que imigraram para o Brasil. Assim, por meio de leituras, dados e apuração de depoimentos, questionários e entrevistas busca-se compreender as múltiplas formas de resistência e reconstrução humana que envolve a história desses imigrantes, que perderam a guerra no Japão, mas nunca perderam a esperança de conquistarem dias de paz em suas vidas e para suas famílias.

13
  • LIVIA MAJOR
  • A relação memória-silenciamento no processo de integração transnacional de refugiados sírios em São Paulo

  • Leader : JULIA BERTINO MOREIRA
  • Data: 9 nov. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Apesar de ser um processo histórico, o fluxo migratório tornou-se uma questão global crescente. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, em 2020 guerras, violência e perseguições levaram ao deslocamento forçado de 82.4 milhões de indivíduos. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar o papel que a memória desempenha na integração dos refugiados que residem, seja permanentemente ou por um período, no Brasil. A hipótese é a de que a gestão da memória é uma questão fundamental na adaptação do ordinário influenciando profundamente momentos a vida cotidiana, dado o caráter traumático de muitas dessas lembranças ligadas a um deslocamento forçado e, na maioria dos casos, violento. Para esse trabalho foram colhidas histórias de vida de seis pessoas de nacionalidade síria e traçadas relações entre esses relatos e aportes teóricos de autores que trabalham temas relacionados à migração e memória. A escolha por esse sujeito de pesquisa se dá pela relevância do número de refugiados sírios que têm migrado para o Brasil e, também, pela possibilidade de explorar questões como a diversidade religiosa, linguística e cultural que essas pessoas têm em relação à população brasileira. Parte-se do entendimento de que, se o passado é indestrutível e no mundo do inconsciente nada se perde; lidar com as reminiscências que trazem ao mesmo tempo alegria e dor, é relevante para o processo de integração dessas pessoas que merecem - não só pelo direito legal ao refúgio, mas também pelo extenso sofrimento já vivido, um tratamento de acolhida o mais humanitário quanto possível.

Thèses
1
  • GUILHERME NUNES PIRES
  • MARX COMPLEXO: Fundamentos da Ciência da Complexidade e a Atualidade de um Pensamento

  • Leader : JOSE PAULO GUEDES PINTO
  • Data: 17 mars 2022


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo do presente estudo é defender a tese de que o pensamento de Karl Marx é portador dos elementos gerais que fundamentam a investigação científica contemporânea da chamada Ciência da Complexidade. A Ciência da Complexidade surgiu no século passado como um movimento que busca reorientar os princípios ontológicos, epistemológicos e metodológicos que balizam a investigação científica contemporânea, contrapondo-se aos princípios e preceitos que se estabeleceram com o nascimento da ciência moderna, cujos grandes nomes são Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton. Com o nascimento da ciência moderna fundamentou-se uma análise da natureza e da sociedade baseadas no atomismo, reducionismo, mecanicismo e determinismo. Em contraposição, a Ciência da Complexidade fundamenta a análise científica a partir do sistemismo (teoria dos sistemas), emergentismo (teoria da emergência) e uma causalidade não-linear e não-determinista. Partindo dessas duas grandes perspectivas de ciência do período moderno que o pensamento de Marx tem sido aproximado. Por um lado, a visão hegemônica propagada pelos críticos do autor se baseia no argumento de que sua elaboração teórica se ampara em concepções científicas ultrapassadas, sobretudo, no reducionismo e determinismo. Por outro lado, alguns autores vinculados ao marxismo argumentam que o pensador alemão antecipa muitos insights da Ciência da Complexidade. No entanto, não há uma sistematização sobre a relação entre os fundamentos científicos baseados na teoria dos sistemas, teoria da emergência e uma causalidade não-linear e não-determinista e os que regem o pensamento de Marx. Dessa forma, além de apontar os limites das críticas ao pensamento de Marx, pretende-se argumentar que é possível encontrar os elementos gerais que fundamentam a reorientação científica da Ciência da Complexidade. Pretende-se demonstrar (1) a incompatibilidade do pensamento de Marx com o reducionismo e o determinismo; que (2) a concepção de sociedade em Marx como complexo de complexos, em que cada complexo social possui relativa autonomia de desenvolvimento, é similar ao que fundamenta as teorias dos sistemas contemporâneas mais desenvolvidas; (3) a distinção ontológica entre os domínios físico, biológico e social e a concepção relacional de sociedade em Marx fundamenta posições encontradas em visões da teoria da emergência; (4) a visão de causalidade e leis científicas em Marx é similar a noção não-linear e não-determinista da Ciência da Complexidade.

2
  • CAIO BECSI VALIENGO
  • Queremos saber: o campo de estudos de movimentos sociais e tecnologia

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 5 mai 2022


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa busca compreender como o campo de estudos de movimentos sociais têm refletido sobre as relações entre os processos e práticas de ação coletiva e as tecnologias, especialmente as tecnologias computacionais. Para isso, foi produzido um mapeamento e análise das teses e dissertações produzidas entre os anos 2000 e 2020 no Brasil, por meio de análises bibliométricas e leitura interpretativa das 148 pesquisas defendidas neste período que tem como objeto essas relações. Os resultados encontrados buscam consolidar as visões das pesquisadoras e pesquisadores deste campo sobre as tecnologias e seus efeitos na sociedade e as categorizou como tecno-otimistas e tecno-críticas. Também são analisados seus entendimentos sobre a relação entre a ação coletiva dos movimentos sociais e o uso e efeitos das tecnologias, categorizados pelas relações de apropriação, gênese e produção e transformação das e a partir das tecnologias. Esta tese integra o campo de pesquisas bibliográficas e realiza um mergulho sistemático nas produções dessas teses e dissertações para construir sínteses teóricas e compreender a relação dialógica entre ação coletiva e tecnologias, ou seja, como as mudanças tecnológicas transformam as práticas de movimentos sociais, da mesma forma como movimentos sociais se apropriam, se originam ou mesmo transformam as tecnologias em seus processos de lutas coletivas.

3
  • FRANCINE NETTO MARTINS TADIELO
  • A pedagogização antigênero no Movimento Escola sem Partido e seus atravessamentos neoliberais

  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 10 juin 2022


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa investiga as disputas em torno da categoria gênero no campo da educação mobilizadas pelo combate à “ideologia de gênero” no “Movimento Escola sem Partido” (MESP). O movimento apresenta-se como uma reação às agendas de atuação dos governos Lula (PT/2003-2010) e Dilma (PT/ 2011 até o impeachment em 2016), sobretudo contra o fortalecimento e ampliação dos direitos feministas e LGBTQIA+. O MESP ganhou força e capilaridade a partir dos vínculos dos projetos de lei no âmbito municipal, estadual e federal, culminando desfechos como a retirada do termo “gênero” dos documentos oficiais como a BNCC. As reivindicações do MESP fazem parte de uma agenda neoconservadora que, inclusive, serviu de elemento potente nas promessas de campanha do então candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro (Sem Partido), eleito em 2018. A pesquisa investiga em que medida os discursos do combate à “ideologia de gênero” no “Movimento Escola sem Partido” contribuíram para a configuração de um projeto de poder neoconservador no contexto brasileiro, a partir de uma etnografia multissituada (MARCUS, 1995). Para tanto, tece uma análise sobre diversos materiais que abrangem os discursos de combate à “ideologia de gênero” disseminados pelo MESP, a saber: seis audiências públicas para a votação e debate de projetos de lei vinculados ao “Movimento Escola sem Partido” nos municípios de Taubaté - SP (PL 103/2017), Sorocaba-SP (PL 22/2017) e Santo André-SP (PL 299/2017), a inserção no campo de pesquisa e os materiais empíricos registrados em um diário de campo, proposituras vinculadas ao MESP no âmbito municipal, estadual e federal, bem como as demandas e o conteúdo apresentado nas duas principais vertentes de atuação do MESP (o Programa Escola sem Partido e o escolasempartido.com)

4
  • ISABEL BEZERRA DE LIMA FRANCA
  • MULHERES INFRATORAS: INSANIDADE E PERICULOSIDADE NO PODER JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO DE 2011-2022

     
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 15 déc. 2022


  • Afficher le Résumé
  • Esta tese buscou analisar o papel de mulheres com problemas mentais que cometeram um crime e sua representação durante o processo penal a partir dos discursos dos atores jurisdicionais. Em um contexto de fechamento dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs), a mulher infratora com problemas mentais enfrenta diversas dificuldades, antes mesmo de seu julgamento, pois além de ficar presa preventivamente em condições que não favorece seu tratamento, experimenta um processo de agravamento de sua doença que não raro contribui ainda mais para prejudicar seu julgamento. Nesse aspecto, o principal problema do trabalho foi investigar nos processos penais o desenvolvimento da trajetória de mulheres diagnosticadas com transtornos mentais que cometeram infração penal visando compreender como o diagnóstico contribuiu para o desfecho final do julgamento e continuou a influenciar significativamente o cumprimento da medida de segurança do internação que elas receberam. A alegação de doença mental, que em tese afastaria a culpa da mulher que cometeu o crime, na prática, a coloca em posição muito mais danosa do que uma presa comum, uma vez que as condicionantes impostas ao cumprimento da medida de segurança da internação, além de facilitar a exclusão social delas desde o início do processo, ainda fundamenta seu sequestro por tempo indeterminado. Diante disso, procurei verificar as diversas contradições presentes nos discursos que sustentam a permanência da medida de segurança da internação enquanto tratamento, uma vez que o principal argumento para a manutenção dessas mulheres nos HCTPs tem sido a associação entre a noção de periculosidade e seus problemas mentais, exigindo do psiquiatra uma prospecção futura quanto à possibilidade de elas voltarem a delinquir posteriormente. A pesquisa teve como base empírica nove processos penais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) nos quais se verificou evidências de que a forma como a periculosidade é atribuída a essas mulheres passa a influenciar toda sua trajetória no curso do processo penal, ofuscando outras circunstâncias que poderiam contribuir para a defesa delas como, por exemplo, a violência que elas sofreram ao longo de suas vidas.Verifiquei que a partir do diagnóstico dos problemas mentais, o julgamento dessas mulheres passou a ser orientado por uma presunção de risco futuro, o que não passa de uma ficção dada a impossibilidade que a psiquiatria tem para prever qualquer forma de reincidência. A análise dos processos foi realizada a partir de três perspectivas: a instrumentalização da psiquiatria pelo Judiciário, a construção da periculosidade da mulher com problemas mentais pelos atores jurisdicionais e as condições sociais que influenciaram o papel dessas mulheres no processo.

     
2021
Thèses
1
  • THAYNÁ JESUINA FRANÇA YAREDY
  • Quero Preto, Quanto Custa? Raça, Políticas de Inimizade e Violência Urbana: Os Dados de Homicídio e Punição da Ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo

  • Leader : PARIS YEROS
  • Data: 3 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho tem como objetivo compreender como foram agenciados, em relatórios disponibilizados pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, os dados relacionados à homicídios promovidos por agentes de segurança pública do Estado de São Paulo, a saber, policiais militares e civis. Para tanto, busca-se sintetizar como se deu, utilizando referenciais teóricos que estudam a construção da figura do criminoso na sociedade dentro dos conceitos da  sociologia da violência, bem como, a construção social do que ou de quem a sociedade considera como sujeito bandido e, por consequência, ser humano descartável. Buscaremos compreender também, em que medida o monopólio estatal da violência é constituído à partir de dinâmicas de poder racializadas, fazendo com que os dados de mortalidade de determinada parcela da sociedade senão disponibilizados para a população de maneira e desconsiderar a subjetividade das vítimas e dos autores de homicídios de estado. Neste sentido, utilizaremos entrevista focal, no sentido de compreender de que maneira se constitui o órgão da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, bem como, de que forma são constituídos os relatórios públicos de seus processos administrativos, especificamente no que tange aos números e características que envolvem homicídios praticados por policiais no Estado de São Paulo. Por fim, faremos análise com a finalidade de observar e reconhecer de que maneira estes números refletem práticas de nanorracismo, como a letalidade influencia no decréscimo de direitos e como estes números ou, a falta deles, pode refletir na luta contra a letalidade policial no Estado de São Paulo

2
  • CARLOS VINÍCIUS SILVA PINHEIRO
  • CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CIDADANIA DE IDENTIDADES TRANSGRESSORAS: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR DA UNEAFRO BRASIL NAS POLÍTICAS LGBTQIA+ DA CIDADE DE SÃO PAULO

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 10 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • A insegurança humana da população LGBTQIA+, em especial negra e pobre, agravou-se nos últimos anos no Brasil (país que mais mata travestis no mundo), sobretudo a partir da ascensão política de líderes e figuras públicas autointitulados como de direita, fundamentalistas, conservadores e cristãos, que atacam as pautas progressistas e os direitos das populações nessas condições de insegurança, sob a alegação de que as escolas e as instituições públicas teriam sido “infectadas” por uma degradação social e moral. Em contrapartida, os movimentos populares e as plataformas de organização social seguem como espaços de resistência, acolhimento e formação. Com o advento, em março de 2020, da pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2), as disputas nas arenas públicas se polarizaram, e a vulnerabilidade das populações estruturalmente oprimidas se agravou. Nesse contexto, a presente pesquisa coloca a questão: em que medida e de que forma a educação popular afeta a vida de estudantes e/ou participantes de experiências de aprendizagem em movimentos sociais e nos programas de política pública LGBTQIA+? A resposta foi buscada por meio de uma abordagem interdisciplinar (balizada em conceitos de Pedagogia Crítica, Direitos Humanos, Relações Internacionais, Decolonialidade e Estudos de Gênero), investigando o impacto social (global e individual) das formas de enfrentamento das precariedades de pessoas LGBTQIA+. Para esse fim, elegeu-se como objeto as experiências de educação popular da UNEafro nas atividades do Núcleo de Educação Popular Luz Laura Vermont, dos Centros de Cidadania LGBTQIA+, da Casa de Acolhida Florescer para Mulheres Transexuais e do programa TransCidadania (todos na cidade de São Paulo), avaliando como essas experiências viabilizam acolhimento e formação cidadã, crítica e transgressora. Avaliou-se, também, se a segurança humana dessa população é efetiva, por meio da análise institucional da responsabilidade do Estado brasileiro em proteger, zelar e viabilizar a cidadania plena para sua população. A metodologia empregada, de caráter etnográfico, partiu do diálogo entre a Antropologia Urbana e os Estudos de Gênero, priorizando dados primários obtidos pelos relatos de trajetórias de vida, o que resultou numa produção qualitativa e analítico-crítica, embasada no trabalho de campo e na observação participante, por meio de análises de entrevistas discursivas (abertas e não-estruturadas). Foi possível concluir que os movimentos sociais e as plataformas de organização social operados pela educação popular possibilitam uma rede de solidariedade que viabiliza formação crítica, inclusão social, estreitamento de relações e um fluxo de doações entre seus atendidos, demonstrando que esses mecanismos de produção de sobrevivência e resistência criam efetivas comunidades de troca e de fortalecimento.

3
  • WALTER LUIZ DONOFRIO SOBRINHO
  • O PAPEL DO DENARC NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 11 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • Neste trabalho, pretende-se situar a criação e atuação do DENARC - Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico um departamento especializado no polícia civil de São Paulo criado para atuar especificamente na repressão às drogas. Analisando especificamente, qual o papel que o DENARC desempenha na política de repressão às drogas produzida no âmbito do Estado de São Paulo. Elaborando uma genealogia desta unidade policial através de uma analise histórica dos elementos institucionais, sociais e políticos, bem como os discursos, problemas e justificativas que emergiram na decisão do Poder Público para criação do DENARC.

     

4
  • JOSÉ BALSANI JÚNIOR
  • A Dicotomia dos Racialmente Desenvolvidos e Degenerados: Planos Educacionais Eugênicos para o Ministério da Educação e Saúde

  • Leader : PARIS YEROS
  • Data: 14 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • Discriminações como racismo, preconceito social e a xenofobia de um estado para o outro são casos pertinentes e muito estudados nos dias de hoje. É quase consensual a ideia de que ainda existem diferentes discriminações no Brasil atualmente. Ao pensarmos na construção de saberes do nosso sistema educacional se torna quase que impossível ignorar o estudo da origem destas discriminações, seja para resgatar pontos culturais  menosprezados e discriminados ao longo da história do Brasil ou tentarmos entender possíveis origens do problema do preconceito racial. A eugenia foi uma ciência importante no início do século XX que influenciou nossos planos educacionais. Psiquiatras no Rio de Janeiro que formaram a Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) realizaram de forma pioneira na primeira república e na Era Vargas soluções para lidar com a população, não apenas para aqueles que eram doentes, mas também criaram propostas para tratar de crianças e adolescentes, propostas nas quais visavam o melhoramento racial da população brasileira através da educação. A dicotomia promovida pelos eugenistas entre “características boas” e “características ruins” do desenvolvimento da raça humana foi uma perspectiva fortemente considerada e influenciadora para as nossas políticas públicas e, consequentemente, essas propostas políticas promovidas na educação pelo Ministério da Educação e Saúde (MES) movimentaram durante muito tempo uma institucionalização do racismo.

5
  • MEL BLEIL GALLO
  • Acompanhamento feminista ao aborto na América Latina e Caribe: justiça reprodutiva e resistência decolonial à biopolítica

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 17 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • Nesta dissertação, realizamos uma etnografia multissituada junto a coletivas feministas de acompanhamento a pessoas em situação de aborto, para contribuir com uma análise genealógica das lutas por justiça reprodutiva na América Latina e Caribe. Na era do biopoder, as acompanhantes  reivindicam a epistemologia feminista decolonial para construir uma prática comum de resistência autoimplicada às opressões (neo)coloniais de gênero, classe, raça e etnia. Suas estratégias de ação direta orientam-se por uma pedagogia feminista popular, onde o aborto com medicamentos torna-se objeto de uma engenharia mulheril e ultrapassa a perspectiva imediatista da redução de danos. Ao se rebelarem contra processos históricos e ao mesmo tempo contemporâneos de expropriação do domínio sobre nossos corpos, argumentamos que essas redes oferecem novas possibilidades de (re)existência aos processos de assujeitamento da biopolítica neoliberal. Na tentativa de enxergar para além de intencionalidades subjetivas, partimos do seguinte problema de pesquisa: que dinâmicas de poder permeiam o desenvolvimento do acompanhamento feminista ao aborto na América Latina e Caribe, e como este fenômeno se insere num contexto mais amplo de lutas contemporâneas por justiça reprodutiva?

    Em meio a realidades tão diversas quanto as que atravessam nosso continente, nossos países e nossos feminismos latino-americanos e caribenhos, rejeitamos qualquer pretensão analítica universalizante. Por isso, nossa proposta não é apresentar um “modelo de acompanhamento”, mas, sim, reconhecer significados comuns, experiências compartilhadas e apontar também pontos de conflito entre sujeitas que se reivindicam acompanhantes de aborto. Nesta pesquisa, tomamos a decisão de seguir o fio condutor da articulação em torno da Red Feminista Latinoamericana y Caribeña de Acompañantes de Abortos, lançada em setembro de 2018. Ressaltamos que esta não é a única experiência feminista de acompanhamento regional - assim como as coletivas que constroem a rede estudada tampouco são homogêneas. 

    Duas características da RedFLAC foram particularmente propícias ao nosso esforço inicial de contribuir com uma genealogia do fenômeno do acompanhamento. A primeira é sua significativa representatividade regional. A rede é composta por coletivas de 17 países, distribuídas entre Cone Sul, região andina, Caribe e América Central: Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil. A segunda é sua decisão política de atuar publicamente enquanto rede que abriga tanto coletivas públicas como clandestinas. Essa postura nos permite acessar e trazer à tona debates sensíveis sem que isso represente um risco ético de comprometer a segurança e a atuação das acompanhantes.

    Inspiradas na proposta foucaultiana de uma analítica do poder, adotamos como objetivo situar a emergência do dispositivo do acompanhamento feminista ao aborto no interior de uma situação estratégica complexa, em que múltiplas relações de poder se codificam para dar lugar ao atual conjunto de narrativas e políticas sobre sexualidade e reprodução. Nos interessa compreender de que forma(s) o dispositivo do acompanhamento desentrama e desafia dispositivos da sexualidade, da maternidade, da racialidade e da colonialidade operados pelo biopoder, no contexto neoliberal.

    Para tanto, nossa etnografia multissituada incluiu um levantamento abrangente, mas não exaustivo, de informações até então majoritariamente dispersas acerca do surgimento e desenvolvimento de uma prática autônoma e feminista de acompanhamento ao aborto entre meados dos anos de 2000 e a atualidade. Paralelamente, nos engajamos em processos de escuta ativa e imersão junto às acompanhantes. Neste texto, apresentamos o resultado inicial destas reflexões, a partir de um conjunto de narrativas que transformam-se e são vividas nas experiências de resistência (convergentes ou não) de acompanhantes de aborto, onde discursos são alternadamente (re)criados, (re)produzidos, contestados e reafirmados.


6
  • ANA CLARA TOMAZ CARNEIRO
  •  

    TRANSMISSÃO DA TRADIÇÃO UMBANDISTA: Experiência, Memória e Oralidade

  • Data: 10 août 2021


  • Afficher le Résumé
  •  

     

    Esta pesquisa tem como mote o estudo sobre a transmissibilidade da tradição de umbanda pela oralidade, valorizando a memória e a experiência compartilhada na convivência cotidiana e nos rituais. Destaca-se o aspecto fundamental da minha inserção como pesquisadora e umbandista, como processo reflexivo no campo das teorias antropológicas, bem como a abertura para a realização da etnografia.   A partir da etnografia realizada na Tenda de Umbanda Estrela Matutina, foi possível tecer aproximações entre a transmissibilidade dos ensinamentos, rituais, ética e identidade umbandista com a perspectiva benjaminiana de experiência coletiva (erfahung), narração e tradição. Também busco compreender de que forma o compartilhamento de experiências proporciona uma comunidade de destino, a partir das contribuições de Ecléa Bosi (2009). Mobiliza-se, portanto, memória, narratividade, tradição, oralidade, experiência e percepção de tempo.

7
  • LUCAS SILVA GAZINHATO
  •  

    “POLPAS BRUTAS”:

    APONTAMENTOS SOBRE AS CLASSES POPULARES NO PENSAMENTO DE JUAREZ TÁVORA (1914-1930)

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 20 août 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa tem interesse em analisar conceitos e propostas sobre as chamadas Classes Populares nos textos selecionados de Juarez Távora que se constituíram na órbita do pensamento militar e autoritário que emergiu no período final da Primeira República. Os principais textos selecionados do autor foram À Guisa do Depoimento Volumes I e III, que consistem em seu posicionamento sobre o levante militar de 1924 na cidade de São Paulo e a atuação junto a Coluna Miguel Costa-Prestes, especialmente por apresentar críticas e propostas de mudanças na sociedade brasileira a partir de uma perspectiva social e política “de cima”. Esta pesquisa, ao olhar para os textos de Távora nessa perspectiva, analisa uma concepção de “povo” que contribuiu para as relações do Estado com as Classes Populares, que terá impacto nos períodos políticos brasileiros posteriores ao longo do século XX e ainda ressoa na atualidade política. Espera-se que essa pesquisa contribua para a análise do pensamento intelectual militar e das relações entre as visões autoritárias do Estado e da sociedade, do Exército e das Classes Populares.

8
  • ERIKA ANDRÉA BUTIKOFER
  • ENTRE FRONTEIRAS TERRITORIAIS E CULTURAIS: 
    etnopaisagens e alteridades entre migrantes negros do Sul Global em Guaianases/SP
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 5 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • A presente dissertação tem como problema de pesquisa analisar o processo de reconfiguração identitária e de alteridade de haitianos, nigerianos, congoleses, beninenses, quenianos e camaroneses na sua atual condição de “estrangeiros”, a partir da realização de um trabalho etnográfico. Tal trabalho etnográfico será embasado, sobretudo, em uma etnografia urbana nos termos de Agier (2010), sobre experiências migrantes negras tidas no bairro de Guaianases, localizado no extremo leste da cidade de São Paulo. Como objetivo, interessa-nos aqui compreender as representações coletivas de relações de alianças, pertencimento e solidariedade que estas comunidades migrantes negrase periféricas constroem entre si, no contexto de seu estabelecimento em um país distante, cuja língua, hábitos e práticas são, em grande parte, distantes dos seus. Em termos práticos, queremos investigar em que medida a noção de “produção de localidades” de Appadurai (2001), fenômeno inerente de expressão da alteridade no mundo globalizado, pode ser aferido nesse bairro paulista. Buscamos, por consequência, tornar visíveis as vivências e percepções desses sujeitos acerca dos processos de construção e desconstrução de identidades e alteridades relacionado-os, por exemplo, às dimensões material e simbólica acerca da religiosidade e nos seus acessos à cidade, à moradia, ao mercado de trabalho e aos serviços de proteção social.

9
  • YASMIN DE SOUSA PEREIRA
  •  

     

    AS FORMAS DE RESISTÊNCIA À CONTRARREFORMA PSIQUIÁTRICA: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE UM CAPS AD

  • Data: 11 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Na presente pesquisa tivemos como objetivo compreender as formas de resistência à Contrarreforma Psiquiátrica dos trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III do município de Santo André, na cidade de São Paulo. Para tanto, realizamos quatro entrevistas semi-estruturadas com profissionais que estiveram presentes no campo da saúde mental desde 2016 até 2020, de modo que nos debruçamos a caracterizar o fenômeno nesse recorte temporal. Contando com aprovação da Plataforma Brasil, bem como outras instâncias éticas em pesquisa, as entrevistas foram submetidas à análise dos Núcleos de Significação, instrumento analítico - metodológico proveniente da Psicologia Sócio - Histórica, nos valendo também do arcabouço teórico das Ciências Sociais em Saúde, para compreensão das narrativas. A partir das singularidades, indo em direção ao universal através das particularidades, nos utilizamos das significações e dos sentidos compartilhados nas entrevistas acerca das implicações e encontros pessoais com o projeto ético político posto. Também constatamos como o contexto pandêmico da COVID-19 repercutiu e agravou os meandros contrarreformistas no cotidiano do serviço, nos debruçando sobre os processos e as condições de trabalho nessa conjuntura e, ainda, buscamos desvelar como a coexistência dos duplos modelos se apresentam no cotidiano do trabalhador; tais como: manicomial - antimanicomial, antiproibicionista - proibicionista, biomédico-centrado - multiprofissional; dentre outros, levando a reflexão como esse fato incide no manejo clínico. Ao que tange às formas de resistência, evidenciamos as formas cotidianas, através da presença dos ideais que sustentam a Luta Antimanicomial e sublinhamos a demanda de atualização do movimento social por parte dos entrevistados. Ademais, apontamos como possibilidade de fortalecimento resistente à maré contrarreformista, o incentivo à Educação Permanente em Saúde.

10
  • ATHILIO SILVA DOS SANTOS
  • O Risco Político como Instrumento Estratégico das Multinacionais: a internacionalização das empresas Chinesas no setor petrolífero brasileiro (2009-2016)

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 16 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  •  

     

    A internacionalização das empresas é um processo que se consolidou, principalmente após mudanças significativas da sociedade, no século XX, advindo do avanço da globalização. Entre essas empresas, as Companhias Estatais de Petróleo (NOCs) buscam se internacionalizar para garantir a segurança energética dos países. Contudo, essa movimentação é desafiadora, devido a riscos desta operação, como as ações políticas que podem afetar o processo e resultar em prejuízos financeiros para essas empresas. Nesse sentido, a pesquisa se propõe constatar entre os anos de 2009 e 2016, se houve por parte das NOCs chinesas algum tipo de avaliação do risco político quando eram feitos altos investimentos no setor petrolífero brasileiro. A hipótese é que a China, assim como a maioria dos países ocidentais, realiza a análise de risco político, principalmente em mercados voláteis, como o petrolífero. O objetivo da pesquisa é identificar, dentro deste recorte temporal, possíveis cenários onde ocorreram os principais riscos e transpondo o impacto destas mudanças no comportamento do investimento chinês neste setor. Para dar base teórica, utiliza-se relatórios de agências especializadas, pesquisas analíticas do setor e textos acadêmicos estruturantes, ajudando assim despertar uma análise deste tema ainda pouco debatido. Os resultados atingidos constatam avaliações realizadas do risco político nesse setor, evidenciando como isso vem moldando nas empresas suas estratégias de negócios ao longo dos anos. 

11
  • RENATA GNOLI PANEQUE
  • A organização em rede dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil: estudo de caso da rede ArcelorMittal

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 16 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação se propõe a analisar as redes sindicais por empresa enquanto instrumentos de organização dos trabalhadores (as) metalúrgicos (as) no Brasil. Serão exploradas as características destas redes, em que contexto elas surgem e como se dá a sua atuação, em especial no ramo metalúrgico. Estes instrumentos são constituídos por grupos de trabalhadores de determinada empresa transnacional que se comunicam permanentemente e constroem ações que visam diminuir as diferenças de condições de trabalho entre as diferentes plantas da empresa em nível nacional e/ou internacional. Serão abordados alguns pontos cruciais para compreendê-las: um breve resgate histórico do sindicalismo internacional; a influência do sindicalismo europeu no Brasil em relação à construção das redes; a organização da estrutura sindical oficial brasileira; o papel da CUT e da CNM/CUT na construção e organização das redes. Para além da construção teórica, pretende-se analisar a Rede Sindical dos Trabalhadores na Arcelor Mittal. Serão analisados relatórios de encontros desta rede, documentos produzidos ao longo de sua atuação e entrevistas semiestruturadas com seus membros e coordenadores. Espera-se que ao final da pesquisa, sejam apresentados achados acerca da funcionalidade deste instrumento de organização sindical, tal como está estruturado, e apontar se pode ser uma alternativa de enfrentamento às desigualdades produzidas no mundo do trabalho para os metalúrgicos.

12
  • FABÍOLA PEREZ CORRÊA
  • " QUERIA TRAMPAR NA LOJA, TEM COMO? AS PERCEPÇÕES DE MENINAS QUE CUMPRIRAM MEDIDAS DE INTERNAÇÃO SOBRE AS DINÂMICAS DO TRÁFICO EM SÃO PAULO"

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 29 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho investiga a atuação de meninas com passagem pelo sistema socioeducativo de São Paulo no tráfico de drogas a partir da perspectiva do trabalho. O objetivo central da pesquisa é analisar as relações e percepções das jovens que cumpriram medida socioeducativa de internação em unidades de privação de liberdade da Fundação Casa de São Paulo acerca dos expedientes de trabalho do comércio ilícito de drogas. A problematização desta pesquisa consiste em investigar como ocorre a conformação de resistências e sujeições nas adolescentes que atuaram nos pontos de comercialização de drogas em São Paulo e cumpriram medida de internação por ato infracional análogo ao tráfico. De modo a articular distintas categorias e áreas do conhecimento, a pesquisa concentra seu embasamento teórico em estudos que discorreram sobre como o gênero estrutura a punição no sistema socioeducativo, as dinâmicas criminais do tráfico de drogas em São Paulo, bem como os mecanismos de controle e resistência nas unidades femininas de internação. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas, sendo dez com adolescentes privadas de liberdade e seis com garotas viveram a experiência da internação e estão em liberdade. Assim, o estudo possibilitou verificar que a repartição de tarefas no tráfico de drogas destina funções secundárias e de âmbito doméstico às mulheres e que o acúmulo de tarefas se sobressai tanto nos pontos de venda das substâncias quanto em suas vidas privadas. Concluiu-se que o tráfico se configura como uma forma de resistência encontrada pelas jovens para enfrentarem o contexto de precariedades vivenciado por elas durante a infância. Ao mesmo tempo em que possibilita relações de ganhos e autonomia, a divisão sexual de tarefas na atividade proporciona sujeições a comandos e maior exposição a processos de incriminação. Observou-se ainda que o intenso contato com os trabalhadores dos pontos de comércio de droga e membros do PCC, as recorrentes abordagens policiais e a passagem pela internação colaboram para o processo de sujeição criminal. Entretanto, a atribuição de funções secundárias faz com que as jovens não se percebam como sujeitas nesse processo. O trabalho, por fim, possibilita refletir sobre os efeitos dos assujeitamentos produzidos pela internação, presentes mesmo após as jovens deixarem as unidades, transformando buscas pessoais em rótulos e estigmas de punição.

13
  • VALÉRIA SEIXAS FRAGA
  • Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira.

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 30 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Este estudo trata das dinâmicas que viabilizam a rede programática de gestão algorítmica na comercialização de mídia para fins publicitários. Tal rede é componente importante do capitalismo de plataformas, que monitora constantemente as interações das relações de atores sociais e agentes atuantes. Não é mera coincidência quando um visitante de certo portal de notícias se depara com o anúncio do produto que ele acabou de procurar no Google. Essa é uma das estratégias da publicitária programática, que incentiva a compra por impulso, buscando a modulação das intenções e do comportamento dos atores sociais, o que reforça os mecanismos da plataformização. A publicidade programática consiste em um novo modelo de comercialização de espaço publicitário e de dados da audiência das plataformas de mídias digitais. As principais estruturas e dinâmicas desse mercado organizado em redes globais e informacionais foram analisadas, a fim de evidenciar o colonialismo de dados de sistemas algoritmos que influenciam o mercado programático de investimentos nacionais e que impactam no controle das subjetividades do indivíduo-alvo nas relações de orientação do consumo e nas interações com campanhas publicitárias programáticas em mídias digitais.

14
  • BIANCA FERRARI DOMINGUES
  •  Corpos resistentes: artivismo e feminismo na América Latina

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 15 déc. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o papel do corpo no artivismo feminista que emergiu na América Latina, especialmente no Brasil, no Chile e na Argentina, a partir da década de 1970, situando-o dentro feminismo de segunda onda que eclodiu nessa região simultaneamente.
    Tomo como exemplo três obras que considero bastante ilustrativas desse tipo de produção. São elas: Marca Registrada (1975), da artista brasileira Letícia Parente (1930-1991), Popsicles (1984), da chilena Glória Camiruaga (1940-2006) e Sin Título. Liliana Maresca con su obra (1983), da argentina Liliana Maresca (1951-1994).
    Primeiramente, apresento o contexto das ditaduras militares no Brasil, Chile e Argentina, já que este permeou a América Latina das décadas de 1970 e 80, tendo influência sobre essas obras. Isso será feito com base na literatura histórica e sociológica, bem como nos relatórios das Comissões Nacionais da Verdade que tiveram lugar nesses países, salvando suas respectivas particularidades.
    Na segunda parte, abordo a relação histórica que se estabeleceu entre corpo e poder, tomando como referencial a teoria foucaultiana para, ao final, realizar uma conexão com as violências perpetradas contra corpos das mulheres durante os regimes militares.
    No terceiro capítulo é apresentado o artivismo feminista latino-americano, investigando como, a partir desse movimento, se estabelecem as relações entre arte, corpo, política e  feminismo. Para cumprir esse objetivo, utilizo uma bibliografia interdisciplinar proveniente de diversas áreas do conhecimento e, sobretudo, de pesquisadores e pesquisadoras que teorirazam sobre esse tipo de produção.
    Por fim, no quarto e último capítulo, realizo uma análise sócio-histórica dos três trabalhos citados acima, utilizando as reproduções das obras – disponíveis online – e  tomando como base as teorias abordadas ao longo dessa dissertação, priorizando uma bibliografia de mulheres e feminista, assim como uma literatura sobre as autoras. 
    Ao abrir espaço para promover uma discussão sobre essas questões, o campo artístico constitui-se como um espaço de confluência entre a poética e a política, tornando-se um espaço de produção de resistência e diferenciando-se, assim, de outras formas de ativismo.

     

Thèses
1
  • VERÔNICA MARIA TERESI
  • Tráfico internacional de mulheres: construindo um regime internacional com enfoque em direitos humanos? - Estudo dos casos Brasil/Espanha

  • Leader : GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
  • Data: 10 févr. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa tem como objetivo verificar se estamos diante de um processo de construção de um regime internacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas, especialmente mulheres, a partir de um enfoque em direitos humanos. Parte-se da constatação de que existe um regime de combate ao tráfico de pessoas, disposto principalmente pela Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e o Protocolo de Palermo (2000), que se desenvolve a partir de uma lógica securitária e de criminalização internacional do crime organizado transnacional. Esse regime dá centralidade ao Estado, deixando em segundo plano a proteção às vítimas. A pesquisa foca no tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual, construindo-se os elementos fundantes que caracterizam e especializam essa modalidade de tráfico para esse público específico. Nesse sentido, percebe-se que esse regime é excludente de um regime de proteção às mulheres. Dessa forma, a problemática da pesquisa focaliza a possível construção da proteção internacional das mulheres vítimas de tráfico de pessoas a partir do enfoque baseado nos Direitos Humanos, devolvendo e conferindo centralidade às vítimas nas políticas de tráfico. A abordagem privilegia as organizações da sociedade civil, especialmente localizadas no Brasil e na Espanha, por ocuparem espaços distintos dentro do arranjo de forças das institucionalidades internas de cada país, e que vêm pautando a proteção das vítimas no âmbito dos Estados. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de base documental, bibliográfica, com pesquisa exploratória (entrevistas). As entrevistas foram gravadas e transcritas, dando voz principalmente às mulheres e às organizações da sociedade civil entrevistadas. A análise exige a percepção de idiossincrasias dos atores fundamentais para compreender anseios, percepções e motivações de ação. A pesquisa descreve os processos de construção das políticas públicas internas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil e na Espanha, desde a incorporação das normativas internacionais de Palermo, assim como descreve as políticas públicas criadas internamente, a governança e institucionalidade desenvolvidas, analisando se estas têm permitido a criação de um regime com enfoque em direitos humanos, visando e priorizando a proteção e atenção das mulheres vítimas. Procura-se identificar elementos relevantes para a construção do regime baseado em direitos humanos, apontando reflexões para uma intervenção nessa perspectiva. Como considerações finais, avalia-se que o jogo de forças entre os atores, nos espaços internacionais e internos nos estados, considerando também os interesses e pautas próprias dos atores, vem permitindo avanços na construção de uma mentalidade, no sentido da necessidade de proteção das vítimas e, no âmbito interno, verificam-se políticas públicas internas que forçam e condicionam os estados a proteger e atender às vítimas. De outro lado, ainda há muito a ser construído e, principalmente, muito a se fazer para que a vítima de tráfico de pessoas esteja efetivamente na centralidade das ações internacionais e nacionais no enfrentamento ao tráfico de pessoas, especialmente mulheres.

2
  • CARINE DE ALMEIDA VIEIRA
  • Desenvolvimento e Meio Ambiente: Uma análise empírica da evolução dos indicadores socioambientais do Brasil (2000-2015)

  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 29 avr. 2021


  • Afficher le Résumé
  • As questões ambientais por muito tempo foram deixadas de lado pelas teorias econômicas, apesar de autores terem chamado a atenção décadas atrás. Quando citada, em maior parte, é visto como um problema que será resolvido via crescimento econômico no longo prazo, via avanço tecnológico ou até mesmo pelo próprio mercado. Contudo, o sistema econômico não pode ser visto como um sistema isolado e fechado, visto há entrada de energia e matérias-primas, que ao passar pelo processo econômico, resultam em bens de consumo e resíduos. Enquanto sistemas, é necessário considerar que tanto o sistema econômico, quando os sistemas biológicos e institucionais evoluem concomitantemente exercendo influência recíproca entre eles. A Economia Ecológica chama a atenção para essa limitação das teorias convencionais, destacando, principalmente, o papel do meio ambiente e sua influência. Mais recentemente, principamente após a crise de 2008, um arcabouço empírico macroeconômico foi sendo elaborado para ser usado como alicerce. Entre os pensadores Latino Americados, a CEPAL também realizou trabalhos na década de 80 nessa linha de pensamento, com um foco maior a dependência das economia periféricas nas exportações de recursos naturais, tendo evoluído igualmente nas últimas décadas. Através desses dois alicerces teóricos, o presente trabalho teve o intuito de analisar o objetivo deste trabalho é investigar o padrão de desenvolvimento sócio-ambiental no Brasil, no período aproximado de 2000 a 2015, a partir dos pressupostos conjuntos da Economia Ecológica e dos trabalhos da CEPAL relacionados à temática. Ou seja, investigar as relações do crescimento econômico com os dados sócio-ambientais relativos à população, emprego, pobreza e degradação ambiental na economia brasileira. Além disso, também foi construído um modelo aplicado a economia brasileira para exploração de cenários futuro até 2050, visando investigar se seria possível melhorar o IDH sem aumentar significativamente a Pegada Ecológica. O que foi constatado é que com base nos resultados obtidos, que o perfil sócio-ambiental brasileiro nos anos pós-2000 caracterizou-se por uma mescla de melhoria pontual em alguns indicadores relevantes (como elevação salarial, acesso à educação e diminuição do ritmo de desmatamento na Amazônia) com deterioração paralela de outros indicadores ambientais, como maior presença da energia não-renovável na pauta de consumo e exportações fortemente concentradas em recursos naturais, implicando-se em diminuição de suas reservas locais.  Sobre os cenários futuros investigados, constatou-se que é possível melhorar o IDH sem um impacto tão significante na pegada ecológica. Contudo, não na proporção suficiente se houver crescimento econômico entendido nos mesmos parâmetros dos dias de hoje. Daí ser necessário repensar o processo produtivo, de diferentes formas: pela amplificação do uso de energias renováveis, aumentando a eficiência e produtividade dos recursos naturais; pela reciclagem e reutilização dos bens e resíduos; pela modificação do caráter primário-exportador da economia; pela modificação do perfil distributivo; por um grupo de políticas públicas e mesmo por uma modificação estrutural dos costumes. Investimento em áreas intensivas em mão-de-obra e de um impacto significativo no bem-estar das pessoas, como saúde e educação, deveriam ser privilegiados se o objetivo fosse reduzir o impacto ambiental de um aprofundamento do desenvolvimento. 

3
  • ROSANGELA TEIXEIRA GONÇALVES
  • Irmãs, cunhadas e guerreiras - O encarceramento de mulheres em São Paulo e as dinâmicas do Primeiro Comando da Capital (PCC)

     

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 29 avr. 2021


  • Afficher le Résumé
  • O presente trabalho tem como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento do PCC dentro das penitenciárias femininas localizadas no estado de São Paulo. Através da realização de trinta e cinco entrevistas com mulheres, sapatões, homens e mulheres transexuais, em três diferentes unidades prisionais, a investigação buscou analisar se os procederes do PCC, construídos a partir da hegemonia masculina, quando acionados no cotidiano das penitenciárias femininas, acabam por intensificar a opressão e ou a violência ou se conferem um caráter de representação e de legitimidade na defesa de direitos da população de mulheres presas. A pesquisa buscou ainda verificar como as relações são instituídas ou negociadas nas penitenciárias femininas, a partir das posições ocupadas por irmãs, cunhadas e guerreiras e como são estabelecidas as relações com os membros do sexo masculino do PCC, os irmãos. Além disso, analisou como os batismos, as punições e as interdições para o batismo, principalmente no que diz respeito a orientação do afeto e da sexualidade. Nas considerações finais o presente trabalho aponta que ainda que muitas mulheres apresentem resistências, a dominação masculina, empreendida através dos procederes e do batismo das irmãs, o Comando se consolidou nos pavilhões das unidades penitenciárias femininas, realizando junto ao Estado a gestão das dinâmicas e do cotidiano nas penitenciárias femininas do estado de São Paulo.

4
  • DANILO GARNICA SIMINI
  • Controle preventivo legislativo de convencionalidade e os direitos das pessoas com deficiência no município de São Paulo

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 6 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • O Direito Internacional dos Direitos Humanos desenvolvido a partir do século XX tornou global a temática dos direitos humanos e suas eventuais violações, mesmo a nível doméstico. Os países passaram a ratificar diversos tratados de direitos humanos e a se sujeitar aos órgãos de controle dos denominados Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos, dentre eles o Sistema Interamericano. No âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é desenvolvida a teoria do controle de convencionalidade, atividade relativa à verificação da compatibilidade das normas domésticas com os tratados de direitos humanos, sendo inicialmente competência judicial com o passar dos anos entendeu-se também uma tarefa de toda autoridade pública. O controle de convencionalidade no Brasil deve ser exercido pelos três Poderes e a presente pesquisa optou por analisar o controle de convencionalidade exercido de forma preventiva pelo Poder Legislativo. O presente trabalho irá analisar o controle preventivo legislativo no âmbito municipal em razão da importância das cidades na proteção dos direitos humanos, especificamente, a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo, entre os anos de 2010 e 2020, no que diz respeito aos projetos de lei relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, tendo em vista a adoção pelo Brasil da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2009. Espera-se contribuir com os debates sobre o controle de convencionalidade e a implementação dos direitos humanos no âmbito municipal, principalmente no que tange às políticas públicas para as pessoas com deficiência.

5
  • THAÍS CONCONI SILVA
  • ARTE E MEMÓRIA: UM RETRATO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO OLHAR CINEMATOGRÁFICO DE ROBERTO ROSSELLINI – PERSPECTIVAS SOCIAIS E CULTURAIS

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 7 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta tese pretende realizar uma reflexão sobre conceitos de história contextualizados socio culturalmente, apoiados pela linguagem cinematográfica. O ponto de partida será a análise de filmes do cineasta italiano Roberto Rossellini, como os clássicos “Roma, Cidade Aberta”, “Alemanha, Ano Zero” e “Paisà”. Para a realização de tal intento, a metodologia adotada será a Análise Fílmica proposta por Manuela Penafria (2009), complementada pela proposta por James Aumont e Michel Marie (2004), valendo-se de elementos como a transcrição textual de diálogos, banda sonora, fotogramas e imagens dos filmes pré-selecionados, decompondo-os em cenas e pontos de vistas do diretor. A análise crítica da relação do cinema com a história será problematizada, discutindo-se referenciais teóricos do tema, principalmente a obra traduzida do historiador Robert Rosenstone (2010). Os conceitos de história então percebidos nas suas várias dimensões serão analisados buscando investigar como se processam as práticas sociais e culturais de diferentes sujeitos e grupos ao longo dos anos, em momentos críticos e decisivos da humanidade, como foram a Unificação Italiana e as duas grandes Guerras Mundiais. Uma vez que a linguagem cinematográfica pode condensar diversas visões acerca de um fenômeno, ela se apresentará como meio para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre a relação cinema-história e os objetos que permeiam este discurso. O que importa não é analisar o filme como cópia fiel da realidade, mas como o conjunto de elementos que busca representar uma sociedade e suas práticas sociais, tanto no passado como em seu presente. Assim, a busca por entender conceitos históricos dentro de um contexto sociocultural próprio através de um apoio lúdico, nesse caso o cinema, poderá se configurar num elemento novo para uma reflexão de alguns momentos que marcaram a história.

6
  • RODOLFO DA SILVA AVELINO
  • Tecnologias de rastreamento online e a economia informacional

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 12 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • A crescente quantidade de dados pessoais cotidianamente produzidos na Internet possibilitou a criação de uma infraestrutura invisível formada por empresas de análise de audiência, agência de marketing especializada em mídia eletrônica, publicidade online direcionada, entre outras . São empresas que coletam, analisam e interpretam dados de acessos em várias fontes, sobretudo em sites “terceiros”, e que representam hoje uma grande economia mundial que tem como atividade central a análise de dados baseada no comportamento online de usuários. Este trabalho busca compreender as controvérsias criadas nos espaços de formulação de padrões dos mecanismos de rastreamento de comportamento da Internet e averiguar se sua evolução se deu não somente pelas necessidades técnicas, mas também por motivações dos grandes grupos empresariais que movimentam a economia de dados. Se propõe, ainda, a analisar os principais mecanismos de rastreamento de comportamento online, sobretudo, os menos transparentes, mais intrusivos e resilientes a remoção e que formam uma infraestrutura de coleta de dados mantidas por corporações e plataformas de negócios. Para tal, serão analisados os documentos, fóruns e listas de formulação dos padrões de rastreamento de comportamento de usuários, bem como o mapeamento dos mecanismos de gerenciamento de estado web dos dez sites de notícias mais acessados por usuários de Internet brasileiros, de acordo levantamento de documentos, fóruns e listas de discussão das entidades e organizações responsáveis pela regulamentação e padronização da Internet.

7
  • MICHEL CARVALHO DA SILVA
  • A comunicação pública no enfrentamento à desinformação: estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 14 mai 2021


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa analisa a comunicação pública no enfrentamento ao problema da desinformação, focando nas estratégias discursivas do Senado Federal no Facebook e nas rupturas do contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre este parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por quarenta e sete posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre desinformação e assemelhados semânticos (boatos, fake news, deep fakes e informações enganosas). O estudo fez uso da análise exploratória para esmiuçar a identidade social do Senado como sujeito comunicante. A partir dessa representação construída, utilizou-se as técnicas da Teoria Semiolinguística do Discurso, calcada na obra de Patrick Charaudeau, para análise das publicações. Para examinar os comentários dos leitores do referido dispositivo comunicacional adaptou-se procedimentos da análise de enquadramento. O trabalho discutiu os efeitos pretendidos (instrução, refutação e informação) pelo Senado no corpus selecionado, a partir dos seguintes eixos teóricos: a comunicação pública e suas dimensões (interesse público, institucional e política), a desinformação como problema público, o novo ecossistema comunicacional e os processos desintermediação e a democracia disruptiva. Ao final, verificou-se que a comunicação pública do Senado, ao se valer do conhecimento comum partilhado e o sistema de valores/crenças sobre o mundo em que atua, produz enunciados que buscam reforçar sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão. 

8
  • VOLNEY APARECIDO DE GOUVEIA
  • TRANSPORTE AÉREO E AVIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA: ESTUDO DOS VETORES DE DESENVOLVIMENTO E PROPOSTAS DE POLÍTICAS DE FOMENTO A PARTIR DE TÉCNICAS DE CENARIZAÇÃO

  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 1 juin 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa tem por objetivo discutir os principais desafios inerentes ao setor aéreo brasileiro em âmbito nacional, com destaque para a aviação regional. Apesar do forte crescimento da aviação comercial nos últimos anos, com a ampliação do número de voos e de passageiros transportados, um número representativo de brasileiros ainda não a utiliza. Tal situação está associada à trajetória de desenvolvimento econômico do país, calcado na centralização regional das atividades econômicas e na estrutura concentradora de renda. Similarmente, esta dinâmica impactou na configuração da aviação regional brasileira na medida em que um número reduzido de usuários se concentrou nas camadas populacionais de maior renda, os quais voam regular e frequentemente, enquanto número expressivo de brasileiros continua fora do modal. As razões deste fenômeno são diversas, mas estão concentradas em duas dimensões-chave: o caráter altamente dependente e inter-relacionado do setor a variáveis externas de impacto e a forma como o Estado brasileiro tem conduzido a gestão do sistema de aviação comercial no país. Apoiando-se nas interpretações da teoria evolucionária e do desenvolvimento, o trabalho contextualiza o segmento aéreo e explora suas especificidades e suas relações com a trajetória e dinâmica do desenvolvimento econômico do país. Estuda a relação entre a aviação comercial e seus vetores-chave, utilizando-se de pesquisa qualitativa aplicada a um grupo de especialistas do setor; utiliza-se de estatística descritiva básica, para a construção de um painel de cenários prospectivos (framework) para mapear as questões-chave relacionadas à expansão da aviação comercial em âmbito regional em médio prazo. No âmbito microeconômico, a pesquisa aponta para a necessidade de fortalecer e ampliar as políticas públicas de incentivo ao setor; integrar tais políticas a programas de desenvolvimento nacionais e garantir um ambiente regulatório favorável que amplie os investimentos em infraestrutura aeroportuária. No âmbito macro, promover um ambiente econômico favorável associado à modificação do padrão de distribuição de renda, sem os quais o acesso de mais brasileiros ao modal aéreo manter-se-á manietado.

9
  • JOSE FARIAS DOS SANTOS
  • A PRESENÇA DA MÚSICA CAIPIRA NO AMBIENTE URBANO: caminhos e persistências da Orquestra de Violeiros da Cidade de Osasco-SP

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 26 août 2021


  • Afficher le Résumé
  • Neste trabalho, analisamos as características da diversidade sociocultural que estão
    presentes no universo do Brasil caipira (RIBEIRO, 2003; SANT‘ANNA, 2000) e as
    respectivas particularidade que envolvem a presença do “modo caipira” e a própria
    contribuição para a disseminação da música sertaneja de raiz e posterior reprodução
    das manifestações no ambiente urbano. Assim como os estudos desenvolvidos por
    Vilela (2011, 2017), observamos a associação entre as experiências da cultura
    popular tradicional e o processo de reenraizamento, presença e persistência na
    cidade. Nesse sentido, utilizamos como estudo de caso, a trajetória cinquentenária
    da Orquestra de Violeiros da Cidade de Osasco (OVCO), considerada uma pioneira
    referência do gênero musical. Ainda com o objetivo de aprofundar a perspectiva de
    alcance da cidadania, mediante adoção de políticas públicas de cultura,
    desenvolvemos uma investigação sobre a estrutura de projetos, relacionados à
    atuação da Prefeitura Municipal de Osasco, no estabelecimento de parcerias e
    reconhecimento da OVCO como representação cultural da cidade. Utilizando-se de
    entrevistas de campo, análise de revistas, jornais, documentários e referências
    bibliográficas, o trabalho problematiza a trajetória, as constantes ressignificações e a
    atual conjuntura de persistência pela continuidade das atividades da Orquestra. De
    acordo com o desenvolvimento da pesquisa, identificamos que o processo de
    hibridização cultural, juntamente com a práxis da “resistência pela resignação”, estão
    presentes em manifestações culturais que perpassam a história da cultura caipira.
    Concluímos que na longeva trajetória da OVCO, as representações vão adquirindo
    formas, mudanças e transformações que revelam a constante persistência, mesmo
    diante da ausência de reconhecimento do poder público municipal. A Orquestra
    cinquentenária resiste com sua práxis e persiste como um espaço de centralidade e
    reenraizamento da música sertaneja de raiz em plena região metropolitana.

10
  • RODRIGO FERNANDO GALLO
  • POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA, TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E MISSÕES DE PAZ: UM ESTUDO DE CASO DA MINUSTAH (2004 - 2017)

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 27 oct. 2021


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo desta tese é analisar o uso das políticas públicas sociais brasileiras como recurso da política externa brasileira aplicada ao contexto paralelo à Minustah (2004-2017), de modo a compreender como a agenda doméstica pode ser articulada para a lógica de cooperação internacional para promover desenvolvimento econômico e social. A pesquisa visa a responder o seguinte problema: em que medida a transferência internacional de políticas públicas para o Haiti, como ação de cooperação internacional em uma conjuntura paralela à missão de paz, contribuiu para o processo de inserção internacional do Brasil no âmbito ONU? A hipótese é que o Estado brasileiro utilizou a janela de oportunidades aberta pela Minustah para estreitar as relações com o Haiti e transferir políticas públicas sociais para o país caribenho como forma de demonstrar capacidade de lidar com as causas primárias que normalmente geram os conflitos, tais como a pobreza e a miséria – experiência de política externa que transformou o Haiti em um dos principais destinos da cooperação brasileira à época, o que demonstra um modo particular de o Brasil lidar com operações de paz das Nações Unidas. A pesquisa utilizou o método de process tracing para mapear o fenômeno, associada às metodologias de estudo de caso e análise documental, além de técnica de entrevista discursiva semiestruturada.

11
  • ROBSON SILVA SANTOS
  • Vivências escolares e identidade de gênero: trajetórias de pessoas travestis e transexuais

  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 23 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • Esta tese compreende as relações entre a deserção escolar, a identidade de gênero
    e as trajetórias escolares de pessoas travestis e transexuais, após vivenciarem a
    transição de sua identidade de gênero no período de escolarização. O problema de
    pesquisa busca responder de que forma esse não enquadramento dos padrões
    normativos de gênero vivenciado pelas pessoas travestis e transexuais nos espaços
    educacionais públicos suscita processos de deserção escolar. A partir das narrativas
    acerca das experiências de violência de gênero vivenciadas por pessoas travestis e
    transexuais nas escolas, a pesquisa tem como hipótese que a deserção escolar é um
    efeito produzido por inúmeros mecanismos de desigualdade, dentre os quais é
    necessário considerar a relação entre desigualdade educacional e mecanismos de
    abjeção de corpos que não se encaixam nas normatividades binárias de gênero. O
    objetivo geral da tese se concentra no impacto na deserção escolar e identidade de
    gênero das pessoas transvestis e transexuais, resultando nas mais diversas formas
    de exclusão, por serem consideradas desviantes da matriz heterossexual. A
    metodologia está ancorada na observação participante e contou com a coleta de
    dados realizada por meio da oficina no Centro de Defesa e da Diversidade Brunna
    Valin (CRD), a partir de entrevistas individuais com nove pessoas travestis e
    transexuais, com base em uma pergunta-problema: como foi vivenciar o processo de
    transição no período da escola? As considerações finais desta tese avaliam que ainda
    existe um jogo de força entre a escola e a presença das/os alunos travestis e
    transexuais, necessitando ampliar as reflexões por parte dos profissionais da
    educação, no sentido de fortalecer pelas políticas públicas o direito educacional
    destas/es alunas/os.

12
  • LUARA SPINOLA
  • EMARANHADO  DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À "SAÚDE DO TRABALHADOR": HISTÓRIA ORAL DE EXECUTIVOS EM SÃO PAULO (1988-2018)

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 26 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • O estudo propõe um quadro de interpretação do campo de prestação de serviços contratado pelos empregadores, voltado para a gestão da saúde do trabalhador formal, para além da saúde assistencial. Com ênfase na saúde ocupacional, a tese considera um panorama de transformações e inflexões do mercado. A metodologia utilizada esteve pautada na história oral temática híbrida. A composição dos narradores centrais ocorreu de forma intencional, posto que selecionou 13 executivos que participaram da constituição do campo no Brasil, no papel de prestadores de serviços contratados. E, para apresentar um olhar compreensivo da complexidade de toda a cadeia envolvida, foram entrevistados também 18 executivos no papel de empregadores de grandes empresas instaladas no estado de São Paulo, com atuação nacional, que resultaram em quatro narrativas coletivas retratando o lado do contratante. Após intensa imersão nas narrativas, foram construídos eixos orientadores que guiaram o levantamento de informações, identificando a trajetória histórica. Os resultados indicam que, se por um lado a prática fiscalizatória potencialmente ascende a partir de 1988 e dá maior visibilidade à conformação do segmento fiscalizado, por outro, confere extraordinária legitimidade institucional à atividade comercial e financeira que, não limitada em sua expansão, subverte a lógica organizativa e os princípios constitucionais sobre os quais foi concebido o Sistema Único de Saúde (SUS), o que abre uma série de possibilidades para formação de um mercado invisível. A partir da identificação de seus agentes e delimitação dos papéis e poderes envolvidos, estes passam a coexistir e competir seguindo as retóricas de racionalização e modernização, sobrevivendo às brechas e às custas da regulamentação e da saúde. E, com a acumulação privada de capital que se dá a partir da entrada na década de 2000 pelos grupos econômicos, se fortalecem, funcionando como elementos amplificadores e legitimadores da lógica de segmentação da demanda e da oferta por produtos e serviços, segundo a necessidade dos empregadores.

     

13
  • WEBER LOPES GÓES
  • Segregação e extermínio: o eugenismo revisitado na capital de São Paulo (2004-2017)

  • Leader : PARIS YEROS
  • Data: 30 nov. 2021


  • Afficher le Résumé
  • O movimento eugenia emerge no final do século XIX, na Inglaterra, tendo como o principal precursor Francis Galton (1822-1911). No Brasil, a sua receptividade se deu a partir dos anos de 1917, cujo principal expoente foi Renato Kehl (1889-1974). Os ideólogos da eugenia apostavam na sua efetivação para eliminar os grupos classificados como anormais, por meio de políticas de controle de natalidade, prisões, eliminação física dos indesejáveis e outros métodos. Ao estudar as manifestações da eugenia no século XXI, principalmente depois do declínio do nazismo e no contexto da ditadura militar (1964-1985), verificou-se que no Brasil a efetivação do eugenismo deu-se por meio da eugenia negativa e preventiva, logo, a eliminação dos grupos considerados indesejáveis se reflete à natureza da classe dominante brasileira. Mesmo não assumindo o seu alinhamento “ideológico” com as ideias eugênicas, a burguesia brasileira pôde utilizar as estruturas e aparatos do estado para assegurar seus privilégios de classes. Assim, a presente tese tem como finalidade demonstrar como a eugenia tem se manifestado na atualidade, após 1945, em particular, no período de 2004-2017, especialmente no Brasil. Ao estudar as iniciativas de estado concernentes às políticas de combate às drogas, o encarceramento em massa e a letalidade policial, verificou-se que a eugenia preventiva e negativa se expressam nessas esferas. Buscou-se problematizar o fato de que embora tenha havido mudanças no que tange às políticas sociais no Brasil durante a gestão do governo federal do Partido dos Trabalhadores, ao mesmo tempo, se presenciou um aperfeiçoamento no seio da política de segurança pública, que recrudesceu o combate às drogas, propiciou o encarceramento em massa e aumentou a letalidade de jovens negros/as decorrentes de intervenção policial. São nestes aspectos que sustentamos na presente tese, a permanência do eugenismo contemporâneo.

2020
Thèses
1
  • EVANDRO COUTINHO
  • A REVOLUÇÃO ESPANHOLA E OS DEBATES ESTRATÉGICOS DAS TENDÊNCIAS ANARQUISTAS (1931-1937)

  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 3 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho pretende investigar os modelos de sindicalismo e de organização popular proposta pelo anarquismo espanhol para a Confederación Nacional del Trabajo (CNT) nos anos que antecederam o processo revolucionário, desde a instauração da 2a República até o declínio da hegemonia anarquista sobre o movimento operário (1931- 1937), com o objetivo específico de analisar os debates internos entre os dois mais importantes grupos que disputavam o controle sobre a central, chamados de faísmo e treintismo. Partindo de uma definição destes grupos através de categorias do sindicalismo de intenção revolucionária e a partir da análise de uma seleção de seus materiais de propaganda ideológica -o faísta Tierra y Libertad e os treintistas Cultura libertaria e Sindicalismo-, buscarei averiguar se havia perspectivas de organização e proposições que possam contribuir para explicar a derrota da revolução anarquista liderada pela CNT-FAI.

2
  • LÍVIA MARILIA BARBOSA GUIMARÃES
  • Políticas sociais de alimentação e nutrição no Brasil: da eugenia à segurança alimentar

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 3 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Esta pesquisa analisa, por meio de um balanço temático e temporal, os principais circuitos de continuidades e descontinuidades presentes nas políticas sociais de alimentação e nutrição no Brasil. Tomou-se como marco temporal o período compreendido entre 1930 e 2010, por entender a década de 1930 como o processo de implantação da proteção social, ainda que, de forma seletiva e portanto, restrita a grupos específicos como os trabalhadores e escolares e; a primeira década do século XXI, tomada como a outra ponta da trajetória das políticas em questão, onde consolidou-se um conjunto de estratégias políticas, jurídicas e sociais, fortemente orientadas pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), por definição universalizante. Para a composição do balanço utilizou-se da literatura sobre o tema, assim como da produção acadêmica distribuída em ciências diversas, além de da análise documental de revistas, boletins, relatórios, dentre outros documentos, disponíveis em formato eletrônico. 

     

    Com o estudo constatou-se que, ao longo do transcurso de noventa anos, as políticas alimentares e nutricionais por diferentes circuitos de continuidades e descontinuidades e basicamente, foram identificados quatro tipos de intervenções, aqui descritas como: políticas eugênicas, políticas de suplementação alimentar, políticas de focalização e as políticas de segurança alimentar e nutricional. Embora, determinadas políticas se concentrem em períodos específicos, isso não significa que sejam estanques. Ao contrário disso, são permeáveis e atravessam umas às outras. O Brasil avançou muito no processo de construção de suas políticas no campo alimentar e nutricional, mas, permanece distante de tornar o DHAA acessível a todos. 

3
  • OLIVIA DE OLIVEIRA GOMES MACHADO
  • Uma Análise sobre a concentração dos medicamentos genéricos na rede varejista da cidade de São Paulo em 2015 e 2019.

  • Leader : JOSE PAULO GUEDES PINTO
  • Data: 5 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este estudo tem por objetivo analisar a política de preços dos medicamentos genéricos e os preços praticados pela rede varejista na cidade de São Paulo diante da regulação governamental. A pesquisa irá analisar o comportamento dos preços de medicamentos praticados no varejo durante o período de 2015 e 2019. A análise dos preços dos medicamentos será feita, separando-os por princípios ativos, observando os produtos de maior concentração mercadológica.

4
  • GIULIANA FIACADORI
  • Bloco de Esquerda 2.0: Um estudo sobre a estratégia discursiva online do partido português no Facebook

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 11 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  •  Este trabalho analisa a estratégia discursiva utilizada pela página oficial no Facebook do partido Bloco de Esquerda durante os 13 dias de campanha oficial para as eleições legislativas portuguesas de 2019 a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A análise do discurso de alternativas de esquerda se torna importante em uma conjuntura global de crise política, econômica e social e de ascensão da direita, um momento em que é necessária a renovação da esquerda. Nesse momento, a própria interação entre os espectros políticos pode estar ultrapassada, ancorada em questões que não representam os conflitos sociais emergentes. Após sucessivas derrotas políticas e sociais acumuladas as esquerdas contemporâneas devem pensar além da luta de classes e buscar formas de articular lutas transversais e heterogêneas sem apagar a identidade dos atores envolvidos. Neste trabalho a perspectiva de Laclau e Mouffe (2015) é empregada como discussão teórica e método de análise de campanhas eleitorais online desenvolvidas por alternativas políticas contemporâneas a partir de sua Teoria do Discurso. Nessa teoria, Laclau e Mouffe entendem discurso como uma articulação entre palavras, ações, fatos físicos inerentes aos seres humanos e à natureza, o que pode ser aplicado às novas tecnologias. As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de comunicação política digital nos últimos anos e se popularizaram entre partidos e figuras políticas. Por meio delas a disseminação de mensagens de campanha e de informação política pode ser feita de forma simples e rápida. Na coligação de esquerda que governa Portugal desde 2015 se destaca o partido Bloco de Esquerda. Coordenado por lideranças jovens, o partido mantém uma página no Facebook de sua mídia de notícias (esquerda.net) para tratar de artigos de opinião, conteúdo informativo e material de campanha. A página “Esquerda Net” foi submetida a uma extração de publicações entre 22 de setembro e 4 de outubro de 2019 por meio da ferramenta Netvizz e de scraping manual. As publicações obtidas foram analisadas a partir da Teoria do Discurso em relação ao apelo realizado, temas abordados, presença de transversalidade e o tipo de discurso identificado. Os resultados indicam que o Bloco de Esquerda se utilizou de apelo emocional na maioria das publicações, assim como abordou temas não-prioritários da campanha e apresentou poucas mensagens com caráter transversal, adotando um discurso agonístico em mais de metade do conteúdo analisado. O método desenvolvido neste trabalho pode ser utilizado em campanhas eleitorais online cuja esfera política se encontra altamente polarizada e pode produzir novas contribuições a área.

5
  • KELLY CRISTINA PEREIRA NEPOMUCENA
  • AMOR SOB TELAS: Um olhar sobre a vivência amorosa na era digital

  • Data: 13 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Esta dissertação tem como principal objetivo entender como os aplicativos de relacionamento provocam mudanças sociais na vivência amorosa e na sexualidade, na contemporaneidade entre jovens heterossexuais. Através do app Happn – um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros –, pretende-se analisar como este mercado de apps que move a economia na sociedade da informação está transformando as relações íntimas, sobretudo entre a população jovem adulta na cidade de São Paulo. Contaremos com a óptica do discurso da sexualidade de Michel Foucault e pensadores contemporâneos que nos auxiliem a entender a liberdade de escolha e vivência afetivas na sociedade brasileira, assim como entender o uso das ferramentas postas no ciberespaço e as possíveis relações que acarretam com os aplicativos de relacionamentos.

6
  • GUILHERME PRADO ALMEIDA DE SOUZA
  • SOBREVIVER AO CAPITALOCENO, IMPENSAR A ECONOMIA: Do Desenvolvimento sem Alternativas às Alternativas ao Desenvolvimento na América Latina

  • Leader : JOSE PAULO GUEDES PINTO
  • Data: 18 févr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Estamos diante do colapso. Todavia, não chegamos aqui apenas pelas mãos do modo de produção que gera o desenvolvimento das forças destrutivas, mas também através do modelo de pensamento que o molda. Apesar dos diferentes meios, esquerdas e direitas hegemônicas concordam na obtenção de alguns fins. Crescimento, desenvolvimento, aumento do PIB, etc., são ideias-força que constituem uma convergência entre campos políticos, às vezes, menos antagônicos do que pensamos. Como se estabelecem as estruturas mentais que possibilitam esse consenso tácito? Como tais consensos influenciaram a execução de políticas na era dos governos progressistas na América Latina? Como superar as cosmovisões moderna e desenvolvimentista, rompendo com o imaginário hegemônico para encontrar os caminhos de saída do colapso da Modernidade Capitalista? Para respondermos a essas perguntas temos como objetivos: compreender como a Modernidade capitalista se transformou em uma geopolítica e visão de mundo que permitiram o Capitaloceno; explicar como a América Latina, de vítima da modernização, produziu tanto governos progressistas que sucumbiram ao desenvolvimentismo quanto apresentou criativas dissidências deste imaginário; mostrar a insuficiência dos medidores e paradigmas da economia do crescimento; para, por fim, apontar as teorias, como o Bem Viver e Descrescimento, além de exemplos e práticas políticas que podem ser um Sul para a criação de sociedades de baixa entropia em comunidade. Com isso nosso estudo concluiu que o desafio com que nos deparamos é ainda maior do que pensamos: superar não só o capitalismo mas também a modernidade, inventando uma economia que caiba novamente dentro da biosfera.

7
  • JACKSON SILVA RIBEIRO
  • O BRICS E SEU LUGAR NA GOVERNANÇA GLOBAL: ANÁLISE DE SUAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA

  • Leader : GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
  • Data: 13 mars 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho tem como objetivo geral, analisar as instituições financeiras do BRICS (NBD e ACR). O acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é analisado como expressão de ascensão dos países emergentes. Nossa hipótese é que o grupo com a criação de NBD e o ACR, apesar de não confrontarem diretamente a ordem financeira estabelecida – por se colocarem no cenário global dentro das regras da economia de mercado e das instituições multilaterais – são iniciativas que introduzem nova qualidade na ação de atores que – pelo porte de suas economias – não se contenta somente em ser coadjuvante nas decisões globais, que historicamente foram protagonizadas pelas potências centrais. Em termos específicos, o objetivo é descrever a atuação brasileira na formulação e condução das instituições financeiras do BRICS, – Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo Contingente de Reserva (ACR).

8
  • GABRIELLY ALMEIDA SANTOS DO AMPARO
  • RAINHAS DO PALÁCIO:

    AS MULHERES NA CARREIRA DIPLOMÁTICA BRASILEIRA

  • Leader : JULIA BERTINO MOREIRA
  • Data: 30 avr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Desde 1993 as mulheres configuram, anualmente, menos de 25% dos ingressantes à carreira diplomática brasileira. Em 2019 as mulheres ainda eram menos de 25% do total de diplomatas brasileiros e a maioria delas não alcançam o grau de maior prestígio na hierarquia itamaratiana. Sob essa égide, a presente pesquisa busca compreender como a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE) perpetua desigualdades de gênero quanto à ascensão das mulheres na carreira diplomática brasileira. As hipóteses sugeridas estão relacionadas ao caráter insular do Itamaraty, ao seu ethos e tradição próprios e à sua ligação com a continuidade da elite masculina branca como um forte ator econômico e político. O estudo realizado é tanto qualitativo como quantitativo, mediante revisão bibliográfica, análise de documentário e de dados fornecidos pelo MRE por meio do sistema de acesso à informação do governo federal. As teorias feministas das Relações Internacionais serão utilizadas como arcabouço teórico, sobretudo o feminismo construtivista e o pós-estrutural. Para tanto, após o primeiro capítulo apresentar uma breve introdução sobre o tema proposto, o segundo capítulo abordará as ondas feministas, a questão de gênero e seu envolvimento com as Relações Internacionais. No terceiro capítulo, é feita uma breve abordagem histórica do Itamaraty, apresentando e analisando suas principais características, como seu ethos. O quarto capítulo traz a questão da mulher na carreira diplomática brasileira. Tem-se que o Itamaraty perpetua desigualdades de gênero em seu interior por basear-se em uma estrutura hierárquica-patriarcal, construída e consolidada ao longo dos anos. As ondas feministas não passaram de marolas no MRE. Mais do que ações institucionais, é preciso vincular uma nova imagem de diplomata à sociedade como um todo.

9
  • EMANUEL GALDINO DA COSTA
  • POLÍTICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PELO LADO DA DEMANDA DO ESTADO: UMA ANÁLISE SOBRE O SIRIUS

  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 17 août 2020


  • Afficher le Résumé
  • Muito além de ser a mais atual e brilhante fonte de luz síncrotron do mundo, o projeto Sirius é considerado a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. De tão inovador, tornou-se uma ferramenta para aplicar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo lado da demanda. Ou seja, um instrumento que, a partir do poder de compra do aparato estatal, promove e estimula a pesquisa e desenvolvimento e a capacitação tecnológica nas empresas fornecedoras de insumos, serviços e produtos inovadores. Neste trabalho, além de entender esse processo de aprendizado mútuo entre a instituição que coordena o projeto, o CNPEM, e as desenvolvedoras das tecnologias para a construção do equipamento, foi analisado os aspectos que conduzem a uma tomada de decisão por parte do Estado.

     

10
  • PATRICIA CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Tortura, punição e morte: os lugares de memória e consciência da escravidão na Cidade de São Paulo 

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 17 août 2020


  • Afficher le Résumé
  • Os equipamentos públicos forca e pelourinho ocuparam São Paulo desde a década de 1560,
    e figuraram nos cenários públicos de grande circulação da cidade, destacadamente a
    Região do Bairro da Liberdade, ainda que não sejam atualmente temas de grande destaque
    de memória, para quem não frequenta locais específicos da região do Centro de São Paulo,
    como as capelas coloniais. Propõe-se a destacar a trajetória desses dois instrumentos a
    partir de documentação especial, as Atas da Câmara Municipal de São Paulo e seu Registro
    Geral, além de documentação avulsa e manuscrita, conectada aos eventos específicos
    desses locais, como enforcamentos e torturas públicas, e a criar instrumentos de pesquisa
    simplificada para novas buscas, como tabelas de menções e transcrição das mesmas. Por
    meio de estudo dessa documentação e com uso de análise qualitativa das menções dos
    instrumentos, seus administradores e mais raramente, suas vítimas, procedeu-se a
    construção de uma narrativa cronológica sobre esses equipamentos, os seus usos e em
    alguns casos, os seus símbolos, expressos através da narração dos homens bons,
    administradores de suas aplicações na cidade. Esse levantamento recuperou as
    motivações para sucessivas construções, remoções, utilizações e significados do patíbulo e
    do tronco, e algumas circunstâncias sociais em que eles obtiveram destaque na narrativa da
    cidade. Observou que mesmo com pouco destaque na memória hegemônica local,
    sobretudo na instalação final de ambos equipamentos na praça da Liberdade, sendo para a
    forca, o seu período de maior atividade, eles são mencionados com abundante frequência
    na documentação oficial, e eram objeto de constante interesse no cotidiano popular da São
    Paulo Colonial e Imperial. Concluiu que não era a ausência de menções na documentação
    oficial um dos motivos para o não destaque dessa história de dor no centro da cidade, e que
    as mudanças espaciais, toponímicas e de usos das regiões em que estavam instalados
    salientam processos de ressignificação não popular da história local.

11
  • ADRIANO QUEIROZ DA SILVA
  •  "Como um cidadão qualquer ": um estudo sobre as masculinidades de homens cisgêneros que se relacionam com mulheres trans e travestis


  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 26 août 2020


  • Afficher le Résumé
  • Os estudos de gênero têm trazido importantes contribuições sobre as questões sociais de sexo e sexualidade. Neste amplo cenário de debate que envolve as reflexões acerca de desigualdades, lutas por direitos e reconhecimento, os estudos feministas desvelaram que “questões de gênero” não querem dizer “estudos sobre mulher” e sim produções, tensões sociais e culturais em torno do sexo/gênero, feminino/masculino e mulher/homem, propondo a desnaturalização destes conceitos e seus desdobramentos. Sendo assim, esta pesquisa trata das masculinidades não hegemônicas com recorte específico em homens cisgêneros parceiros sexuais e/ou afetivos das travestis e transexuais de São Paulo e região metropolitana. Foram realizadas entrevistas usando questionário semiestruturado, com foco em dois eixos principais: a) as narrativas e b) relações sociais e visibilidade. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os homens cisgêneros entrevistados têm construído e lidado com suas masculinidades diante do desejo sexual e das relações afetivas com as travestis e mulheres transexuais e analisar masculinidades não hegemônicas e/ou marginalizadas; analisar heterossexualidades não hegemônicas e conhecer contexto de sociabilidade dos homens, sujeitos da pesquisa, entre si e com suas parceiras. 


     
12
  • CARLOS ANTONIO MEDEIROS GAMBÔA
  • A Terceira Missão nas universidades federais brasileiras: Conceitos e modelos de implementação

  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 3 sept. 2020


  • Afficher le Résumé
  • O texto apresenta o conceito de Terceira Missão das universidades federais brasileiras, consideradas a primeira missão o ensino, a segunda a pesquisa e a terceira o desenvolvimento da sociedade que cerca a instituição. A partir do modelo conceitual de Sistemas de Inovação, avaliaremos qual o nível de inserção da Terceira Missão à cultura e ao quotidiano dessas universidades, bem como o grau de dificuldade e as ferramentas utilizadas para implantação do conceito e os indicadores definidos para medição de resultados. Serão também considerados os impactos culturais, econômicos e organizacionais agregados ao processo. A partir dos conhecimentos adquiridos, proporemos um modelo de implantação da Terceira Missão.

13
  • GIOVANNA OLINDA DOS SANTOS BERNARDINO
  • A TERCEIRA MARGEM DAS INSTITUIÇÕES: uma genealogia da “população em situação de rua" 

  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 5 nov. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Utilizando-se das análises sobre as relações de poder deixadas pelo filósofo Michel Foucault, essa pesquisa se debruça sobre as mudanças institucionais que acompanharam as diferentes formas de tratamento daqueles que utilizam as ruas como moradia, a fim de deixar em evidência as tramas no poder que historicamente permeiam essas vidas, realizando assim uma análise social crítica da temática. Percorremos algumas vielas do Brasil colonial, com a figura do mendigo, passando pelo marco Republicano, enfatizando a Era Vargas e tendo por companhia o vadio e por fim, chegamos à contemporaneidade junto com a participação da "população em situação de rua”. O desenvolvimento dessa análise permite a compreensão desse fenômeno histórico e social por meio das inúmeras investidas no poder e seus assujeitamentos, mas não apenas. Adotando a perspectiva genealógica surgem também as contradições e os tensionamentos da sociedade como um todo, bem como a possibilidade de outras perspectivas frente à essas investidas, fazendo da rua um “outro lugar”, uma espécie de terceira margem das instituições. 

14
  • VANESSA MENEGUETI
  • O sentido encarcerador do sistema jurídico criminal: reflexões sobre a prisão domiciliar cautelar a partir das Teorias Luhmanniana e da Racionalidade Penal Moderna

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 30 nov. 2020


  • Afficher le Résumé
  • O encarceramento de mulheres tem despertado atenção nos últimos anos pelo acelerado crescimento  de sua população, mobilização de atores da sociedade civil, produção de pesquisas acadêmicas e o advento de legislações e políticas direcionadas a gestantes e mães. Nesse cenário, o alcance da prisão domiciliar cautelar foi sucessivamente ampliado pela Lei de Cautelares, Marco Legal da Primeira Infância e a recente Lei nº 13.769/2018 se apresentando como novidade legislativa que de forma incremental propõe sanções e práticas mais humanizadas. O inédito julgamento do Habeas Corpus coletivo nº 143.641 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou os dispositivos legais ao impor o cumprimento a todas as mulheres presas gestantes e mães de crianças até 12 anos, refletindo sobre a cultura de encarceramento do sistema jurídico e afetando as operações padrão do sistema jurídico criminal. Apesar disso, verifica-se movimentos de resistência à aplicação da medida, pois o sistema jurídico criminal persegue o encarceramento e a prisão como sentido orientador, deixando de aplicar a prisão domiciliar a todas as potenciais beneficiárias. Discricionariedades legais e jurisprudenciais, a ressignificação interna da medida pelo sistema e valores sociais e morais fundamentam as negativas. Seguindo as Teorias dos Sistemas Sociais e da Racionalidade Penal Moderna, esta pesquisa analisa: (i) os movimentos de afetação a partir da incidência de organizações da sociedade civil e do sistema político com projetos de lei que abordaram a prisão domiciliar; (ii) o processo de autorreflexão e autoafetação provocado pelo STF com base no acórdão do HC coletivo e nas seguintes decisões monocráticas; (iii) a resistência e a manifestação do sentido encarcerador baseada no procedimento de cumprimento da medida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, dados nacionais e do Estado de São Paulo de encarceramento de mulheres e concessão da prisão domiciliar, bem como decisões denegatórias juntadas aos autos do HC coletivo nº 143.641.

15
  • LUIZ GONZAGA DOS SANTOS NETO
  • Desenvolvimento econômico no Brasil, 2003-2014: uma análise da teoria e do processo de desenvolvimento a partir da ótica étnico-racial

     

  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 3 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  •  

    Este trabalho busca analisar a evolução da situação socioeconômica da população negra entre 2003 e 2014 através de um diálogo crítico com a chamada literatura “heterodoxa” contemporânea do desenvolvimento brasileiro. Nossas hipóteses são as de que (1) o processo de desenvolvimento econômico no Brasil no período assinalado, ainda que sob menores níveis, continuou permeado pela diferenciação entre brancos e negros, e de que (2) as teorias desenvolvimentistas a serem analisadas, surgidas no bojo do período em questão, não consideram o racismo como fator estrutural da dinâmica econômica e política brasileira,
    possuindo, por isso, leituras limitadas do processo de desenvolvimento nacional. Para alcançar
    nossos objetivos, primeiramente, será traçado um arcabouçou teórico que explicita o caráter racial da estrutura de classes no Brasil. Posteriormente, será realizada uma análise da recente discussão sobre o desenvolvimento brasileiro, com foco nas chamadas abordagens do novo- desenvolvimentismo e do social-desenvolvimentismo, mas também com referências adicionais e conexas que podem contribuir para a discussão. Por fim, será apresentado o capítulo que expõe, a partir da ótica étnico-racial, os aspectos socioeconômicos do desenvolvimento no Brasil entre 2003 e 2014. Tal é seguido pelas conclusões e referências bibliográficas.

                                                                               ***

    This research aims to analyze the performance of the socioeconomic conditions of the black population in Brazil between 2003-2014 by means of a critique of the so-called “heterodox” literature of the contemporary Brazilian development. Our mains hypotheses are that (1) the differentiation between white and black people remained to exist over the period, although under lower levels, and that (2) the developmental theories to be analyzed, which arose at the period, do not consider racism as a structural factor of the Brazilian economic and political dynamics, therefore having limited approaches of the national development process. In order to
    achieve our objectives, first, a theoretical framework which explains the racial character of the
    class structure in Brazil will be drawn up. Subsequently, an analysis of the recent discussion on Brazilian development will be carried out, focusing on the so-called approaches of the new- developmentalism and social-developmentalism, but also with additional and related references to the literature that can contribute to the discussion. Finally, the last chapter exposes, from an ethnic-racial perspective, the socioeconomic aspects of development in Brazil between 2003 and 2014. This is followed by the conclusion and then references.

     

16
  • NATHANAEL PERICLES
  •  

    A experiência de vida dos Haitianos e Haitianas nas relações de gênero em Utinga (Santo André)

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 11 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho enfoca a relação entre migração e gênero. O objetivo é destacar o impacto da migração nas relações de gênero nas famílias haitianas de Utinga (São Paulo). Os estudos de gênero aumentaram a conscientização sobre as mulheres migrantes, dando-lhes uma posição mais justa. Esses estudos lançam luz sobre o privado, o íntimo. Eles legitimam a teoria da história centrada na intimidade, nos sentimentos, na identidade pessoal, no privado, no relacionamento, no corpo, etc. Aspectos negligenciados no estudo da migração masculina, embora tenham sido o foco desses estudos desde o início. Isso nos leva a questionar o lugar dos homens e mulheres haitianos na migração à luz das relações privadas e afins. Uma abordagem qualitativa foi priorizada para conduzir esta pesquisa, a partir de teorias feministas interseccionistas que permitem a inclusão de outros elementos como etnia, nacionalidade, classe social ... e novos estudos de migração abrangendo gênero. Para alcançar uma compreensão do tema migração-gênero, usamos o método de triangulação para obter dados de várias técnicas de pesquisa, incluindo etnografia que permite a observação e entrevistas que permitem aos sujeitos da pesquisa dê o seu ponto de vista. Este estudo nos permite entender melhor as condições de migração que as mulheres haitianas vivenciam e enfrentem. Como as migrações contribuem para a produção de divisão e hierarquia de gênero e como o gênero influencia os processos de migração.

17
  • LETÍCIA ZAMPRÔNIO SALUM
  • Mulheres migrantes e desenvolvimento humano: potencialidades de agência

  • Leader : JULIA BERTINO MOREIRA
  • Data: 14 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Este trabalho tem como objeto de pesquisa as mulheres que voluntariamente migram de um país para outro. A análise está fundamentada na abordagem de Amartya Sen sobre o desenvolvimento humano e, principalmente, do conceito de liberdade de agência. Então, questiona-se em que medida o desenvolvimento humano é potencializado pela liberdade e pela capacidade das mulheres em migrar é possibilitada a expansão de suas capacidades através da migração. Esta pesquisa também se embasa nos estudos migratórios que observam como o gênero condiciona a vida das mulheres, diferentemente dos homens, em razão das hierarquias, relações e papéis sociais existentes. Assim como, por se tratar de migrações internacionais, também são discutidas questões relacionadas à nacionalidade, raça, classe social e como se interseccionam. A partir dessas referências teóricas e conceituais, discutem-se dois casos de migrações de mulheres e por meio da metodologia do estudo de casos comum a análise comparativa, são destacadas as peculiaridades de cada experiência migratória e se demonstra os avanços e entraves ao desenvolvimento humano das migrantes.
18
  • RAFAEL AKIO DE MIRANDA PINTO
  • Conectividade e conversão: dominação capitalista e as dimensões ideológicas do Facebook

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 15 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Essa pesquisa visa entender como ocorre a dominação capitalista sobre indivíduos no cenário de uma economia digital, consolidada por meio de plataformas de mídias sociais. O objetivo é analisar o modo de constituição de dimensões ideológicas pela rede social Facebook, onde as relações de sociabilidade de usuários são reduzidas a um uso ferramental, atendendo um modelo de negócio lucrativo. A metodologia adotada analisa dois produtos e serviços da plataforma (Facebook Login e o Audience Network), buscando compreender como se dá a relação de dominação do usuário no uso da rede social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que mescla campos das ciências sociais, ciência da computação, filosofia social e mídia e comunicação, para formar uma noção de ideologia adequada ao período contemporâneo analisado, produzindo a alienação e a exploração de indivíduos ao terem contato com os produtos e serviços da mídia social. Para tanto, foram criadas 3 categorias operacionais no processamento dessa relação de usuários com os produtos e serviços da plataforma. O esforço conceitual que fundamenta o trabalho traz discussões acerca do processo político econômico da centralização da internet, as noções pós-ideológicas que constituem o imaginário dos capitalistas das grandes empresas de tecnologia, o conceito de cultura de conectividade, a noção da ideologia das mídias sociais, e a consolidação do campo de estudos críticos de internet que apontam necessidade da crítica da ideologia no entendimento do capitalismo contemporâneo.

19
  • MARCELA APARECIDA DE MARCOS
  • Laços ciberfeministas: O poder do canal JoutJout Prazer

  • Leader : ARLENE MARTINEZ RICOLDI
  • Data: 21 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • A popularização dos canais brasileiros no YouTube® traz ampla possibilidade de estudo para diversas áreas do conhecimento, sendo esta plataforma um meio para propiciar os mais diversos debates no ciberespaço e suscitar formas de ativismo em rede. A pesquisa a seguir analisa o canal Jout Jout Prazer – que discute, dentre outros, temas comuns ao movimento feminista – sob a perspectiva dos estudos de Sites de Redes Sociais e dos laços que se formam em torno da figura de uma youtuber. Tais laços lhe permitiriam influenciar um debate público em meio a uma nova onda do movimento feminista. O procedimento metodológico utilizado, misto, combina elementos da análisede conteúdo com a etnografia virtual, a partir de um levantamento quantitativo de todos os vídeos publicados ao longo de quatro anos (entre maio de 2014,quando foi publicado o primeiro vídeo, até maio de 2018) e, ainda, uma análise sobre cinco vídeos escolhidos, considerando que representem, cada um deles, um aspecto distinto, sendo: popularização do canal, fenômeno da viralização, quebra de tabus, lugar de fala e ciberfeminismo. A metodologia contempla, ainda, a interpretação de100 comentários de cada um dos vídeos elencados, sistematizados quantitativa e qualitativamente. O objetivo é entender quais elementos tornam a youtuber uma “influenciadora digital”, tal como a própria se denomina. Nesse sentido, tanto o poder da comunicação quanto o poder simbólico dos atores da rede são delineados no bojo das transformações sociais ocorridas paralelamente às transformações tecnológicas. Os resultados incluem elementos que conferem poder à youtuber enquanto influenciadora (justificando, por isso, a tal influência), a partir da análise da relação que se estabelece entre ela e os usuários que acompanham e endossam seu conteúdo na rede.  


Thèses
1
  • ULYSSES MONTEIRO MOLITOR
  • OS MECANISMOS DO ACESSO À JUSTIÇA GRATUITA NO BRASIL:

    o caso da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 29 janv. 2020


  • Afficher le Résumé
  • O trabalho se propõe a analisar o conceito do Acesso à Justiça Gratuita e seus diversos mecanismos dentro do sistema judiciário brasileiro. O Estudo do Acesso à Justiça começou a ser efetuado com maior atenção a partir da obra de Mauro Capelletti e Bryant Garth que passaram a observar a existência de ondas renovatórias que facilitavam o mencionado acesso, considerando entre outros aspectos, a dificuldade da população carente na obtenção de meios para a busca de seus direitos perante a Justiça. Neste sentido, a análise será feita observando o caso da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, autarquia municipal que desenvolve serviço público de assistência jurídica gratuita aos munícipes necessitados. Inicialmente, será identificado o que é o acesso à justiça gratuita sob a ótica dos Direitos Humanos e da Constituição Federal, sendo adotada metodologia de um estudo descritivo e analítico, por meio de pesquisa bibliográfica, mediante uma abordagem qualitativa, analisando a tema de forma interdisciplinar, dialogando com as áreas do direito, ciência política, sociologia, políticas públicas e filosofia,  explorando o tema com informações, e descritiva, objetivando esclarecer o tema em estudo, qual seja, verificar a utilização dos diversos mecanismos do acesso à justiça gratuita do ponto de vista da contribuição da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Nesta perspectiva, se buscará analisar o sistema de acesso à justiça gratuita na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, com especial enfoque na participação da Faculdade de Direito, verificando quais os órgãos de atuação quanto ao acesso à Justiça gratuita, quais estes mecanismos de acesso à Justiça gratuita no município e qual a contribuição da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo para o acesso à Justiça gratuita.

2
  • KAREN CHRISTINA DIAS DA FONSECA
  • O lulismo nos discursos: análise dos discursos acadêmicos e jornalísticos sobre o lulismo

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 16 avr. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Neste trabalho nos propomos a analisar "os sentidos do lulismo" veiculados pelo discurso acadêmico e pelo discurso jornalístico, em particular os jornais paulistas O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Para tanto, no primeiro capítulo, apresentamos os pressupostos básicos da Análise de Discurso de inspiração francesa, que formam o quadro metodológico e teórico desta pesquisa. Em seguida, realizamos um balanço crítico da literatura acadêmica sobre o lulismo a partir da análise de seus discursos; bem como dos discursos sobre o lulismo produzidos pela imprensa paulista. Ao longo da tese, categorizamos tais discursos, identificamos pontos de convergência, divergência e as especificidades de cada formação discursiva. Confrontamos os discursos acadêmicos e jornalísticos sobre o lulismo para identificarmos polissemias e paráfrases nos efeitos de sentidos, os aspectos do funcionamento discursivo que nos permitiram caracterizá-los em seus graus de diversidade, dialogismo, alteridade e paralelismo, além de compreender como estes discursos funcionam no interior de suas formações discursivas e em relação aos processos sociais e ideológicos de constituição dos sentidos. Por fim, investigamos se esses processos contribuíram para a definição de um sentido ou de um discurso dominante sobre o lulismo.

3
  • FABIANA CARLOS PINTO DE ALMEIDA
  • Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Representações Sociais dos Gestores em uma Indústria Automotiva no ABC Paulista

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 28 août 2020


  • Afficher le Résumé
  • A água, que é universalmente considerada essencial à manutenção da vida,
    atualmente tem sido muito discutida pela comunidade acadêmica que busca
    mobilizar os setores políticos e empresariais, pois um dos grandes
    desafios para a humanidade diz respeito à manutenção deste recurso. “O
    pensar” sobre a questão de sustentabilidade na gestão dos recursos
    hídricos é muito recente. Somente no início deste século, os aspectos de
    sustentabilidade se tornaram características compreendidas como
    diferenciais para o mercado. Contudo, existem várias dúvidas quanto à
    apropriação deste termo para a indústria, que é apontado por alguns
    autores como discursos de natureza empresarial para um novo padrão de
    qualidade e diferenciação para continuar no mercado. A preocupação
    central desta pesquisa busca compreender como o tema da gestão dos
    recursos hídricos é tratado na perspectiva de compreensão do conceito de
    sustentabilidade. A empresa investigada é uma indústria automobilística
    que está localizada no ABC Paulista, que faz parte da Macrometrópole
    Paulista, que abriga uma alta concentração das indústrias e empresas de
    grande porte, que estão inseridas dentro do sistema de abastecimento
    público e possuem tarifas diferenciadas. O problema de pesquisa
    investiga quais as representações sociais dos gestores da EMPRESA no
    Brasil em relação aos recursos hídricos, para compreender como os usos e
    aplicações das águas pela indústria automobilística representam a
    sustentabilidade. Construímos uma narrativa com a apresentação dos
    conceitos chaves sobre a sustentabilidade na gestão dos recursos
    hídricos, identificados a partir das entrevistas com os atores
    envolvidos na gestão da EMPRESA. Observamos que para a maioria dos
    gestores e equipe técnica, o termo aparece relacionado aos aspectos
    econômicos. Contextualizada a partir dos dados obtidos no
    desenvolvimento da pesquisa durante período de trabalho de campo na
    EMPRESA, apresentamos uma análise sobre o aproveitamento de água de
    chuva identificado e a representação social pelos atores envolvidos
    sobre o tema, que foi apontado como uma das principais ideias associadas
    à sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos na indústria.

4
  • DULCILEI DA CONCEIÇÃO LIMA
  •  #Conectadas: O feminismo negro nas redes sociais

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 28 sept. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Um conjunto de fatores como a expansão e popularização dos feminismos, a ampliação da inserção de estudantes negros no ensino superior, o desenvolvimento e a expansão da internet no Brasil a partir dos anos 2000 (pela ampliação da conexão e barateamento dos smartphones), bem como o surgimento de ferramentas de produção descentralizada de conteúdo através de blogs e redes sociais como o Facebook e o Twitter, abriu caminho para que mulheres negras feministas ampliassem o alcance de suas atividades políticas, discussões e reflexões através da produção de textos, imagens e tutoriais que valorizam as trajetórias, conhecimentos e estética da população negra. A internet e as ferramentas digitais se constituíram num importante espaço de compartilhamento, troca e forma de participação e intervenção nas agendas políticas da sociedade. Desde o início da década de 2010, testemunhamos uma crescente atuação dos feminismos na internet, com destaque para as campanhas com hashtags que ficaram conhecidas como Primavera Feminista. O Feminismo Negro também se destacou nesse contexto com a multiplicação de blogs, páginas em redes sociais e influencers que pautaram discussões sobre a intersecção de categorias como raça, gênero, sexualidade, classe entre outros, que marcam as vivências de mulheres negras na sociedade brasileira. A partir da coleta de dados, via formulários online, grupos focais e da utilização do método da Análise de Conteúdo, a pesquisa buscou identificar a possibilidade de o feminismo negro na internet se configurar num novo ciclo, por atualizar pautas históricas do movimento, desenvolver novas demandas e gerar formas inéditas de atuação através do uso das ferramentas digitais. Para tanto, buscou-se observar as principais características que marcam o feminismo negro em atuação nas redes sociais, como formas de organização, pautas e linhas de pensamento, no intuito de identificar permanências e rupturas em relação a outras etapas do movimento; contextualizar historicamente as diferentes etapas do feminismo negro no Brasil, seus modos de organização, atuação e pautas; identificar as principais linhas de pensamento e autoras que embasam o feminismo negro no Brasil; discutir a apropriação das ferramentas da internet pelos feminismos contemporâneos e analisar as formas de atuação, linhas de pensamento, pautas e referências teóricas de feministas negras que atuam nas redes sociais.  A análise dos dados revelou que o feminismo negro em atuação nas redes sociais mantém grande parte das pautas e princípios que nortearam as gerações que o precederam, mas apresenta aspectos próprios como a distinção em dois diferentes segmentos e a incorporação de pautas LGBTQI+.

5
  • ALESSANDRA DE CASTILHO
  • Educação Superior: Análise da Difusão dos Bacharelados Interdisciplinares no Brasil

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 22 oct. 2020


  • Afficher le Résumé
  • A tese realiza uma análise sobre a educação superior no Brasil nos últimos 15 anos, tendo como foco principal a difusão de um novo modelo de bacharelado, caracterizado pela interdisciplinaridade. Compreende um estudo sobre o contexto político e acadêmico que culminaram em diretrizes para uma ampla reforma no sistema de ensino superior, bem como os caminhos e estratégias adotados para que se tornasse um projeto nacional, com a adesão de várias universidades federais do país. Para manter uma linha de pesquisa cronológica que permita compreender a trajetória da temática, a tese aborda as motivações que deram impulso para a adoção do Bacharelado Interdisciplinar pela Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição pioneira na oferta do modelo, e investiga em que medida foi responsável pela adoção dos cursos interdisciplinares por outras instituições de ensino.  Para tanto utiliza como base o referencial teórico metodológico dos estudos sobre Difusão de Políticas Públicas e dos estudos da Difusão de Inovação, que se mostraram complementares para análise pretendida.

6
  • THIAGO FELIX MATTIOLI
  • A EXPANSÃO DOS ESTUDOS SOBRE CIRCULAÇÃO, DIFUSÃO, DISSEMINAÇÃO, MOBILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL (2003-2019)

  • Leader : GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
  • Data: 30 oct. 2020


  • Afficher le Résumé
  • O estudo sobre os processos de difusão e transferência de políticas públicas tem sido realizado internacionalmente desde a década de 1950. Entretanto, esse tema apenas aparece na produção da pós-graduação brasileira a partir de 2003, apresentando um crescimento apenas a partir de 2013, quando novas teses e dissertações são defendidas, mantendo-se esse crescimento pelos anos seguintes. Esta expansão dos
    estudos sobre o tema pode ser vista, de acordo com os autores brasileiros que trabalham com a temática, como o estabelecimento de um campo de estudos sobre tais fenômenos no país. Diferentes eventos e publicações tem se debruçado sobre esse tema, evidenciando estudos multidisciplinares e com números cada vez maiores.
    Porém, tais estudos – dadas suas propostas – não se dedicaram a mapear de forma sistemática esta expansão ou analisar a produção acadêmica de forma qualitativa, o que permitiria compreender o que se estuda no país em termos desses fenômenos. Assim, o problema que se coloca nesta tese é quais os focos de pesquisa na produção acadêmica brasileira sobre a temática, quais suas metodologias e autores utilizados. As hipóteses são: que os estudos sobre cooperação internacional, quando ligados ao tema, estão orientados para a cooperação Sul-Sul; há uma grande influência dos escritos de Dolowitz e Marsh nesta produção. Para que tais hipóteses sejam verificadas, utiliza-se a metodologia da Análise de Conteúdo, a partir de Bardin. Assim, a presente tese tem como objetivo realizar esse mapeamento sistemático, descrevendo a expansão desse campo de estudos desde suas primeiras produções, em 2003, até a mês de janeiro de 2020, data final de coleta dos dados, somando-se a isso uma análise do conteúdo de tais trabalhos, com o intuito de verificar o que se pesquisa, quais metodologias são aplicadas e quais as principais referências utilizadas. Para tal, coletou os dados sobre teses e dissertações brasileiras sobre a temática, a partir do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD/CAPES), de forma a permitir o mapeamento quantitativo do campo, passando para a aplicação do método de análise de conteúdo, de forma a alcançar os demais objetivos desta tese. Verificou-se que, inicialmente, o campo apresenta uma considerável expansão no período, em particular a partir de 2013; porém, a análise qualitativa encontrou registros inconsistentes com o tema, o que demonstrou a incapacidade de mapeamentos sistemáticos simples oferecer o efetivo desenvolvimento do campo. A análise de conteúdo também permitiu verificar que os estudos sobre o tema se dividem entre políticos públicas e relações internacionais, o último com maior foco na cooperação Sul-Sul e ambos subdivididos entre políticas públicas setoriais ou específicas. Por fim, apresenta-se um novo panorama da área no país, que compreende somente os trabalhos que efetivamente desenvolvem pesquisas sobre os temas desta tese, abrindo novas possibilidades de interpretação e compreensão do campo de circulação, difusão, disseminação, mobilidade e transferência de políticas públicas no país.

