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Dissertações |
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ALESSANDRA ANDRESSA BADARI ZINSLY RODRIGUES
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA LUZ : DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA
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Orientador : RONEI MIOTTO
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Data: 12/02/2025
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Esta dissertação visa discutir o processo de construção do conhecimento e a quebra de paradigmas no estudo da dualidade onda-partícula da luz. A proposta fundamenta-se em teorias pedagógicas de Bruner, Vygotski, Ausubel e Freire, privilegiando metodologias ativas como Ensino sob Medida, Instrução por Colegas, Aprendizagem por Times e Sala de Aula Invertida, promovendo um ensino-aprendizagem horizontalizado e significativo ao estudante. O produto educacional deste trabalho é uma sequência didática alinhada com competências e habilidades previstas na BNCC e no PISA 2025, e incorpora uma abordagem histórica dos conceitos de Energia, Onda, Eletromagnetismo, Efeito Fotoelétrico e Dualidade da Luz, discutidos a partir de teorias de Newton, Huygens, Young, Maxwell e Einstein. A sequência foi analisada após sua aplicação em 2023, em uma escola particular, no município de Cotia. Também foi feito um cenário de possibilidades, o que resultou em ajustes gerando a versão final do produto educacional. A proposta traz uma aproximação do estudante com a ciência, por ter sido apresentado em cada aula um experimento ou um uso cotidiano da temática estudada.
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Esta dissertação visa discutir o processo de construção do conhecimento e a quebra de paradigmas no estudo da dualidade onda-partícula da luz. A proposta fundamenta-se em teorias pedagógicas de Bruner, Vygotski, Ausubel e Freire, privilegiando metodologias ativas como Ensino sob Medida, Instrução por Colegas, Aprendizagem por Times e Sala de Aula Invertida, promovendo um ensino-aprendizagem horizontalizado e significativo ao estudante. O produto educacional deste trabalho é uma sequência didática alinhada com competências e habilidades previstas na BNCC e no PISA 2025, e incorpora uma abordagem histórica dos conceitos de Energia, Onda, Eletromagnetismo, Efeito Fotoelétrico e Dualidade da Luz, discutidos a partir de teorias de Newton, Huygens, Young, Maxwell e Einstein. A sequência foi analisada após sua aplicação em 2023, em uma escola particular, no município de Cotia. Também foi feito um cenário de possibilidades, o que resultou em ajustes gerando a versão final do produto educacional. A proposta traz uma aproximação do estudante com a ciência, por ter sido apresentado em cada aula um experimento ou um uso cotidiano da temática estudada.
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ALEXANDRE TOCCOLI FILHO
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Uma sequência didática baseada em um website sobre radiações ionizantes e não ionizantes
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Orientador : JOSE KENICHI MIZUKOSHI
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Data: 20/02/2025
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O ensino de Física na educação básica, de modo geral, pouco discute tópicos contemporâneos da área. Além disso, as aulas tradicionais, com lousa e giz, e o grande enfoque matemático, ainda predominam nas salas de aulas. Esses fatores tornam a Física pouco atraente para a maioria dos alunos, forçando aqueles interessados a estudar de maneira autônoma, geralmente utilizando materias didáticos com linguagem complexa ou em outro idioma. Com o intuito de apresentar uma proposta que aproxime o professor do aluno, esta dissertação descreve os processos de desenvolvimento de um produto educacional baseado em um website. Esse produto educacional consiste em uma sequência didática de três aulas estruturada em uma plataforma construida com linguagem acessível e com um formalismo matemático mínimo, abordando o tema de radiações ionizantes e não ionizantes, tema que possui aplicações significativas no cotidiano dos alunos. Após a finalização do produto educacional, ele foi apresentado a um grupo de alunos do ensino médio e, ao final da sequência didática, foi aplicado um questionário junto aos alunos participantes. Esta dissertação detalha o produto educacional produzido, abordando as teorias de aprendizagem e metodologias pedagógicas utilizadas, a física teórica envolvida, a criação do website, e a análise das avaliações dos alunos.
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O ensino de Física na educação básica, de modo geral, pouco discute tópicos contemporâneos da área. Além disso, as aulas tradicionais, com lousa e giz, e o grande enfoque matemático, ainda predominam nas salas de aulas. Esses fatores tornam a Física pouco atraente para a maioria dos alunos, forçando aqueles interessados a estudar de maneira autônoma, geralmente utilizando materias didáticos com linguagem complexa ou em outro idioma. Com o intuito de apresentar uma proposta que aproxime o professor do aluno, esta dissertação descreve os processos de desenvolvimento de um produto educacional baseado em um website. Esse produto educacional consiste em uma sequência didática de três aulas estruturada em uma plataforma construida com linguagem acessível e com um formalismo matemático mínimo, abordando o tema de radiações ionizantes e não ionizantes, tema que possui aplicações significativas no cotidiano dos alunos. Após a finalização do produto educacional, ele foi apresentado a um grupo de alunos do ensino médio e, ao final da sequência didática, foi aplicado um questionário junto aos alunos participantes. Esta dissertação detalha o produto educacional produzido, abordando as teorias de aprendizagem e metodologias pedagógicas utilizadas, a física teórica envolvida, a criação do website, e a análise das avaliações dos alunos.
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FRANCISCO PAULO DOS SANTOS
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DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE E COMPROVAÇÃO DAS EQUAÇÕES DA QUEDA LIVRE, UTILIZANDO EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO
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Orientador : REINALDO LUIZ CAVASSO FILHO
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Data: 10/03/2025
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Esta dissertação apresenta um Produto Educacional voltado para o ensino de física no ensino médio, com foco na queda livre e na determinação experimental da gravidade. O estudo busca fornecer aos professores e alunos um aparato simples e de baixo custo, que possibilite a medida automática do tempo de queda livre, superando as dificuldades das técnicas manuais. Essa ferramenta integra recursos baratos, oferecendo um método prático e cativante de aprendizado, diferenciado por sua abordagem de ensino baseada em investigação. A pesquisa é fundamentada na teoria de Vygotsky, especialmente no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que destaca a importância da interação entre o aprendiz e o mediador para promover um aprendizado mais significativo. A aplicação do produto educacional permitiu a comprovação das equações de queda livre, com resultados que demonstram a eficácia do produto educacional desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem.
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Esta dissertação apresenta um Produto Educacional voltado para o ensino de física no ensino médio, com foco na queda livre e na determinação experimental da gravidade. O estudo busca fornecer aos professores e alunos um aparato simples e de baixo custo, que possibilite a medida automática do tempo de queda livre, superando as dificuldades das técnicas manuais. Essa ferramenta integra recursos baratos, oferecendo um método prático e cativante de aprendizado, diferenciado por sua abordagem de ensino baseada em investigação. A pesquisa é fundamentada na teoria de Vygotsky, especialmente no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que destaca a importância da interação entre o aprendiz e o mediador para promover um aprendizado mais significativo. A aplicação do produto educacional permitiu a comprovação das equações de queda livre, com resultados que demonstram a eficácia do produto educacional desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem.
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CLAUDIO MENEZES
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Aprendizagem Significativa de Energia Elétrica usando reparos de Lâmpadas LED
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Orientador : MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
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Data: 07/05/2025
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O relatório do IPCC (2023) destaca a urgência de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar que a temperatura global aumente em média 2°C na próxima década. Esse cenário agravaria a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. Para mitigar esses impactos, recomenda-se a transição de fontes energéticas baseadas em combustíveis fósseis para alternativas sustentáveis, como energia solar, eólica e hidrogênio. Além das ações governamentais e industriais, a conscientização individual é essencial para o uso responsável da energia, o que demanda um embasamento científico que pode ser fortalecido no ambiente escolar. O ensino de física, especialmente no campo da eletrodinâmica, pode estimular reflexões críticas sobre consumo energético e sustentabilidade. Diante disso, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por oito aulas, integrando experimentos, vídeos e uma oficina técnica voltada ao reparo de lâmpadas LED. A proposta foi aplicada a estudantes do 2o ano do ensino médio em Mauá, promovendo uma abordagem dialógica e problematizadora. A avaliação da experiência indicou que os alunos demonstraram aprendizagem significativa sobre o tema e passaram a compreender melhor a importância da sustentabilidade.
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O relatório do IPCC (2023) destaca a urgência de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar que a temperatura global aumente em média 2°C na próxima década. Esse cenário agravaria a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. Para mitigar esses impactos, recomenda-se a transição de fontes energéticas baseadas em combustíveis fósseis para alternativas sustentáveis, como energia solar, eólica e hidrogênio. Além das ações governamentais e industriais, a conscientização individual é essencial para o uso responsável da energia, o que demanda um embasamento científico que pode ser fortalecido no ambiente escolar. O ensino de física, especialmente no campo da eletrodinâmica, pode estimular reflexões críticas sobre consumo energético e sustentabilidade. Diante disso, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por oito aulas, integrando experimentos, vídeos e uma oficina técnica voltada ao reparo de lâmpadas LED. A proposta foi aplicada a estudantes do 2o ano do ensino médio em Mauá, promovendo uma abordagem dialógica e problematizadora. A avaliação da experiência indicou que os alunos demonstraram aprendizagem significativa sobre o tema e passaram a compreender melhor a importância da sustentabilidade.
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JULIO CESAR DEL CIOPPO RIBEIRO
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Movendo Fichas: uma proposta para o ensinamento do protocolo de teleporte quântico
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Orientador : MARCOS ROBERTO DA SILVA TAVARES
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Data: 02/07/2025
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Este trabalho apresenta uma proposta de inserção de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática que tem como objetivo o ensinamento do teleporte quântico. A motivação central do trabalho está na constatação de que, apesar do avanço das ciências físicas no século XX, o ensino de Física nas escolas brasileiras permanece amplamente centrado nos modelos da Física Clássica. O Produto Educacional desenvolvido foi estruturado com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e utiliza uma analogia com moedas coloridas para representar os estados quânticos envolvidos no protocolo de teleporte. A sequência foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular de São Paulo. A aplicação indicou potencial para promover uma aprendizagem conceitualmente significativa, mesmo com conteúdos considerados complexos, quando se empregam estratégias didáticas adequadas. O trabalho visa contribuir para a ampliação do repertório conceitual dos estudantes, o fortalecimento do interesse pela disciplina e a oferta de recursos replicáveis para outros professores da educação básica.
