MNPEFQ MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2025
Dissertações
1
  • ALESSANDRA ANDRESSA BADARI ZINSLY RODRIGUES
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA LUZ : DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA

  • Orientador : RONEI MIOTTO
  • Data: 12/02/2025

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  • Esta dissertação visa discutir o processo de construção do conhecimento e a quebra de paradigmas no estudo da dualidade onda-partícula da luz. A proposta fundamenta-se em teorias pedagógicas de Bruner, Vygotski, Ausubel e Freire, privilegiando metodologias ativas como Ensino sob Medida, Instrução por Colegas, Aprendizagem por Times e Sala de Aula Invertida, promovendo um ensino-aprendizagem horizontalizado e significativo ao estudante. O produto educacional deste trabalho é uma sequência didática alinhada com competências e habilidades previstas na BNCC e no PISA 2025, e incorpora uma abordagem histórica dos conceitos de Energia, Onda, Eletromagnetismo, Efeito Fotoelétrico e Dualidade da Luz, discutidos a partir de teorias de Newton, Huygens, Young, Maxwell e Einstein. A sequência foi analisada após sua aplicação em 2023, em uma escola particular, no município de Cotia. Também foi feito um cenário de possibilidades, o que resultou em ajustes gerando a versão final do produto educacional. A proposta traz uma aproximação do estudante com a ciência, por ter sido apresentado em cada aula um experimento ou um uso cotidiano da temática estudada.


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  • Esta dissertação visa discutir o processo de construção do conhecimento e a quebra de paradigmas no estudo da dualidade onda-partícula da luz. A proposta fundamenta-se em teorias pedagógicas de Bruner, Vygotski, Ausubel e Freire, privilegiando metodologias ativas como Ensino sob Medida, Instrução por Colegas, Aprendizagem por Times e Sala de Aula Invertida, promovendo um ensino-aprendizagem horizontalizado e significativo ao estudante. O produto educacional deste trabalho é uma sequência didática alinhada com competências e habilidades previstas na BNCC e no PISA 2025, e incorpora uma abordagem histórica dos conceitos de Energia, Onda, Eletromagnetismo, Efeito Fotoelétrico e Dualidade da Luz, discutidos a partir de teorias de Newton, Huygens, Young, Maxwell e Einstein. A sequência foi analisada após sua aplicação em 2023, em uma escola particular, no município de Cotia. Também foi feito um cenário de possibilidades, o que resultou em ajustes gerando a versão final do produto educacional. A proposta traz uma aproximação do estudante com a ciência, por ter sido apresentado em cada aula um experimento ou um uso cotidiano da temática estudada.

2
  • ALEXANDRE TOCCOLI FILHO
  • Uma sequência didática baseada em um website sobre radiações ionizantes e não ionizantes

  • Orientador : JOSE KENICHI MIZUKOSHI
  • Data: 20/02/2025

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  • O ensino de Física na educação básica, de modo geral, pouco discute tópicos contemporâneos da área. Além disso, as aulas tradicionais, com lousa e giz, e o grande enfoque matemático, ainda predominam nas salas de aulas. Esses fatores tornam a Física pouco atraente para a maioria dos alunos, forçando aqueles interessados a estudar de maneira autônoma, geralmente utilizando materias didáticos com linguagem complexa ou em outro idioma. Com o intuito de apresentar uma proposta que aproxime o professor do aluno, esta dissertação descreve os processos de desenvolvimento de um produto educacional baseado em um website. Esse produto educacional consiste em uma sequência didática de três aulas estruturada em uma plataforma construida com linguagem acessível e com um formalismo matemático mínimo, abordando o tema de radiações ionizantes e não ionizantes, tema que possui aplicações significativas no cotidiano dos alunos. Após a finalização do produto educacional, ele foi apresentado a um grupo de alunos do ensino médio e, ao final da sequência didática, foi aplicado um questionário junto aos alunos participantes. Esta dissertação detalha o produto educacional produzido, abordando as teorias de aprendizagem e metodologias pedagógicas utilizadas, a física teórica envolvida, a criação do website, e a análise das avaliações dos alunos.


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  • O ensino de Física na educação básica, de modo geral, pouco discute tópicos contemporâneos da área. Além disso, as aulas tradicionais, com lousa e giz, e o grande enfoque matemático, ainda predominam nas salas de aulas. Esses fatores tornam a Física pouco atraente para a maioria dos alunos, forçando aqueles interessados a estudar de maneira autônoma, geralmente utilizando materias didáticos com linguagem complexa ou em outro idioma. Com o intuito de apresentar uma proposta que aproxime o professor do aluno, esta dissertação descreve os processos de desenvolvimento de um produto educacional baseado em um website. Esse produto educacional consiste em uma sequência didática de três aulas estruturada em uma plataforma construida com linguagem acessível e com um formalismo matemático mínimo, abordando o tema de radiações ionizantes e não ionizantes, tema que possui aplicações significativas no cotidiano dos alunos. Após a finalização do produto educacional, ele foi apresentado a um grupo de alunos do ensino médio e, ao final da sequência didática, foi aplicado um questionário junto aos alunos participantes. Esta dissertação detalha o produto educacional produzido, abordando as teorias de aprendizagem e metodologias pedagógicas utilizadas, a física teórica envolvida, a criação do website, e a análise das avaliações dos alunos.

2024
Dissertações
1
  • RENATO FERREIRA ALVES
  • DISCUTINDO ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

  • Orientador : LETICIE MENDONCA FERREIRA
  • Data: 23/10/2024

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  • Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.


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  • Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.

2
  • DANIEL LUISI BAPTISTA
  • COMBATE À DESINFORMAÇÃO REFERENTE À FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
  • Data: 13/11/2024

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  • Termos relacionados à física quântica tais como “cura quântica”, “lei da atração”, “terapia quântica”, “coaching quântico”, entre muitos outros, circulam já há algum tempo no ambiente cultural e no cotidiano das pessoas. Termos como estes são usados para legitimar cientificamente produtos, práticas e serviços dos mais diversos, como tentativas deliberadas, e muitas vezes bem-sucedidas, para confundir ou manipular as pessoas por meio de transferência de informações desonestas. A maioria deles não encontra nenhuma fundamentação científica. Cabe ao âmbito do ensino de física estabelecer estratégias que combatam esse tipo de desinformação. O novo currículo paulista propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que visam o estabelecimento de uma postura crítica por parte dos estudantes ao lidar com a desinformação científica. Este trabalho propõe um produto educacional, na forma de uma sequência didática de oito aulas baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, 3MP, que desenvolve criticamente a compreensão das bases da física quântica, sendo a ideia de quantização da energia, a constante de Planck, a ideia de fóton, o efeito fotoelétrico, a dualidade onda-partícula, as propriedades ondulatórias das partículas, o princípio da complementaridade de Bohr, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento da dupla fenda e o princípio da correspondência de Bohr, de forma que os estudantes da segunda série do ensino médio adquiram habilidades para reconhecer as falácias dos discursos pseudocientíficos relacionados à física quântica e consigam se posicionar consistente e coerentemente perante os discursos de desinformação referentes a esse assunto.


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  • Termos relacionados à física quântica tais como “cura quântica”, “lei da atração”, “terapia quântica”, “coaching quântico”, entre muitos outros, circulam já há algum tempo no ambiente cultural e no cotidiano das pessoas. Termos como estes são usados para legitimar cientificamente produtos, práticas e serviços dos mais diversos, como tentativas deliberadas, e muitas vezes bem-sucedidas, para confundir ou manipular as pessoas por meio de transferência de informações desonestas. A maioria deles não encontra nenhuma fundamentação científica. Cabe ao âmbito do ensino de física estabelecer estratégias que combatam esse tipo de desinformação. O novo currículo paulista propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que visam o estabelecimento de uma postura crítica por parte dos estudantes ao lidar com a desinformação científica. Este trabalho propõe um produto educacional, na forma de uma sequência didática de oito aulas baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, 3MP, que desenvolve criticamente a compreensão das bases da física quântica, sendo a ideia de quantização da energia, a constante de Planck, a ideia de fóton, o efeito fotoelétrico, a dualidade onda-partícula, as propriedades ondulatórias das partículas, o princípio da complementaridade de Bohr, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento da dupla fenda e o princípio da correspondência de Bohr, de forma que os estudantes da segunda série do ensino médio adquiram habilidades para reconhecer as falácias dos discursos pseudocientíficos relacionados à física quântica e consigam se posicionar consistente e coerentemente perante os discursos de desinformação referentes a esse assunto.

3
  • JULIO CESAR CAZARIN
  • USO DE JOGOS DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR

  • Orientador : MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
  • Data: 04/12/2024

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  • O presente trabalho propõe uma sequência didática que faz uso de um jogo de Escape Room (Sala de Fuga) para o ensino de Física Nuclear. Neste tipo de jogo, os estudantes ficam “confinados” em uma sala e têm que resolver enigmas relacionados ao conteúdo de Física para conseguir escapar no menor tempo possível.

    O jogo é ambientado em um desastre nuclear e os estudantes têm que resolver enigmas relacionados a Física Nuclear para conseguirem escapar. Os conceitos trabalhados neste jogo são definições como número de massa, número atômico e suas representações. Foi tratado também a diferença entre um núcleo atômico estável e um radioativo, radiação alfa, beta e gama, decaimento alfa, decaimento beta, decaimento gama, dosimetria das radiações e efeitos biológicos das radiações.

    A sequência didática foi proposta e analisada na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos (GBL, do inglês Game Based Learning) e da aprendizagem significativa, de David Ausubel.

    Toda a Sequência Didática (SQ) tem seis partes, o que demanda um total de seis aulas para sua implementação. Foi aplicado um questionário sobre conceitos de Física Nuclear para verificar concepções iniciais e o mesmo questionário foi aplicado ao final da sequência. Pôde-se observar uma melhora significativa nos resultados dos testes. Os índices de acerto médios subiram de 24,6% no pré-jogo para 66,8% no pós-jogo, demonstrando assim, uma aprendizagem significativa, segundo Ausubel.


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  • O presente trabalho propõe uma sequência didática que faz uso de um jogo de Escape Room (Sala de Fuga) para o ensino de Física Nuclear. Neste tipo de jogo, os estudantes ficam “confinados” em uma sala e têm que resolver enigmas relacionados ao conteúdo de Física para conseguir escapar no menor tempo possível.

    O jogo é ambientado em um desastre nuclear e os estudantes têm que resolver enigmas relacionados a Física Nuclear para conseguirem escapar. Os conceitos trabalhados neste jogo são definições como número de massa, número atômico e suas representações. Foi tratado também a diferença entre um núcleo atômico estável e um radioativo, radiação alfa, beta e gama, decaimento alfa, decaimento beta, decaimento gama, dosimetria das radiações e efeitos biológicos das radiações.

    A sequência didática foi proposta e analisada na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos (GBL, do inglês Game Based Learning) e da aprendizagem significativa, de David Ausubel.

    Toda a Sequência Didática (SQ) tem seis partes, o que demanda um total de seis aulas para sua implementação. Foi aplicado um questionário sobre conceitos de Física Nuclear para verificar concepções iniciais e o mesmo questionário foi aplicado ao final da sequência. Pôde-se observar uma melhora significativa nos resultados dos testes. Os índices de acerto médios subiram de 24,6% no pré-jogo para 66,8% no pós-jogo, demonstrando assim, uma aprendizagem significativa, segundo Ausubel.

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