7
  • BRUNO NOVAES ARAUJO
  • A LINGUAGEM FILMOGRÁFICA E A REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA DE UMA LIDERANÇA POLÍTICA EM DOCUMENTÁRIOS: O LULA DE VÁRIAS REPRESENTAÇÕES

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 11 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • Essa tese tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. O propósito desse trabalho é discutir, entendendo os documentários como fontes narrativas e, portanto, fazendo uma pesquisa narrativa, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Logo, pretende-se aqui ter, ao término da análise de todos os filmes selecionados e das análises das diversas formas simbólicas presentes neles, diferentes narrativas acerca de Lula que me permitam entender o processo de consolidação desse político enquanto importante liderança nacional. Como objetivo geral, analisarei se existem traços do fenômeno político discutido academicamente intitulado como “Lulismo” presentes nos filmes selecionados. Minha hipótese é que os filmes selecionados permitem compreender, através da representação estética promovida pelos cineastas, o processo que levou a consolidação da liderança política de Lula como importante figura de expressão nacional. Além disso, acredito ser possível identificar traços do Lulismo presentes nessas películas, o que colabora ainda mais para compreensão desse fenômeno debatido na contemporaneidade. Além da revisão bibliográfica necessária para confecção desse trabalho, utilizarei a análise fílmica proposta por Vera Chaia (2016) e a Hermenêutica de Profundidade, utilizada por John Thompson em “Ideologia e Cultura Moderna” (2012).

8
  • SOLANGE REGINA SCHAFFER
  • POLÍTICA PÚBLICA 'EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ': inserção social, formação profissional e acidentes do trabalho no chão de fábrica  

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 18 déc. 2020


  • Afficher le Résumé
  • RESUMO

    Nosso objeto na presente tese é apresentar uma análise sistematizada de como empresas implementam a política pública de vivência prática de aprendizes em três dimensões: inserção social, formação profissional e acidentes do trabalho. Assim, analisamos três grupos de aprendizes de 17 a 19 anos que atuam em uma fábrica automobilística de São Bernardo: um grupo de mecânicos SENAI e dois grupos de auxiliares administrativos CIEE e auxiliar CAMP. A pesquisa baseou-se em observação etnográfica das divisões hierárquicas de produção, realizada entre 2015 e 2019. A abordagem utilizou entrevistas semi-estruturadas, dinâmica individuais e de grupo, questionário socioeconômico, encontros presenciais na fábrica e também visitas às instituições parceiras (SENAI, CIEE e CAMP). Os resultados apontam para uma subcategoria (cargos inferiores) ocupada por seus três grupos: (i) SENAI-aprendizes mecânicos: predominantemente do sexo masculino, descendente de família metalúrgica - categoria politicamente articulada, alto nível socioeconômico, prestígio, melhor formação profissional, maior remuneração e chance de ascensão na fábrica; (ii) CIEE-aprendiz auxiliar administrativo: indicados por funcionários, possuem baixa formação profissional e nível socioeconômico inferior ao do primeiro grupo; (iii) CAMP-aprendiz auxiliar administrativo: em sua maioria mulheres - é o grupo mais marginalizado pelo baixo nível socioeconômico e alta migração familiar. Concluí que a empresa estudada deve promover um único caminho de inserção e formação profissional, ao invés de três como hoje, e também abranger de forma profunda a temática dos acidentes de trabalho.

2019
Thèses
1
  • MARCEL KAWAUCHI
  • O desenvolvimento econômico japonês: um estudo sobre o processo de acumulação e queda da taxa de lucro no Japão do pós-guerra

  • Leader : JOSE PAULO GUEDES PINTO
  • Data: 28 janv. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

2
  • FABIO ANDO FILHO
  • Migrantes "educáveis": trajetórias de trabalho e educação de adultos nas migrações

  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 7 févr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

3
  • JULIAN VICENTE RODRIGUES
  • "GêNERO, VAI PRA CUBA": A CHAMADA IDEOLOGIA DE GêNERO E AS DISPUTAS EM TORNO DO PLANO NACIONAL E DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAçãO DE SãO PAULO

  • Leader : GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
  • Data: 14 mars 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

4
  • BRAUNER GERALDO CRUZ JUNIOR
  • A EMPRESA DE SI MESMO: A assimilação do discurso empreendedor pelas camadas populares brasileiras

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 1 avr. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

5
  • JÚLIA PEREIRA DA SILVA
  • A crítica da ideologia em Theodor W. Adorno: uma crítica da razão contemporânea

  • Leader : GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
  • Data: 12 juin 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

6
  • TÂMARA GALDINO BRINGEL
  • A QUESTÃO NACIONAL E O IMPERIALISMO NO SEGUNDO ISEB (1961-1964)

  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 26 juin 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

7
  • CARLA OLIVEIRA SANTOS
  • O USO DO APRENDIZADO DE MÁQUINA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS NO BRASIL

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 1 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

8
  • BEATRIZ GOMES CORNACHIN
  • A FOME E O NEOLIBERALISMO NO HAITI: impacto da liberalização do comércio de arroz sobre a soberania alimentar do país a partir dos anos 1980

  • Leader : GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
  • Data: 22 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Dentre os países ocidentais, o Haiti configura-se como o mais pobre e, dentre os países americanos, o Haiti é o que tem maiores índices de fome, destoando da realidade da região, uma vez que esta foi a que alcançou maiores progressos em relação à diminuição da desnutrição. A partir disso e pressupondo a fome como um problema multidimensional, esse trabalho buscou analisar uma das dimensões de tal flagelo. Partindo da não aceitação do determinismo geográfico, a fim de não classificar a fome como fatalidade devido aos intensos acontecimentos climáticos e geológicos que incidem sobre o país, e que frequentemente são utilizados como justificativa para o cenário que se instaura, a pesquisa pretendeu analisar as relações econômicas as quais interferem na conquista da soberania alimentar. Trata-se de uma busca pela soberania que acompanha o objetivo de assegurar a própria independência do país que, desde sua revolução, tem dificuldades em trilhar seu caminho de maneira autônoma. Com isso, a imposição de medidas neoliberais, principalmente a partir da década de 1980, impactou a produção alimentar do Haiti, sobretudo na cultura arrozeira, sendo que a partir da redução das tarifas alfandegárias o arroz estadunidense subsidiado passou a entrar no mercado haitiano, competindo com o produto local e desestimulando a produção local. Além disso, a problematização da questão alimentar haitiana também perpassa a própria ajuda alimentar que, sob respaldo do conceito de “segurança alimentar”, ignora a importância que a produção dos alimentos tem contrapondo-se à ideia de soberania. A hipótese principal levantada – que o neoliberalismo impactou de forma negativa a soberania alimentar do país - é confirmada a partir de fontes primárias e secundárias, além de revisão bibliográfica, nas quais se observa o fato de um país com aproximadamente 11 milhões de habitantes configurar como segundo maior mercado de arroz estadunidense. O trabalho propõe alguns pontos tanto para a denúncia e combate à fome de modo geral, como especificamente em relação ao Haiti.

9
  • FERNANDA ALVES VARGAS
  •  

    BIXIGA - MOMBAÇA: ENTRE LUGARES, PERCURSOS E  MEMÓRIAS

  • Data: 24 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • As diversas narrativas étnicas presentes historicamente na cidade de São Paulo, são construções sociais, atribuídas de valores e visibilidades diferentes, a partir do grupo que fala.  A memória é também campo de disputa na cidade. Quais relações desenham-se entre memórias e narrativas, italianas, negras e nordestinas neste espaço? O presente estudo pretende compreender como narrativas, sociabilidades e percursos de pessoas e famílias vindas do nordeste  são construída e marcadas no espaço do Bixiga, abrindo caminho para refletir sobre a constituição de tais, como lugares de memórias. Poderíamos falar em percursos e lugares de memória nordestina no Bixiga? Como os trânsitos, fluxos e redes se relacionam a memória e a espacialidade?

    A etnografia é um modo de aproximação e compreensão do campo, que constitui um saber construído nas relações no campo, fornecendo um “vocabulário”  referente a tais narrativas e espacialidades. O processo realizou-se tanto em espaços entendidos como “tipicamente” ou “tradicionalmente” nordestinos, como, em lugares que são constituídos a partir das práticas cotidianas ou eventuais,  traçando um quadro de visibilidades e dizibilidades do “nordeste” neste espaço simbólico e físico. Também foi realizada uma viagem de ônibus, na qual partiu-se do Bixiga, para a cidade de Mombaça, no sertão central do Ceará.

10
  • NAJARA LIMA COSTA
  • A Implementação de cotas raciais na Prefeitura de São Paulo: Análises sobre os procedimentos de comissões de heteroidentificação

  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 26 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  •  

    O estudo apresenta pesquisa realizada sobre a adoção de ações afirmativas no Brasil. A partir da análise de procedimentos estabelecidos por comissões de heteroidentificação de políticas que envolvem o acesso de negros e negras em universidades públicas e concursos públicos que dispõem de reserva de vagas por cotas raciais, buscou-se apreender a ideia de raça, configurada aos métodos de execução, bem como a disputa de narrativa sobre a própria política e seus processos de acesso. Destarte, o enfoque deste trabalho orienta-se na realidade exposta no ingresso de cotistas negros (as) aos cargos públicos da Prefeitura de São Paulo.

11
  • EDNAN SILVA SANTOS
  • Metamorfoseando o “nóia”: formas de poder-saber, controle e sujeição em torno da figura do “usuário de crack” em São Paulo

  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 29 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • A presente pesquisa tem como objetivo discorrer sobre o “nóia” como uma categoria discursiva e sobre os laços que cingem esse discurso. Esses discursos de poder/verdade carregam um conhecimento que legitima toda uma ordem de violência sobre esses corpos. Procura-se entender como essa corporalidade se desenvolveu na cidade de São Paulo e os impactos do aparecimento do crack no final da década de 1980 e início dos anos 90 a partir da história de vida de quatro sujeitos. Parte-se da seguinte noção: a construção narrativa que envolve o “nóia” é sociológica, histórica, fruto de metamorfoses de discursos e práticas. Portanto, não está alheia às lógicas globais de controle e dominação sobre populações assujeitadas. Ainda se apresentam outros discursos que cooperam com essa produção discursiva, tais como o do tráfico, do rap e da imprensa. A partir de entrevistas, letras de rap, imprensa, observação e relatos etnográficos, recursos de história oral e memória coletiva, buscou-se entender quais as inflexões e metamorfoses ocorridas nas periferias da cidade de São Paulo nesse período e como resultaram na emergência do “nóia, fazendo do corpo do “nóia” um corpo em disputa permanente

12
  • DANILSA IRACELMA MORAIS DE ALMEIDA
  • Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria: políticas sociais e medidas do estado angolano na proteção dos seus direitos fundamentais

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 30 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • O presente estudo se dispõe a fazer uma análise relativa ao tema “Antigos combatentes e veteranos da pátria: políticas sociais do estado angolano na proteção dos seus direitos fundamentais”. Constituindo uma oportunidade de investigar a atual situação dos militares e civis que dedicaram suas vidas à causa da pátria, e como o Estado tem trabalhado dentro desta realidade.

    Quando citamos a questão dos antigos combatentes falamos do tempo em que Angola vivencia a paz, daí que eles passa a ter a garantia de direitos como cidadãos em categoria especial, dentro do que nos convém referenciarmos como alguns direitos fundamentais específicos pela causa da pátria. Sobre essa necessidade justifica-se o presente trabalho. A proteção social dos antigos combatentes, veteranos da pátria e “deficientes de guerra”, outra classe dentro deste grupo, também inseridos na condição de proteção especial, é um dever de honra do próprio Estado angolano para conservação, preservação e valorização dos seus feitos históricos. Que deverá corresponder a um exercício fundamental, com vistas a garantir um futuro diferenciado às próximas gerações. Com isso, constitui também um grande desafio político.

13
  • DÉBORA FRANCO MACHADO
  • Modulações Algorítmicas: uma análise das tecnologias de orientação de comportamento a partir das patentes do Facebook

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 1 août 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

14
  • BRUNO FERNANDES GIORDANO
  • Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo: cultura, negócios e tecnologia


  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 5 août 2019


  • Afficher le Résumé
  • A legislação que permitiu a reutilização de prédios históricos no centro da cidade de São Paulo, deu espaço à iniciativa privada gerir espaços públicos ou semipúblicos. Com isso, é observado na região a presença de espaços culturais mantidos por instituições financeiras, que usam seus espaços como forma de ganho de imagem positiva perante a sociedade. Através de pesquisa bibliográfica, entendeu-se que um modelo de equipamento cultural surge para atender a demanda social que os espaços tradicionais nunca absorveram e os públicos desses espaços são estimulados pela publicidade e comunicação digital, destacando-se as redes sociais. Por esta razão, é observado um público mais diverso e o interesse em exposições e/ou espaços culturais também se entende como retorno desse investimento em publicidade. Por conta desses fatores, a atuação de instituições financeiras no campo cultural vem ganhando espaço e vantagem sobre os espaços tradicionais ou de iniciativa pública, inclusive financeiramente, já que não dependem dos repasses da União para se manterem. Nesse contexto o Centro Cultural Banco do Brasil, instituição de economia mista, é o objeto de estudo para simbolizar este período de transformações da região central da cidade, além das mudanças relacionadas aos equipamentos culturais. Porém, por conta de uma indústria cultural robusta e falta de uma política cultural de longo prazo, instituições como o CCBB acabam perdendo parte de sua efetividade como instituição à serviço da sociedade e, indiretamente, contribui à valorização imobiliária e econômica da região e desencadeiam um processo de exclusão das camadas populares e de baixa renda da região.


15
  • TAÍS SILVA OLIVEIRA
  • Redes Sociais na Internet e a Economia Étnica: um estudo sobre o Afroempreendedorismo no Brasil

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 5 août 2019


  • Afficher le Résumé
  • A dissertação tem como objeto de estudo o Afroempreendedorismo no Brasil e tem como objetivo geral compreender as aproximações e distanciamentos entre o Afroempreendedorismo a Teoria da Economia Étnica (LIGHT, 2005, 2013; GOLD, 1989). Para tanto, optamos como campo de análise as redes sociais na internet (RECUERO, 2009) a partir de páginas do site de mídia social Facebook que tratam do tema Afroempreendedorismo, que são de negócios de afroempreendedores ou de grupos e associações relacionadas. Como complemento metodológico aplicamos um questionário direcionado aos afroempreendedores e uma entrevista semiestruturada com os responsáveis pelas páginas que se destacaram na análise da rede. Observamos uma rede com comunidades com diversidade de temas, problemáticas sociais e denso detalhamento de vivências dos Afroempreendedores.

16
  • MARILIA JAHNEL DE OLIVEIRA
  • Coletivos na cidade de São Paulo: práticas organizativas, práticas de atuação e identidades coletivas

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 19 nov. 2019


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo desta dissertação é pesquisar as práticas organizativas e de atuação, as identidades coletivas e os objetivos políticos de grupos de atuação política que se autodenominam “coletivo”, a fim de analisar elementos comuns que os caracterizam, bem como investigar as tensões e os limites que os atravessam nas suas relações internas e nas interfaces com a sociedade. Para isso, foram entrevistados cinco coletivos de diferentes temáticas que atuam na cidade de São Paulo: Casadalapa, Coletivo 20 de novembro, Coletivo Digital, Coletivo Sycorax e Organismo Parque Augusta. A presente análise reconhece que a autodenominação “coletivo” está associada ao emprego de práticas de organização e de atuação mais horizontais e colaborativas, entretanto aponta para existências de elementos que problematizam e limitam esta construção. Também não foi verificada a centralidade no uso das tecnologias da informação e comunicação pelos coletivos, não sendo considerado um diferencial desses grupos. A pesquisa visa contribuir com o mapeamento da diversidade do campo da ação coletiva e movimentos sociais e agregar elementos ao fenômeno dos coletivos contribuindo para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a constituição e os modos de fazer desse ator coletivo.

17
  • JOÃO FRANCISCO CASSINO
  • Implementação de Software Livre no Governo Federal: um estudo de caso de adoção do Comum

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 10 déc. 2019


  • Afficher le Résumé
  • não informado

18
  • ALEXANDRE ROSSI CARNEIRO
  • Levante seu chifre: a banda Torture Squad e sua profissionalização no underground do metal extremo brasileiro

  • Leader : MARIA LIVIA DE TOMMASI
  • Data: 16 déc. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Esse trabalho pretende discutir as táticas utilizadas pela banda Torture Squad no
    sentido de sua profissionalização no underground do metal extremo brasileiro. Para isto,
    parte-se da idéia de que a banda composta de jovens trabalhadores, elaborou sua arte
    num contexto de precarização, promovido pelas políticas neoliberais implementadas no
    Brasil a partir da década de 90 do século XX. Nascido na classe operária inglesa com os
    acordes da banda Black Sabbath no final dos anos 60, o heavy metal foi se
    transformando durante as décadas de 80 e 90 a partir das disputas internas que se
    recusavam em ser cooptados pela indústria cultural. Gêneros como thrash, black e death
    metal foram construídos coletivamente a partir de uma rede de fãs e músicos que
    trocaram cartas, fitas k-7 e fanzines sob o lema do “Do It Yourself”. Essa proposta
    solidária do underground vai sendo tencionada pelas pautas da racionalidade neoliberal,
    que transforma os sujeitos em empresários de si, onde o discurso do empreendedorismo
    e individualismo parece tomar conta de toda vida social. O campo da produção cultural
    não está imune aos ataques da lógica mercantil, mesmo em estilos musicais que
    originariamente se colocam num lugar de crítica a cultura institucionalizada, como por
    exemplo o heavy metal, é preciso capturar a complexidade da ação dos seus sujeitos,
    para além da articulação da identidade musical, situando-os na condição de artistas
    precários para aqueles e aquelas que atuam no underground brasileiro. Estar “entre” é
    dialogar nessa região de fronteira, permitindo-nos escapar as dicotomias e
    simplificações entre underground x mainstream, mercado x arte, alcançando dessa
    forma outros lugares de atuação. Entre a lógica do “faça você mesmo” e “empresa de
    si”, o metal precário da Torture Squad é articulado como um modo de vida, onde o
    sonho de seus integrantes é poder viver exclusivamente da arte musical produzida por
    sua banda.

Thèses
1
  • CELINA LERNER
  • A MENTALIDADE CONSERVADORA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO POLÍTICA EM REDES SOCIAIS DIGITAIS (2012-2018)

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 18 juin 2019


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

2
  • SANDRO RENATO MASKIO
  • Políticas de Desenvolvimento Econômico Regional e Inovação Tecnológica: Um estudo sobre a economia do Grande ABC

  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 26 juil. 2019


  • Afficher le Résumé
  • O novo padrão de produção flexível que emergiu na década de 1970 na economia mundial tem destacado o potencial tecnológico local como uma alternativa para gerar competitividade e desenvolvimento. O debate sobre a dinâmica dessas mudanças e seus efeitos, em grande parte, discute as consequências das alterações dos paradigmas tecno-econômicos sobre a fronteira tecnológica e os processos de produção, bem como seus impactos sobre o desenvolvimento regional, tanto no caso das regiões que têm conseguido usufruir positivamente dessas alterações como daquelas que têm registrado impactos desfavoráveis frente ao novo cenário competitivo vigente, o que torna inevitável a comparação entre as mesmas, ao mesmo tempo em que a tarefa de repensar as políticas de desenvolvimento regional tem se tornado um dos principais desafios atuais. Praticamente, nesse mesmo intervalo, a economia do Grande ABC vem perdendo participação na economia nacional, especialmente após meados da década de 1980. Entretanto, apesar das diversas ações adotadas com o objetivo de estimular um novo ciclo de desenvolvimento regional, os indicadores apresentados pela economia do Grande ABC não apontam a presença de diferenciado potencial tecnológico e de propensão à inovação, capazes de garantir um diferencial de competitividade local frente a outras regiões. Diante desse quadro, esta pesquisa teve como objetivo investigar por que muitas das políticas e iniciativas voltadas ao estímulo, à inovação e ao aprimoramento tecnológico se mostraram insuficientes para alterar a dinâmica econômica do Grande ABC. 
    Inicialmente, o trabalho discute a relação entre globalização, economia e desenvolvimento regional, acompanhado de um overview sobre as teorias voltadas ao desenvolvimento econômico, especialmente no último século. A título de avaliação das políticas de desenvolvimento regional adotadas diante do cenário econômico das últimas décadas, a pesquisa não se furtou a apresentar algumas experiências de diferentes países, em diferentes continentes e estágios de desenvolvimento econômico. A contextualização da economia do Grande ABC foi realizada a partir do resgate da trajetória de seu desenvolvimento a partir da década de 1990, em especial, e pelo levantamento de dados secundários que possibilitasse avaliar o grau de intensidade tecnológica de sua atividade produtiva, bem como o desempenho de seu comportamento inovador. A pesquisa também propôs a realização de uma pesquisa de campo, com a utilização do método Delphi, com 25 atores econômicos do Grande ABC, representantes de diferentes segmentos socioeconômicos. Os resultados observados possibilitaram realizar uma avaliação qualitativa sobre o tema da pesquisa, permitindo apontar os principais fatores que dificultaram a obtenção de melhor efetividade das ações voltadas ao desenvolvimento tecno-econômico regional. Por fim, com base nos resultados colhidos, a pesquisa indicou algumas sugestões para a composição de uma política regional de desenvolvimento, amparada na combinação de estratégias button-up e top-donw.

