MNPEFQ MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Sucupira/CAPES. Preencha os campos desejados para fazer a busca.

2024
Dissertações
1
  • RENATO FERREIRA ALVES
  • DISCUTINDO ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

  • Orientador : LETICIE MENDONCA FERREIRA
  • Data: 23/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod