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Dissertações |
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RENATO FERREIRA ALVES
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DISCUTINDO ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
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Orientador : LETICIE MENDONCA FERREIRA
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Data: 23/10/2024
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Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.
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Este trabalho aborda a introdução e exploração de conceitos de energia para estudantes do ensino médio, com foco em métodos de ensino dinâmicos e um projeto prático de construção de um gerador eólico caseiro. O objetivo é tornar o ensino mais envolvente, conectando conceitos abstratos com aplicações práticas no cotidiano dos alunos, inspirado na pedagogia de Paulo Freire. A abordagem inovadora busca estimular a participação ativa dos alunos e criar experiências práticas e contextualizadas, visando não apenas ensinar, mas também inspirar os alunos a explorarem suas capacidades. O trabalho também discute a importância das energias renováveis para enfrentar desafios globais relacionados à energia e ao meio ambiente. O Produto Educacional desenvolvido consiste em uma sequência didática que aborda a importância do ensino sobre transformação de energia para alunos do ensino médio, visando prepará-los para os desafios energéticos futuros. A abordagem compreende desde a introdução do conceito de energia até a construção de um gerador elétrico, passando por conceitos relacionados à eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo e eletromagnetismo, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Ao longo da sequência, são propostos experimentos simplificados que demonstram a conversão de energia, além de trabalhar os conceitos fundamentais do eletromagnetismo aplicados à criação de um gerador elétrico doméstico, proporcionando uma abordagem prática e didática. Os alunos são conduzidos a compreender as diferentes formas de energia e seus processos de transformação, incluindo exemplos práticos e discussões sobre a matriz energética do Brasil, de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos em relação às políticas energéticas. A implementação do produto ocorreu em uma escola de São Paulo, como parte da grade curricular, com a participação de 17 alunos, incluindo quatro com deficiência auditiva, garantindo sua inclusão plena com a presença de professoras intérpretes. O processo de ensino incluiu aulas teóricas e atividades práticas, totalizando 14 aulas, culminando com a construção de um gerador proposto nas duas aulas finais.
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DANIEL LUISI BAPTISTA
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COMBATE À DESINFORMAÇÃO REFERENTE À FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
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Data: 13/11/2024
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Termos relacionados à física quântica tais como “cura quântica”, “lei da atração”, “terapia quântica”, “coaching quântico”, entre muitos outros, circulam já há algum tempo no ambiente cultural e no cotidiano das pessoas. Termos como estes são usados para legitimar cientificamente produtos, práticas e serviços dos mais diversos, como tentativas deliberadas, e muitas vezes bem-sucedidas, para confundir ou manipular as pessoas por meio de transferência de informações desonestas. A maioria deles não encontra nenhuma fundamentação científica. Cabe ao âmbito do ensino de física estabelecer estratégias que combatam esse tipo de desinformação. O novo currículo paulista propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que visam o estabelecimento de uma postura crítica por parte dos estudantes ao lidar com a desinformação científica. Este trabalho propõe um produto educacional, na forma de uma sequência didática de oito aulas baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, 3MP, que desenvolve criticamente a compreensão das bases da física quântica, sendo a ideia de quantização da energia, a constante de Planck, a ideia de fóton, o efeito fotoelétrico, a dualidade onda-partícula, as propriedades ondulatórias das partículas, o princípio da complementaridade de Bohr, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento da dupla fenda e o princípio da correspondência de Bohr, de forma que os estudantes da segunda série do ensino médio adquiram habilidades para reconhecer as falácias dos discursos pseudocientíficos relacionados à física quântica e consigam se posicionar consistente e coerentemente perante os discursos de desinformação referentes a esse assunto.