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Este trabalho apresenta uma proposta de inserção de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática que tem como objetivo o ensinamento do teleporte quântico. A motivação central do trabalho está na constatação de que, apesar do avanço das ciências físicas no século XX, o ensino de Física nas escolas brasileiras permanece amplamente centrado nos modelos da Física Clássica. O Produto Educacional desenvolvido foi estruturado com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e utiliza uma analogia com moedas coloridas para representar os estados quânticos envolvidos no protocolo de teleporte. A sequência foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular de São Paulo. A aplicação indicou potencial para promover uma aprendizagem conceitualmente significativa, mesmo com conteúdos considerados complexos, quando se empregam estratégias didáticas adequadas. O trabalho visa contribuir para a ampliação do repertório conceitual dos estudantes, o fortalecimento do interesse pela disciplina e a oferta de recursos replicáveis para outros professores da educação básica.
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CAROLINE VILELA DOS ANJOS GREIN
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A Eletricidade no Ensino Médio: Ensino por Experimentação
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Orientador : RONEI MIOTTO
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Data: 03/07/2025
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Este trabalho apresenta uma sequência didática multidisciplinar de Eletricidade para alunos da 3ª série do Ensino Médio, com foco na aprendizagem significativa e contextualizada, embasada nas teorias de Vygotsky e Ausubel. A proposta utiliza metodologias ativas para ensinar conceitos de eletricidade por meio da construção de um protótipo de circuito elétrico residencial ou comercial, destacando a interdisciplinaridade e o protagonismo estudantil. Os objetivos incluem identificar e classificar fontes de energia; construir e analisar circuitos elétricos; classificar equipamentos conforme a transformação de energia; calcular consumo energético; e propor ações sustentáveis para otimizar o uso de energia elétrica.A sequência, alinhada à BNCC, busca superar a apatia no ensino de Física e incentivar a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo engajamento, desempenho escolar e reflexão crítica. Ao integrar sustentabilidade e cidadania, a proposta oferece uma abordagem pedagógica inovadora e relevante para o contexto atual da educação básica.
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Este trabalho apresenta uma sequência didática multidisciplinar de Eletricidade para alunos da 3ª série do Ensino Médio, com foco na aprendizagem significativa e contextualizada, embasada nas teorias de Vygotsky e Ausubel. A proposta utiliza metodologias ativas para ensinar conceitos de eletricidade por meio da construção de um protótipo de circuito elétrico residencial ou comercial, destacando a interdisciplinaridade e o protagonismo estudantil. Os objetivos incluem identificar e classificar fontes de energia; construir e analisar circuitos elétricos; classificar equipamentos conforme a transformação de energia; calcular consumo energético; e propor ações sustentáveis para otimizar o uso de energia elétrica.A sequência, alinhada à BNCC, busca superar a apatia no ensino de Física e incentivar a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo engajamento, desempenho escolar e reflexão crítica. Ao integrar sustentabilidade e cidadania, a proposta oferece uma abordagem pedagógica inovadora e relevante para o contexto atual da educação básica.
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ERIC RAMOS FLAMINO
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EFEITO SEEBECK – PELTIER NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem pelos Três Momentos Pedagógicos
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Orientador : REINALDO LUIZ CAVASSO FILHO
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Data: 21/08/2025
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A sustentabilidade tem sido um grande desafio em nossa sociedade, de modo que, para alcançá-la, deve-se investir continuamente em inovações nas áreas de energias renováveis, economia e consumo consciente de energia elétrica, metas que podem ser alcançadas através do desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos mais eficientes. Este trabalho, propõe a inserção de um novo tema no currículo de Física do ensino médio, o do efeito termoelétrico Seebeck – Peltier, para tanto, foi elaborado um produto educacional com base nos preceitos da metodologia dos três momentos pedagógicos. Desse modo, se tratou os temas eletricidade e posteriormente semicondutores. Sua sequência didática foi baseada em questões disparadoras e problematizadoras seguidas de aulas expositivas com auxílio de simuladores e vídeos, e de investigações experimentais, com uso de equipamentos e componentes eletroeletrônicos.
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A sustentabilidade tem sido um grande desafio em nossa sociedade, de modo que, para alcançá-la, deve-se investir continuamente em inovações nas áreas de energias renováveis, economia e consumo consciente de energia elétrica, metas que podem ser alcançadas através do desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos mais eficientes. Este trabalho, propõe a inserção de um novo tema no currículo de Física do ensino médio, o do efeito termoelétrico Seebeck – Peltier, para tanto, foi elaborado um produto educacional com base nos preceitos da metodologia dos três momentos pedagógicos. Desse modo, se tratou os temas eletricidade e posteriormente semicondutores. Sua sequência didática foi baseada em questões disparadoras e problematizadoras seguidas de aulas expositivas com auxílio de simuladores e vídeos, e de investigações experimentais, com uso de equipamentos e componentes eletroeletrônicos.
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