3
  • EMMANUEL VITOR CLETO DUARTE
  • Reconfigurações do dominante e residual. Um estudo de caso de bandas independentes e bandas contratadas pela Som Livre.

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 14 août 2019


  • Afficher le Résumé
  • Esta tese de doutorado tem por objetivo averiguar as recentes alterações no mercado da música e seus impactos nas grandes gravadoras e nos artistas independentes, num recorte do mercado brasileiro através de um estudo de caso de artistas participantes dos dois modelos. A avaliação da crescente monetização das plataformas, a consolidação do streaming, as movimentações e estratégias utilizadas pelas grandes gravadoras e uma análise do “cenário independente” no Brasil são os objetivos adicionais aqui apresentados. Para tal, foram escolhidas duas bandas para um estudo de caso: a “Carne Doce”, banda independente de Goiânia e “Plutão Já Foi Planeta”, banda contratada pela Som Livre. As alterações na Internet são fundamentais para essa análise. Desde as propostas de Lévy (1999), Castells (2003) e Jenkins (2008), muitas mudanças aconteceram na rede mundial de computadores. Plataformas como o Google e Facebook reforçam seu papel e moldam o conteúdo produzido na rede, conforme a proposta de Feenberg (2003). O momento mostra modelos que eram “emergentes” e se tornaram “dominantes” em curto espaço de tempo, e uma reconfiguração do “dominante” que se apropria de estratégias da “forma emergente” ocupando um espaço dos artistas independentes. Esta perspectiva se ancora nas bases teóricas de Raymond Williams, Jesús Martin-Barbero, e Manuel Castells. Se por um lado a banda independente alcança a sustentabilidade se utilizando de estratégias já conhecidas, com uma mescla do “residual” do “emergente” e sem negar o contato com elementos da “forma dominante” (WILLIAMS, 1979), a gravadora passa a se utilizar de componentes da “forma emergente” e busca posicionar uma banda contratada como independente. Assim, a trajetória das bandas e suas principais estratégias de produção musical foram analisadas para entender quais são as possibilidades dos artistas que operam fora do circuito das grandes gravadoras, e como se reconfiguram os contratados de um ator “dominante” deste mercado como é a Som Livre. Destacam-se ainda autores que também fundamentam teórica, conceitual e metodologicamente, entre eles: Herschmann, Janotti. Jr, Freire Filho e, na avaliação sobre a produção e o mercado de música; Jenkins, Lévy, Castells, Silveira, Taplin e Snircek na reflexão sobre cultura das redes, interações, participação, desenvolvimento e impactos das plataformas e conteúdos na Internet; Recuero, Fragoso, e Amaral colaboram com a metodologia/pesquisa de campo e na avaliação da produção da banda na Internet e nas redes sociais. A metodologia assume a perspectiva não excludente referente à múltiplas relações como online e offline; "dominante, residual e emergente"; mainstream (grandes gravadoras) e bandas independentes; produção, circulação, apropriação e uso dos produtos culturais. A pesquisa foi realizada ao redor de entrevistas, dados do mercado musical, artigos da imprensa tradicional e coleta da produção da banda no site, blog e redes sociais ao longo de vinte meses. O primeiro capítulo deste trabalho faz um balanço do mercado de música e suas principais alterações e acontecimentos para avaliar o contexto no qual a banda se insere e traça um paralelo entre a "forma dominante" das grandes gravadoras e o que surge como "forma emergente" de bandas independentes que se articulam em redes. A indústria de música foi uma das primeiras a ser afetada por um importante acontecimento: a criação da Internet. Produção e consumo musicais sofrem rápidas transformações. A segunda parte deste trabalho irá abordar o momento recente da produção na Internet, com plataformas de molduras cada vez mais restritas (FEENBERG, 2003) como o Facebook e o Youtube, a mudança na monetização das mesmas, e o crescente papel do streaming que tem agora um espaço importante dentro da relação entre produtores e consumidores dentro do mercado musical. Posteriormente avaliou-se a história das bandas desde as suas formações, a relação com as cidades de origem, suas cenas musicais e culturais, e a articulação a com a rede de músicos independentes com o intuito de compreender o desenvolvimento dos dois grupos musicais, o contexto em qual atuam, como se desenvolveram, como atingem a sustentabilidade e as relações com o “dominante”, “residual” e “emergente”. A quarta parte deste trabalho analisa quantitativamente a forma como as bandas produzem na Internet e a evolução nas principais plataformas para verificar diferenças de competitividade entre independentes, neste momento no qual as plataformas estão monetizadas. Foram avaliados o site, redes sociais e o Spotify, principal plataforma de streaming A última seção deste capítulo faz uma avaliação da principal fonte de receita declarada de muitos artistas, as apresentações ao vivo, que estão também no eixo offline. Será avaliada a performance das duas bandas para verificar se há uma discrepância no número de shows da banda independente e da banda contratada pela gravadora.

4
  • PAULO ROBERTO ELIAS DE SOUZA
  • A HIPÓTESE PODEMOS: PARTIDOS-MOVIMENTO COMO PARADIGMA DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 7 oct. 2019


  • Afficher le Résumé
  • O objetivo deste trabalho é analisar a forma-partido dos emergentes partidos-movimentos como um paradigma contemporâneo em momento de crise da democracia, a partir da Hipótese Podemos da Espanha.

    Em um contexto de crise hegemônica que abriu um “momento populista” na política espanhola, o partido morado, influenciado pelos movimentos dos Indignados, busca realizar uma disputa hegemônica através de uma estratégia populista ao mesmo tempo que se estrutura como uma nova forma-partido no qual a participação online e offline são elementos fundamentais para esta disputa.

    Para tanto, o trabalho se propõe a realizar através da perspectiva teórica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe o contexto político de emergência e disputada hegemônica do partido, o conteúdo teórico e discursivos das principais lideranças do partido-movimento espanhol.

    Assim, o desenvolvimento da tese propõe estabelecer o diálogo entre teoria e prática política, através de documentos, manifestos e programas de governo do Podemos; análise das lideranças políticas e da dinâmica do partido dessa proposta política contemporânea que busca superar os modelos tradicionais.

5
  • VALDEMAR GOMES DE SOUSA JUNIOR
  • DISTENSÃO POLÍTICA NO BRASIL (1974-1981):

    Convergências entre os editoriais da Folha e os escritos de Golbery do Couto e Silva

  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 28 nov. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Neste texto nos propomos identificar aproximações existentes entre o projeto de
    distensão, idealizado pelo general Golbery de Couto e Silva, e levado a cabo pelo Governo
    Geisel e o projeto de “normalização institucional” proposto pelo jornal Folha de S.Paulo
    expressos em seus editoriais entre 1974-1981. O recorte histórico escolhido está associado ao
    tempo de permanência do general Golbery de Couto e Silva a frente da Casa Civil nos
    governos Geisel e Figueiredo. Nesta posição ele foi o principal ideólogo e articulador político
    do processo de distensão operado pela Ditadura. Reconhecendo sua importância política e
    intelectual nossa tarefa foi debruçar sobre os escritos do general com a finalidade de realizar
    um cotejamento entre esta produção e os editoriais do jornal. Por meio dessa análise
    documental consideramos que as convergências existentes entre os dois “projetos”, seus
    universos discursivos, tais como as concepções de Estado e democracia, e suas práticas
    sociais não são meras coincidências, mas expressão de uma mesma matriz ideológica, o
    autoritarismo.

6
  • RICARDO LOPES DIAS
  • Nuquin Papa iquec (Deus existe): um estudo da cristianização dos Matses a partir da tradução bíblica do Summer Institute of Linguistics (SIL)

  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 11 déc. 2019


  • Afficher le Résumé
  • Na selva amazônica, uma jovem Matses narra a visita de dois espíritos que vêm lhe sugerir abandonar sua recente crença em Nuquin Papa (‘Nosso Pai’), o Deus cristão. Apesar dos argumentos e da presença intimidadora destes visitantes, a jovem reafirma sua decisão de seguir a Nuquin Papa e sua confiança na Nuquin Papan Chiaid (‘O que Nosso Pai falou’), a Bíblia traduzida ao idioma matses. A visão, na verdade, prefigura o encontro das cosmologias: a nativa e a cristã. Reflete também o impacto da evangelização com que os Matses foram abordados desde o contato em 1969 por missionárias-linguistas do Summer Institute of Linguistics (SIL) e expõe como a terminologia cristã que o SIL desenvolveu e empregou na tradução bíblica passou a ressignificar seres, pessoas, relações e sentidos da cosmologia tradicional. Contudo, estas ressignificações não procederam apenas de uma das partes envolvidas. Se por um lado, a evangelização e a tradução bíblica foram previamente pensadas pelas missionárias ao cunharam toda uma terminologia pretensamente reformuladora, os indígenas, por sua vez, também encontraram seus próprios sentidos na religião do outro. A relação de “interpenetração de civilizações”, que tanto aparece na produção antropológica e que reposiciona o indígena como sujeito de sua história e não apenas produto colonial, é retomada neste trabalho como forma de pensar as peculiaridades do que tem sido chamado de cristianismo “genuinamente indígena”. Nesta perspectiva, a pesquisa tratou de abordar o modus operandi das missionárias-linguistas do SIL no processo criativo da terminologia cristã no idioma nativo, mas sem invisibilizar o processo de tradução cultural com que paralelamente os Matses fizeram a “leitura da alteridade”, repensando o cristianismo, a missão e a Bíblia em seus próprios termos, sem necessariamente implicar rupturas com a cosmologia nativa.

7
  • VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA
  • Google como agente diplomático dos EUA durante o governo Obama. O caso de Cuba.

  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 16 déc. 2019


  • Afficher le Résumé
  • A tese trata do processso de inserção do Google em Cuba em um cenário dominado pela economia de dados. A partir da compreensão do papel de transnacionais de comunicação e tecnologia em contextos como a Guerra ao Terror, no pós-atentado de 11 de setembro de 2001 e como as ações do Departamento de Estado dos EUA durante a chamada Primavera Árabe na gestão do democrata Barack Obama (ASSANGE, 2014), debruçamo-nos sobre estudos recentes que discutem como essas empresas participaram à reestruturação do capitalismo no pós-crise financeira de 2008 (KWET, 2018) e como têm reproduzido mecanismos imperialistas (YONG JIN, 2015; ZUBOFF, 2019) e colonialistas (COULDRY e MEJÍAS, 2019). Desta maneira, buscamos analisar como se dão as atuações geopolíticas dessas empresas e qual cenário econômico e sócio-político elas têm (re)desenhado, neste início de século. Para tanto, escolhemos como objeto de estudo a chegada do Google em Cuba. País que enfrenta problemas de infraestrutura para conectar-se à internet e que, desde o ano de 2014, passa por um processo de restabelecimento formal das relações diplomáticas com os Estados Unidos – relações estas comprometidas desde o início da década de 1960, quando, cientes da impossibilidade de derrubar a Revolução popular de Fidel Castro, os Estados Unidos optaram pelo embargo comercial, financeiro e econômico; e por estratégias de contra-propaganda e boicotes de diferentes tipos (ELLISTON, 1999). Para compreender o fenômeno “Google em Cuba” buscamos mapear o cenário cubano de desenvolvimento de tecnologias de 1959 (ALFONSO, 1993; PRESS, 2011; URRA, 2011), passando pela absorção das chamadas “novas tecnologias” pela sociedade no início do século XXI, até o surgimento de distintas táticas desenvolvidas pela própria população na tentativa de superar a precariedade da infraestrutura de rede no território e as limitações materiais geradas pelo embargo (BRITO, 2019). Para uma compreensão panorâmica da reaproximação entre Cuba e Estados Unidos também discutimos o histórico de intervenções do Império na Ilha, todas com vistas à derrubada do governo revolucionário e buscamos compreender como as relações de poder que envolvem esses novos atores podem estar repetindo padrões históricos. Deste modo, buscamos tecer uma reflexão sobre como devemos nos atentar à atuação das gigantes de tecnologia no cenário político do Sul global em um contexto mundial em que nossa sociedade de controle (DELEUZE 1990) está seduzida pelo autoritarismo e inerte diante de uma economia financeirizada. Um momento em que as commodities somos nós. Nós, porque fornecemos a commodities do século XXI. Nós que somos fontes infinitas de dados. E como qualquer terra que provê commodities estamos, sujeitos a rendermo-nos, talvez de maneira inédita, a modernos mecanismos cooloniais.

2018
Thèses
1
  • JOYCE ARIANE DE SOUZA MALDONADO
  • A saúde dos dados pessoais e o município de São Caetano do Sul
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 30 janv. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • MAISA GOULART SOUZA RIBEIRO
  • CONTRIBUIÇÕES DOS MOVIMENTOS ACADÊMICOS POR UMA ECONOMIA PLURALISTA
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 30 janv. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • LUANA HANAE GABRIEL HOMMA
  • O Pensamento de Boaventura de Sousa Santos e suas contribuições para a Universidade Brasileira
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 21 févr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • DANIELA VILLAS BOAS BAZENGA VIEIRA
  • Imigrantes no discurso jornalístico: Quem são eles?
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 17 avr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • JOÃO PAULO PUGIN SOUZA
  • A Lei da TV Paga como ferramenta de acesso de grupos religiosos ao sistema fechado de televisão
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 23 avr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • ANA APARECIDA ALVES PEREIRA OLIVEIRA
  • Literatura no ABC Paulista: lugar da experiência social feminina
  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 27 avr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • LUCY VICTORIA OJEDA SUAREZ
  • Imbricações entre Trabalho Decente e População Trans: Uma Análise do Programa Transcidadania 2015-2016
  • Leader : ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
  • Data: 3 juil. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • IARA FRANCO SCHIAVI
  • Ocupações por moradia em São Paulo: a dicotomia centro-periferia

  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 17 juil. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Aguardando entrega da versão final.

9
  • LYA AMANDA ROSSA
  • "Identidade entre fronteiras: Migração transgeracional e trajetórias educacionais de mulheres angolanas em São Paulo"

  • Data: 9 août 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

10
  • MARIA CLARA PEREIRA SOARES
  • Cordelistas: trajetórias e transformações do cordel
  • Data: 9 août 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • HILEM ESTEFÂNIA COSME DE OLIVEIRA
  • Maternidade encarcerada em São Paulo: a articulação de atores em defesa dos direitos das mulheres presas que são mães na Capital
  • Leader : ALESSANDRA TEIXEIRA
  • Data: 10 août 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • LUIS VINÍCIUS BELIZÁRIO
  • Categorias da branquitude: Uma análise das publicações do blog do Reinaldo Azevedo de 2006 a 2016 sobre as cotas raciais

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 14 août 2018


  • Afficher le Résumé
  • Aguardando entrega da versão final.

13
  • EDUARDO RODRIGUES DA SILVA
  • INTERFACES DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO

  • Leader : SILVIA CRISTINA DOTTA
  • Data: 18 sept. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

14
  • LUNALVA DE OLIVEIRA MENDES LIMA
  • A REPERCUSSÃO E O IMPACTO DE NARRATIVAS CONTRAINTUITIVAS NA SUBJETIVIDADE DA AUDIÊNCIA DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS NEGRAS BRASILEIRAS

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 26 nov. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

15
  • EVELLIN SILVA OLIVEIRA
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 10 déc. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

16
  • VINICIUS FELIX DA SILVA
  • O Estado de Exceção Pacificador: modulações da exceção em Agamben e na política de pacificação do Rio de Janeiro

  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 14 déc. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

Thèses
1
  • TADEU MORATO MACIEL
  • O papel do Brasil na "pacificação" e reconstrução do estado haitiano através da MINUSTAH: a turva fronteira entre espaços de segurança nacionais e internacionais
  • Leader : GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
  • Data: 5 févr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • JOSUÉ CATHARINO FERREIRA
  • Inovação, mercado e estratégias concorrenciais na aviação comercial brasileira
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 19 févr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • ÉRICA JORGE CARNEIRO
  • A infância afrodescendente: iniciação e socialização religiosas em um terreiro de candomblé jeje-nagô
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 21 févr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • ALINE YURI HASEGAWA
  • UM DIA DE SOL PARA ENCONTRAR OS ANTEPASSADOS: O SHOKONSAI COMO ESTUDO DE CASO DO OBON NO BRASIL
  • Data: 28 févr. 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • RENATO ROVAI JUNIOR
  • UM NOVO ECOSSISTEMA MIDIÁTICO: A HISTÓRIA DO JORNALISMO DIGITAL NO BRASIL (1995-2017)
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 8 mars 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • SONALE DIANE PASTRO DE OLIVEIRA
  • Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo: Trajetórias, vínculos e alianças na constituição de uma "direita acadêmica"
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 20 juin 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • FELIPE HENRIQUE GONÇALVES DA SILVA
  • Dilemas para o desenvolvimento: a hegemonia financeira nos governos Lula (2003-2010)
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 28 juin 2018


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • HENRIQUE PAVAN BEIRO DE SOUZA
  • Que moedas são essas? : Uma análise sobre as possibilidades de construção de circuitos de moedas sociais e suas potencialidades e desafios na reconfiguração socioeconômica de territórios.