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Termos relacionados à física quântica tais como “cura quântica”, “lei da atração”, “terapia quântica”, “coaching quântico”, entre muitos outros, circulam já há algum tempo no ambiente cultural e no cotidiano das pessoas. Termos como estes são usados para legitimar cientificamente produtos, práticas e serviços dos mais diversos, como tentativas deliberadas, e muitas vezes bem-sucedidas, para confundir ou manipular as pessoas por meio de transferência de informações desonestas. A maioria deles não encontra nenhuma fundamentação científica. Cabe ao âmbito do ensino de física estabelecer estratégias que combatam esse tipo de desinformação. O novo currículo paulista propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que visam o estabelecimento de uma postura crítica por parte dos estudantes ao lidar com a desinformação científica. Este trabalho propõe um produto educacional, na forma de uma sequência didática de oito aulas baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, 3MP, que desenvolve criticamente a compreensão das bases da física quântica, sendo a ideia de quantização da energia, a constante de Planck, a ideia de fóton, o efeito fotoelétrico, a dualidade onda-partícula, as propriedades ondulatórias das partículas, o princípio da complementaridade de Bohr, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento da dupla fenda e o princípio da correspondência de Bohr, de forma que os estudantes da segunda série do ensino médio adquiram habilidades para reconhecer as falácias dos discursos pseudocientíficos relacionados à física quântica e consigam se posicionar consistente e coerentemente perante os discursos de desinformação referentes a esse assunto.
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JULIO CESAR CAZARIN
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USO DE JOGOS DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR
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Orientador : MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
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Data: 04/12/2024
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O presente trabalho propõe uma sequência didática que faz uso de um jogo de Escape Room (Sala de Fuga) para o ensino de Física Nuclear. Neste tipo de jogo, os estudantes ficam “confinados” em uma sala e têm que resolver enigmas relacionados ao conteúdo de Física para conseguir escapar no menor tempo possível.
O jogo é ambientado em um desastre nuclear e os estudantes têm que resolver enigmas relacionados a Física Nuclear para conseguirem escapar. Os conceitos trabalhados neste jogo são definições como número de massa, número atômico e suas representações. Foi tratado também a diferença entre um núcleo atômico estável e um radioativo, radiação alfa, beta e gama, decaimento alfa, decaimento beta, decaimento gama, dosimetria das radiações e efeitos biológicos das radiações.
A sequência didática foi proposta e analisada na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos (GBL, do inglês Game Based Learning) e da aprendizagem significativa, de David Ausubel.
Toda a Sequência Didática (SQ) tem seis partes, o que demanda um total de seis aulas para sua implementação. Foi aplicado um questionário sobre conceitos de Física Nuclear para verificar concepções iniciais e o mesmo questionário foi aplicado ao final da sequência. Pôde-se observar uma melhora significativa nos resultados dos testes. Os índices de acerto médios subiram de 24,6% no pré-jogo para 66,8% no pós-jogo, demonstrando assim, uma aprendizagem significativa, segundo Ausubel.
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O presente trabalho propõe uma sequência didática que faz uso de um jogo de Escape Room (Sala de Fuga) para o ensino de Física Nuclear. Neste tipo de jogo, os estudantes ficam “confinados” em uma sala e têm que resolver enigmas relacionados ao conteúdo de Física para conseguir escapar no menor tempo possível.
O jogo é ambientado em um desastre nuclear e os estudantes têm que resolver enigmas relacionados a Física Nuclear para conseguirem escapar. Os conceitos trabalhados neste jogo são definições como número de massa, número atômico e suas representações. Foi tratado também a diferença entre um núcleo atômico estável e um radioativo, radiação alfa, beta e gama, decaimento alfa, decaimento beta, decaimento gama, dosimetria das radiações e efeitos biológicos das radiações.
A sequência didática foi proposta e analisada na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos (GBL, do inglês Game Based Learning) e da aprendizagem significativa, de David Ausubel.
Toda a Sequência Didática (SQ) tem seis partes, o que demanda um total de seis aulas para sua implementação. Foi aplicado um questionário sobre conceitos de Física Nuclear para verificar concepções iniciais e o mesmo questionário foi aplicado ao final da sequência. Pôde-se observar uma melhora significativa nos resultados dos testes. Os índices de acerto médios subiram de 24,6% no pré-jogo para 66,8% no pós-jogo, demonstrando assim, uma aprendizagem significativa, segundo Ausubel.
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