  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 24 août 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

9
  • DÉBORA CORRÊA DE SIQUEIRA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA REFUGIADOS SÍRIOS NO CANADÁ, NO CHILE E NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE JOHN W. KINGDON. UMA CONTRIBUIÇÃO À TEORIA DOS MÚLTIPLOS FLUXOS

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 3 oct. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado

10
  • WAGNER HOSOKAWA
  • ESTUDO SOBRE A REDE BRASILEIRA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (RBOP) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (OP) NA PERSPECTIVA DAS CIDADES PARTICIPANTES

     

  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 10 déc. 2018


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

2017
Thèses
1
  • ELIANE REGINA RODRIGUES MESSAGE
  • Cultura Organizacional para Inovação Tecnológica como Diferencial Competitivo
  • Leader : ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
  • Data: 31 janv. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • BRUNO CORTINOVE
  • Alteridade como uma possibilidade do Mitsein: uma leitura heideggeriana de Dussel
  • Leader : DANIEL PANSARELLI
  • Data: 17 févr. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • TAMILES MAYUMI MIYAMOTO
  • POLÍTICAS SOCIOASSISTENCIAIS PARA IDOSOS - BRASIL E JAPÃO: SERVIÇOS PARA O IDOSO E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS ENVOLVIDOS NAS "VELHICES" DE AMBOS OS PAÍSES
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 22 mars 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • DAVID PIMENTEL BARBOSA DE SIENA
  • São Paulo Contra o Crime: governamentalização da Segurança Pública?
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 5 mai 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • MAYARA DE SOUZA GOMES
  • Isso é tortura? Disputas, consensos e narrativas na construção social do crime de tortura na cidade de São Paulo
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 12 mai 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • ELAINE ALVES TESTONI
  • A tessitura dialógica no processo de ensino-aprendizagem em educação a distância: constituição significativa na apreensão dos sentidos cognitivos
  • Leader : SILVIA CRISTINA DOTTA
  • Data: 26 mai 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • JÉSSICA GESIENE NASCIMENTO
  • A INCORPORAÇÃO DA CURVA DE PHILLIPS EM TEORIAS DE INFLAÇÃO NO BRASIL DURANTE AS DÉCADAS DE 1970 E 1980: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DAS IDEIAS
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 26 mai 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • JOSIANE SILVA BRITO
  • Relações de poder e representações acerca do trabalho da mulher presa
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 19 juin 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

9
  • FRANCINE RIBEIRO SANTOS
  • Resistências Ativas e Resistências Reativas: Um estudo sobre os coletivos que contestam as práticas violentas da polícia no Estado de São Paulo
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 20 juin 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

10
  • CRISTHIAN MANUEL JIMENEZ
  • Reconhecimento dos direitos humanos das pessoas LGBTI nas Nações Unidas 1988-2016
  • Leader : GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
  • Data: 29 juin 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • ANDERSON SIMÕES COSTA
  • NEOLIBERALISMO E CULTURA: A ALTERNATIVA SOLIDÁRIA
  • Leader : JOSE PAULO GUEDES PINTO
  • Data: 14 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • DANILO ALVES DA CONCEIÇÃO
  • Quando o lápis pesa mais do que a enxada: trajetórias educacionais e ocupacionais de famílias sergipanas em Santos
  • Data: 20 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

13
  • MARIANA SILVA RANGEL MATTHIESEN
  • A Experiência Canadense - uma barreira a integração dos imigrantes qualificados brasileiros no Canadá
  • Data: 20 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

14
  • MAURICIO GOMES DA SILVA
  • Militares militantes: a militância comunista na Casa do Sargento do Brasil e na Casa do Sargento de São Paulo, 1947-1952
  • Leader : GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
  • Data: 20 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

15
  • LEONARDO REA LÉ
  • Aula-ensaio: a produção de um discurso audiovisual nas videoaulas do estúdio de vídeo da UFABC
  • Leader : SILVIA CRISTINA DOTTA
  • Data: 26 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

16
  • GRETEL SORAYA NÁJERA
  • Presenças e ausências na memória social dos anos 1970. Uma análise de "O ano em que meus pais saíram de férias"
  • Leader : GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
  • Data: 28 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

17
  • PILAR LEMINSKI VEIGA
  • Políticas de governo, crescimento e desenvolvimento no Uruguai, 2005-2014
  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 28 juil. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

18
  • ANTONIO GOUVEIA DE SOUSA
  • Democracia e Lei de Acesso à Informação no Governo do Estado de São Paulo: análise de recursos interpostos pelos cidadãos no período de 2013 a 2016
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 3 août 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

19
  • PAULO CRISPIM ALVES DE SOUZA
  • A questão étnico-racial no campo curricular: uma análise da base nacional comum curricular
  • Leader : PARIS YEROS
  • Data: 14 sept. 2017


  • Afficher le Résumé
  • nihil

20
  • JUSSARA APARECIDA FERNANDES RAMOS
  • INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E RACISMO: UM ESTUDO SOBRE ALUNAS COTISTAS AFRODESCENDENTES NA UFABC

  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 8 déc. 2017


  • Afficher le Résumé
  • A desigualdade, no Brasil, relaciona-se não apenas às questões relativas à renda, mas a outros marcadores sociais como gênero e raça. Isso pode ser constatado, entre outras situações cotidianas, pelo alto índice de ocorrências de atos de violência contra a mulher e pela menor remuneração das mulheres em relação à dos homens que exercem os mesmos cargos em termos de trabalho. Quando essa desigualdade diz respeito também à raça, as mulheres negras estão em uma situação de maior vulnerabilidade ainda. Elas, quando escolarizadas, possuem as piores médias salariais se comparadas às das mulheres brancas, por exemplo. Politicas sociais podem mudar esse quadro. Na área da Educação, por exemplo, pode-se viabilizar a ascensão social desse grupo marginalizado. Nesse aspecto, o sistema de cotas implementado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, especificamente nas IES federais, mostra-se como uma possibilidade de mitigar a situação de marginalização e discriminação em que se encontram as mulheres negras, dentre outros grupos socialmente vulneráveis. Para compreender como essa política ocorre, este trabalho focalizou a política de cotas da Universidade Federal do ABC (UFABC) que desde o seu primeiro ingresso destinou 50% de suas vagas nos cursos de graduação para alunos(as) egressos do ensino médio público e, dentro dessa categoria de cotas, uma parte para as cotas raciais. Após a homologação da lei 12.711/2012, a UFABC incluiu também as cotas sociais de renda mínima. Diante desse quadro, o objetivo central desta pesquisa é analisar a trajetória de alunas afrodescendentes cotistas, ingressantes na UFABC no ano 2012. Esse recorte se deu em função da maior possibilidade dessas alunas terem percorrido uma grande parte de sua trajetória acadêmica na graduação e já estarem em rumo à conclusão de seu curso, o que proporciona uma maior vivencia dessas alunas no ambiente universitário com suas impressões e significados. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feita uma análise qualitativa das entrevistas abertas realizadas com estudantes, mulheres afrodescendentes cotistas da UFABC. Após essa análise, concluímos que, entre outras, a política de cotas favorece indiretamente a inclusão de jovens negras e torna o ambiente universitário mais plural; a expectativa de uma ascensão social e econômica por meio da educação superior é consenso entre as entrevistadas. Ainda, a análise aponta que ações voltadas contra a discriminação de gênero e racial necessitam ser introduzidas e debatidas com maior clareza e frequência no ambiente universitário.

2016
Thèses
1
  • JAIRO PAES BARRETO
  • Análise de eficiência em cooperativas de crédito: uma aplicação a Análise Envoltória de Dados (DEA)

  • Leader : JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
  • Data: 8 janv. 2016


  • Afficher le Résumé
  • não consta

2
  • JOSIELLE MARTINUZZO COSTA MESQUITA
  • Mulheres Bolivianas em Indaiatuba: Os silêncios sobre seu trabalho e as percepções dos agentes de saúde
  • Data: 2 févr. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • MARINA NABARRETE BASTOS
  • Autoria Compartilhada: A Participação dos internautas no desenvolvimento da obra de cronistas contemporâneos
  • Leader : DANIEL PANSARELLI
  • Data: 26 févr. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • THIAGO HENRIQUE DESENZI
  • AMÉRICA LATINA ENTRE A INOVAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE SEU LEGADO DEMOCRÁTICO: UM ESTUDO DE CASO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE LIMA - PERU
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 9 mars 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • GUILHERME JOSE SANTINI DA SILVA
  • O ius cogens e o problema da eticidade universal.

  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 23 mars 2016


  • Afficher le Résumé
  • Não informado.

6
  • ROGERIO BATISTA DE SOUZA REIS
  • Burocracia de Médio Escalão: Uma análise sobre a Burocracia Implementadora do SUAS no Município de Guarulhos
  • Leader : RICARDO BATISTA POLITI
  • Data: 31 mars 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • ALEXANDRE SOARES CAVALCANTE
  • Etnografando muitas matemáticas: usos e papéis da Matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente de formação científica
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 15 avr. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • ROSANE DE OLIVEIRA VIANA
  • A implementação do serviço especializado para pessoas em situação de rua em Santo André/SP: elementos organizacionais e pessoais que influenciam a atuação da burocracia de nível de rua
  • Leader : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 11 mai 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

9
  • THOMAS RAMIRO
  • Economia Comportamental: Um Estudo do Paternalismo Libertário em Políticas Brasileiras
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 24 juin 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

10
  • DANIELLE YURA
  • Como explicar as associações ultranacionalistas japonesas no Brasil no pós Segunda Guerra Mundial? O caso Shindo Renmei.
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 1 août 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • RAFAEL CARDOSO DA SILVA
  • Entraves e Soluções para o Investimento em Infraestrutura de Transportes no Brasil: Caso da Ferrovia Norte-Sul e de Integração Oeste-Leste
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 23 août 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • CARLOS OLIVEIRA GUERRA
  • As relações de trabalho na cidade de Santo André na atualidade (2003-2014): consolidação ou reversão do pós-fordismo?
  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 26 août 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

13
  • JANAINA SILVA
  • RELAÇÕES INTERCULTURAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: Estudo etnográfico de alunos bolivianos na rede pública de ensino paulistana
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 26 août 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

14
  • RODRIGO DE JESUS SANTOS
  • BRASIL E ARGENTINA: ENTRE CONFLITO, DESCONFIANÇA E COOPERAÇÃO
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 29 août 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

15
  • LUCIANA DE CARVALHO KLAI
  • Álcool e Direção Estudo de Caso sobre Acidentes Associados à Ingestão de Álcool no Município de Santo André - SP
  • Leader : RICARDO BATISTA POLITI
  • Data: 1 sept. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

16
  • RENAN DE OLIVEIRA BORGES
  • São Bernardo do Campo e a Ditadura civil-militar: uma análise político-econômica das administrações arenistas (1969 - 1977)
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 6 sept. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

17
  • ELIANA ALMEIDA SOARES GANAM
  • "ENTRE FRACOS E FERIDOS": um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 9 sept. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

18
  • MARIELLA BATARRA MIAN ZOTELLI
  • MEMES E PROPRIEDADE INTELECTUAL: Uma complexa relação na era da internet
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 14 oct. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

19
  • AMANDA CARVALHO DE SOUZA NOGUEIRA
  • A modernização do Porto de Santos e a relação Porto-Cidade: Um estudo comparativo entre dados históricos, IDH e percepção do trabalhador portuário
  • Leader : ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
  • Data: 31 oct. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

20
  • BIANCA DELPINO MARCHIONI
  • Aprendizagem Dialógica em aulas síncronas virtuais via webconferência multimodal e multimídia
  • Leader : SILVIA CRISTINA DOTTA
  • Data: 4 nov. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

21
  • LAÍS BOÁS FIGUEIREDO KULLER
  • Audiências de custódia: um ponto de inflexão no Sistema de Justiça Criminal?
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 19 déc. 2016


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2015
Thèses
1
  • BRUNO LOPES CORREIA
  • O ESTADO COMO ATOR NA PROMOÇÃO E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS: o caso da Investe São Paulo
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 4 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • ERICA DA CRUZ NOVAES GONÇALVES DIAS
  • Incentivo à Inovação em Pequenas e Médias Empresas: uma análise do Prêmio FINEP de inovação
  • Leader : JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
  • Data: 4 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • PATRICIA SCHOEPS DA SILVA
  • Controle Democrático do Poder Judiciário: o processo político e o papel dos atores na criação do Conselho Nacional de Justiça
  • Leader : MARCOS VINICIUS PO
  • Data: 4 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • LIANE DE OLIVEIRA BAYER
  • Educador e Gestor ou Educador VS Gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
  • Leader : MARCOS VINICIUS PO
  • Data: 5 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • MARCELO DI FILIPPO MINÉ BASTOS
  • Uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 25 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • VICTOR GIANNICO ROCCA
  • Direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: análise do sistema de garantia de direitos
  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 25 févr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • MÁRCIA CRISTINA GOMES MOLINA
  • A literatura sobre o ensino de Engenharia de Computação: temas, objetos e formação profissional
  • Leader : GRACIELA DE SOUZA OLIVER
  • Data: 11 mars 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • JORGE LUIZ TOLEDO AMÉRICO
  • Redemocratização e Racismo: Novas formas de genocídio no Brasil Pós-Ditadura Militar
  • Leader : PARIS YEROS
  • Data: 17 avr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

9
  • ROBERTA DE MORAIS MAZER
  • A construção do projeto migratório boliviano na região central de São Paulo
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 28 avr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

10
  • JAQUELINE PRISCILA DA SILVA SOUZA D'AGOSTINO
  • Em busca da Universidade Pública: A criação e a participação do Movimento pela Universidade Federal na Zona Leste do Município de São Paulo na implementação dos Programas de Expansão das Universidades Federais
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 30 avr. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • PAULO HENRIQUE DE SOUZA REIS
  • Marco Civil da Internet: a luta política em torno da neutralidade da rede, da privacidade do usuário e da liberdade de expressão
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 12 mai 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • ARNALDO DE JESUS AGUIAR JUNIOR
  • Programa Bolsa Família e o enfrentamento intersetorial da vulnerabilidade social
  • Data: 18 juin 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

13
  • ANAMARIA MODESTO VIEIRA
  • Ainda há esperanças na politica? A web e a formação do Partido Pirata do Brasil
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 22 juin 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

14
  • CRISTIANE BATISTA DA CONCEIÇÃO
  • A Adolescente em privação de liberdade em São Paulo: Reflexões sobre a internação feminina no Casa Feminino Parada de Taipas
  • Leader : CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
  • Data: 3 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

15
  • CAMILA CRISTINA FURCHI
  • A iniciativa brasileira em nanotecnologia: história, debates e impasses (2000-2005)
  • Data: 4 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

16
  • TATIANA LOPES SALCIOTTO
  • Dirigentes e as ações de participação social no Iphan (2003-2010): alguns apontamentos de suas perspectivas e ações sobre participação
  • Leader : MARCOS VINICIUS PO
  • Data: 11 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

17
  • ADRIANO ALVES DE AQUINO ARAÚJO
  • Reve de Brezil: A inserção de um grupo de imigrantes haitianos em Santo André, São Paulo - Brasil
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 13 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

18
  • MARINA MORAIS DE ANDRADE
  • Liberalização Econômica e Internacionalização de Cidades: o caso de São Paulo (1989-2009)
  • Leader : VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
  • Data: 14 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

19
  • QUELI CRISTINA JONAS GARCIA
  • Plano plurianual participativo: planejamento político cidadão?
  • Leader : MARCOS VINICIUS PO
  • Data: 21 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

20
  • CELSO MAIA
  • O ensino superior da região do ABC e sua contribuição para as atividades de inovação
  • Leader : ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
  • Data: 27 août 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

21
  • DANIELLE CRISTINA CRESPO DE SOUZA
  • Mulheres mastectomizadas: um estudo sobre identidade e estigmas femininos
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 26 nov. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

22
  • ADRIANA GARCIA TORRES DELORENZO
  • Internet e ativismo: os protestos de junho de 2013 no Brasil
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 10 déc. 2015


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2014
Thèses
1
  • DELOISE DE FATIMA BACELAR DE JESUS
  • Limites e possibilidades do uso do poder de compra do Estado em favor do desenvolvimento sustentável local e regional: Estudo de caso da implementação da Lei Federal nº 11.947/2009 no Município de São Bernardo do Campo - 2009 a 2013
  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 6 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • RAQUEL RIVERA SOLDERA
  • Comissão internacional da Baleia: análise da proposta de criação do santuário de baleias no Atlântico Sul
  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 14 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • RAFAEL SAAD FERNANDEZ
  • Economia criativa como estratégia de desenvolvimento regional: o caso do Grande ABC paulista.
  • Leader : NEUSA SERRA
  • Data: 25 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • FERNANDO FARIAS VALENTIN
  • A questão do crédito na economia solidária: uma investigação no caso do Grande ABC
  • Leader : NEUSA SERRA
  • Data: 27 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • DANIELLA FERNANDES CAMBAUVA
  • Impactos e transformações da governança eleitoral na Bolívia, no Equador e na Venezuela
  • Leader : VITOR EMANUEL MARCHETTI FERRAZ JUNIOR
  • Data: 28 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • MARCELO DAISUKE YAMAKI
  • Conflitos e diferenças no ambiente de trabalho de uma empresa japonesa no Brasil: Um estudo de caso na Toyota.
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 28 févr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • FABIO ROBERTO RIBEIRO
  • Arte e política: a obra exilada de Gontran Guanaes Netto
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 10 mars 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • ANTONIO CARLOS MARQUES VALENTE
  • Parques tecnológicos como ambientes inovadores: implicações para o sistema local de inovação do ABC
  • Leader : ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
  • Data: 31 mars 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

9
  • THIAGO SANCHES BATTAGLINI
  • Identidade na União Europeia: a relação com o estrangeiro extracomunitário
  • Leader : ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
  • Data: 30 avr. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

10
  • TALITA RODRIGUES COSTA
  • Contestações em nanquim: as personagens de Quino e Henfil em tempos de liberdade cerceada
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 14 juil. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • ANTONIO LUIZ TOZATTO
  • A evolução da simplificação tributária para micro e pequenos empreendedores no Brasil como uma política pública.
  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 28 juil. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • TADEU VAZ PINTO PEREIRA
  • Crédito, estado e desenvolvimento: o crédito ao consumidor no governo Lula
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 29 août 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

13
  • DIEGO GIMENES AZEVEDO DE FREITAS
  • Cultura policial: um estudo sobre os elementos culturais que informam a investigação do tráfico de entorpecentes em São Paulo
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 9 déc. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

14
  • SIMONE APARECIDA PELLIZON
  • Tecnologia Social: uma experiência cooperativista no ABC paulista
  • Leader : NEUSA SERRA
  • Data: 16 déc. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

15
  • MARIANA EUNICE ALVES DE ALMEIDA
  • A Comunicação para a Mobilização Social: uma análise do discurso de organizações pró-Mata Atlântica no facebook
  • Leader : NEUSA SERRA
  • Data: 17 déc. 2014


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2013
Thèses
1
  • RODRIGO FERNANDO GALLO
  • Realismo e idealismo em Aristóteles e Maquiavel: virtude política e as formas de governo.
  • Leader : VITOR EMANUEL MARCHETTI FERRAZ JUNIOR
  • Data: 3 avr. 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

2
  • MURILO BANSI MACHADO
  • Por dentro dos Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 14 mai 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

3
  • RENATO DA SILVA CORREA
  • Política de Recursos Humanos de carreira na Administração Pública
  • Data: 17 mai 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

4
  • BRUNO NOVAES ARAUJO
  • Cinema: Indústria do entretenimento e/ou um Avatar do consumismo? Reflexões sobre a relação entre cinema de entretenimento e Sociedade de Consumidores
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 22 mai 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

5
  • ADRIANO DE FARIA
  • As caracaterísticas e o desenvolvimento da nanomedicina nas políticas brasileiras em nanociências e nanotecnologias (2001-2012)
  • Leader : GRACIELA DE SOUZA OLIVER
  • Data: 27 mai 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

6
  • ÉRICA JORGE CARNEIRO
  • Tecendo laços, construindo famílias: conjugalidade e vida religiosa na umbanda e no tambor de mina
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 27 mai 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

7
  • PAULO ROBERTO ELIAS DE SOUZA
  • Do blog sujo à coletiva do Planalto: Um estudo de caso de contrainformação política através de blogs
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 7 juin 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

8
  • GUSTAVO HENRIQUE SILVA ANITELI
  • A indústria da música em transição. O uso das mídias tradicionais e das novas tecnologias da comunicação como meio para alavancar a difusão e a distribuição de música no Brasil
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 25 juin 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

9
  • JOSUÉ CATHARINO FERREIRA
  • As alterações na estutura industrial de Santo André (1975 - 2013)
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 27 juin 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

10
  • BRUNA PROVAZI BARREIROS
  • Estratégias de visibilidade e articulação no ciberespaço: uma análise do ativismo feminista brasileiro no facebook
  • Leader : CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
  • Data: 28 juin 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

11
  • GABRIELE BATISTA VIEIRA
  • A questão fundiária e as políticas públicas para comunidades quilombolas: um olhar sobre a comunidade Salamina Putumuju/BA
  • Leader : JOSE BLANES SALA
  • Data: 1 juil. 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

12
  • RENATA FALEIROS CAMARGO MORENO
  • Além do que se vê: uma leitura das contribuições do feminismo para a economia.
  • Leader : RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
  • Data: 7 août 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

13
  • SONALE DIANE PASTRO DE OLIVEIRA
  • A disputa pela memória da abertura política no Brasil: análise da produção editorial dos militares (1974-1985)
  • Leader : MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
  • Data: 7 août 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

14
  • THIAGO FELIX MATTIOLI
  • Um caminho sem volta? Problemas e perspectivas da cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional: análise do período de governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010)
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 9 août 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

15
  • CAUÊ RODRIGUES PIMENTEL
  • Empresas militares privadas e a construção da política externa americana
  • Leader : GIORGIO ROMANO SCHUTTE
  • Data: 23 août 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

16
  • RODRIGO TARCHIANI SAVAZONI
  • Redes político-culturais e ativismo digital: O caso do circuito fora do eixo
  • Leader : SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • Data: 4 nov. 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

17
  • MARIA HELENA NEGREIROS DE OLIVEIRA
  • O dirigente público e as políticas públicas de educação integral: desafios e perspectivas.
  • Leader : ANA KEILA MOSCA PINEZI
  • Data: 28 nov. 2013


  • Afficher le Résumé
  • nihil

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod