PPGBTC PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOCIÊNCIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: (11) 4996-0088 http://propg.ufabc.edu.br/ppgbtc
Concentration Zone
Doctorat
PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Ligne de Recherche :
› PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DE MOLÉCULAS COMPLEXAS
PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DE MOLÉCULAS COMPLEXAS - Esta linha de pesquisa está relacionada à investigação da estrutura, comportamento e metabolismo de moléculas de interesse para o setor produtivo, integrando as ferramentas das Ciências Biológicas e da Vida e suas interfaces com as Ciências Exatas e Humanas. Os projetos de pesquisa desta linha relacionados às áreas de Farmacologia e Bioquímica Molecular; Biologia Celular; Química Biológica; Termodinâmica e Cinética dos Processos Biológicos; Metabolismo e Bioenergética; Biologia Estrutural e Molecular; Engenharia de Tecidos; Transições de Fase em Biomoléculas, Água Confinada em Sistemas Biológicos, Cristalografia de Biomoléculas, Biofísica Molecular, Desenvolvimento de Novos Materiais Nanoestruturados e Modelagem Molecular.
› MÉTODOS APLICADOS EM SISTEMAS COMPLEXOS
MÉTODOS APLICADOS EM SISTEMAS COMPLEXOS - Neste tipo de estudo, serão buscadas novas soluções tecnológicas que permitam acessar as informações relevantes para explicar a complexidade dos sistemas biológicos com maior sensibilidade, preferencialmente em tempo real e de modo minimamente invasivo, utilizando os processos fundamentais relativos à interação da luz com sistemas biológicos, como a Biofotônica, e ao uso destes processos como sondas para caracterizar estes sistemas. Os projetos de pesquisa desta linha estão relacionados à utilização das seguintes ferramentas: Espectroscopia Vibracional; Difração de Raios X; Espectroscopia de Fluorescência, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Dicroísmo Circular, Voltametrias, Amperometrias e outras Técnicas Eletroquímicas e aplicações à Instrumentação Biomédica e de Diagnóstico Óptico.
› ANÁLISE ESTRUTURAL E COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS
ANÁLISE ESTRUTURAL E COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS -
› DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL
DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL -
› SISTEMAS TÉRMICOS
SISTEMAS TÉRMICOS -
› FÍSICA INTERDISCIPLINAR E INFORMAÇÃO QUÂNTICA
FÍSICA INTERDISCIPLINAR E INFORMAÇÃO QUÂNTICA - Inclui linhas de pesquisa com forte interação com outras áreas do conhecimento, como matemática, biologia, química, materiais, etc... , como por exemplo: Informação Quântica Físico-Química Física Matemática Sistemas Dinâmicos Física Médica Biofísica Geofísica
› POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - Vigente até dezembro/2018.Reúne os estudos dedicados a compreender e analisar práticas e instrumentos de planejamento e gestão dos territórios em suas várias escalas, no plano urbano ou regional. Especial atenção será dada à produção de conhecimentos voltados a analisar: políticas e práticas de uso e ocupação do solo; instrumentos e políticas de gestão do espaço urbano e regional, incluindo áreas metropolitanas; políticas setoriais; políticas sociais e habitação; políticas de transporte e mobilidade, políticas e experiências de zoneamento urbano e ambiental; bases de leitura e interpretação de dinâmicas territoriais aplicadas ao planejamento; tecnologias ambientais aplicadas aos territórios em múltiplas escalas.
› POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
› ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS - Vigente até dezembro/2018.Desenvolve reflexões teóricas e estudos empíricos sobre políticas públicas e suas implicações para o desenvolvimento territorial, enfatizando o papel do Estado e as articulações com os diversos atores sociopolíticos por meio de arranjos de governança e de participação pública relacionados ao planejamento urbano e regional e à elaboração e implementação de políticas públicas. Aborda, entre outros, os seguintes temas de pesquisas: atores, processos decisórios, relações intergovernamentais, arranjos institucionais, governança e participação pública na gestão do território.
› ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
› SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DE MATERIAIS
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DE MATERIAIS - Inclui linhas experimentais de matéria condensada, bem como estudos teóricos e computacionais de materiais.
› HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Esta linha de pesquisa propõe a reflexão sobre as relações entre os contextos históricos e o desenvolvimento das ciências e matemática. Busca-se analisar as condições de produção e uso de conceitos, teorias e modelos científicos, a especificidade desses conceitos para as diferentes sociedades e temporalidades, a inter-relação entre conhecimento e as instituições científicas, as diferentes formas de produção e transmissão do conhecimento nas sociedades humanas, o processo de propagação do modelo de ciência ocidental/europeu e o estudo das correntes teórico-metodológicas em história das ciências e matemática. Serão tratadas as necessidades atuais para a construção de uma nova realidade no processo de aprendizagem, objetivando fomentar as relações interdisciplinares que envolvem as ciências, a matemática, a filosofia e a história.
› MAT-122CO
MAT-122CO -
› MAT-112CO
MAT-112CO - Publicado no BS 743 de 04/05/2018
› RELATIVIDADE, GRAVITAÇÃO E COSMOLOGIA
RELATIVIDADE, GRAVITAÇÃO E COSMOLOGIA - Nessa linha são desenvolvidos projetos de pesquisa que versam sobre vários temas envolvendo a teoria da relatividade geral e suas aplicações, a astrofísica, a cosmologia, a física dos buracos negros, teorias alternativas de gravitação, e a intersecção entre essas disciplinas, a física das partículas elementares e a física nuclear.
› RELATIVIDADE, GRAVITAÇÃO E COSMOLOGIA
› FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E DE CAMPOS
FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E DE CAMPOS - O objetivo principal dessa área de pesquisa, também conhecida também como Física de Altas Energias ou Física das Interações Fundamentais, é a compreensão dos constituintes mais fundamentais da natureza, bem como suas interações básicas.
› FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E DE CAMPOS
› THERMODYNAMICS AND FLUID DYNAMICS 2 - UNIVERSITY OF LEICESTER
THERMODYNAMICS AND FLUID DYNAMICS 2 - UNIVERSITY OF LEICESTER - A linha de pesquisa Sistemas Elétricos e Eletrônicos tem por finalidade pesquisa de fronteira, projeto, desenvolvimento e caracterização de equipamentos e dispositivos aplicados em SEP e conta com três seguimentos
› FÍSICA INTERDISCIPLINAR E INFORMAÇÃO QUÂNTICA
› SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DE MATERIAIS
› POLÍMEROS
POLÍMEROS - A Linha de Pesquisa em Polímeros do Curso de Pós Graduação em Nanociências e Materiais Avançados vem ao encontro da crescente importância destes materiais no mundo moderno, da sofisticação alcançada pelos mesmos nas últimas décadas e da vocação da Região do Grande ABC, que conta com um dos principais pólos petroquímicos do país. Com um caráter intimamente interdisciplinar, esta linha de pesquisa engloba projetos diversos, tais como engenharia e processamento de polímeros, biomateriais, reciclagem e nanocompósitos. Sendo assim, uma das principais características desta linha é uma interação constante com as outras linhas de pesquisa do Curso, que são Simulação e Materiais Funcionais, de forma a integrar professores e alunos na busca de um conhecimento amplo e profundo do problema. Além disso, dentro desta linha será enfatizada a busca de novos materiais, com aplicações avançadas e a caracterização dos mesmos, sendo imprescindível que o aluno esteja em fase com as últimas descobertas científicas na área.
› SIMULAÇÃO & MODELAGEM
SIMULAÇÃO & MODELAGEM - O desenvolvimento racional bem sucedido de nanomateriais pode ser conseguido através da compreensão das propriedades do material em nível molecular. O uso de algoritmos computacionais avançados e computadores de alto desempenho permitem a elaboração e aplicação de modelos para predizer e explorar conexões fundamentais entre estrutura, propriedades, comportamento e composição de um nanomaterial. De fato, as técnicas de simulação computacional são hoje uma ferramenta essencial no estudo teórico de sistemas moleculares. Cálculos possibilitam a elucidação de estrutura e estabilidade de sistemas ainda não conhecidos, além de auxiliarem a desenvolver estratégias para sínteses apropriadas. Isto é particularmente importante na investigação de materiais bem como no estudo de nanoestruturas, biomoléculas e sistemas poliméricos. Dessa forma, técnicas de simulação computacional consistem numa linha pesquisa fundamental num curso de nanociências, tanto para o desenvolvimento de pesquisas especificas em áreas estritamente teóricas quanto para o apoio nas análises de resultados experimentais. Além de estudos em níveis atômicos, modelos envolvendo outras escalas de tamanho também são fundamentais para o estudo de uma ampla gama de aplicações.
› SIMULAÇÃO & MODELAGEM
› POLÍMEROS
› CULTURA, COMUNICAÇÃO E DINÂMICA SOCIAL
CULTURA, COMUNICAÇÃO E DINÂMICA SOCIAL - A linha de pesquisa Cultura, Comunicação e Dinâmica Social apóia-se em diferentes campos disciplinares com o objetivo de investigar o modo como se organizam e se reconfiguram os múltiplos entrelaçamentos que estas dimensões assumem no mundo contemporâneo. A velocidade da mudança técnica coloca em circulação no meio social uma profusão de aparatos de base tecnológica que alteram comportamentos, fragmentam sociabilidades, geram novas demandas, desfazem vínculos, ressignificam objetos, processos que contribuem para redefinir de forma acelerada tanto a vida material como as relações sociais, as sensibilidades e as estruturas simbólicas que organizam as coletividades e lhes conferem significado. Desse modo, a linha de pesquisa procura, em uma de suas principais vertentes de investigação, compreender como se processam as práticas sociais e culturais dos diferentes sujeitos e grupos que coexistem na contemporaneidade. Busca investigar em profundidade como se organizam relações que resultam em processos interculturais cada vez mais híbridos e plurais, mas também freqüentemente enquistados em nichos e guetos de vários recortes como sócio-econômico, etário, espacial e de gênero. Uma dimensão crucial no conjunto dessas transformações refere-se à chamada globalização que unifica mercados, exacerba e redireciona padrões de consumo, com evidentes implicações no processo de construção das subjetividades e das identidades individuais e sociais. Ao mesmo tempo, porém, redesenham-se as cidadanias culturais que procuram reconhecer a diversidade e as diferenças, assegurando novas dimensões da vida pública e privada. Emergem, neste contexto, novos atores capazes de apropriar-se das tecnologias de informação e comunicação e, por meio de usos diferenciados, desenvolver novas linguagens, extrair possibilidades artísticas inovadoras, promover saberes e práticas multi e interculturais em espaços sociais marcados, muitas vezes, por intensa vulnerabilidade social. Ao emergirem novos sujeitos com suas mais variadas formas de expressão cultural, política, econômica e social, surgem também novos objetos de estudo que extrapolam os limites disciplinares tradicionais, num processo fecundo de renovação acadêmica e desafio interdisciplinar para o qual se voltam os pesquisadores em seus projetos individuais ou coletivos.
› CULTURA, COMUNICAÇÃO E DINÂMICA SOCIAL
› ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE
ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE - A linha de pesquisa Economia, Desenvolvimento e Sociedade discute as principais questões que afetam o processo de desenvolvimento sócio-econômico, com destaque para as estratégias de desenvolvimento sustentável e para os aspectos sistêmicos do processo de inovação tecnológica. Tal discussão é estruturada em disciplinas que abordam, de modo interdisciplinar e articulado às demais linhas de pesquisa do programa, temas relativos a questões ambientais, à “nova” economia do conhecimento, às estratégias e políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), entre outros aspectos. Além da opção pelo enfoque interdisciplinar, as discussões são realizadas a partir da análise de diferentes concepções teóricas acerca dos fenômenos em estudo. Dessa forma, os principais elementos dos debates disciplinares (como os característicos da economia, sociologia, administração, ciência política) são retomados tendo em vista a construção de um referencial teórico e conceitual adequado à análise das profundas transformações que caracterizam a sociedade contemporânea. Nesse contexto, as próprias estratégias de desenvolvimento produtivo e as políticas públicas devem acompanhar as mudanças em curso. Considera-se, portanto, que o estudo dessa dinâmica é fundamental em se tratando das novas questões que são constantemente colocadas aos pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Como dito, temas transversais como o desenvolvimento sustentável e o aspecto sistêmico do processo de inovação tecnológica são contemplados nas disciplinas que compõem a linha de pesquisa e também em seus projetos de pesquisa. A articulação entre as discussões teóricas das disciplinas e os estudos aplicados dos projetos de pesquisa, que são fortemente alinhados às especificidades da região do ABC, possibilita complementaridades para a dinâmica do aprendizado dos alunos, bem como para a evolução das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos docentes.
› ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE
› ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE CIVIL
ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE CIVIL - Esta linha de pesquisa volta-se para a análise das instituições políticas, sociais e os diversos atores (Executivo, Legislativo, Judiciário, partidos, burocracia, sociedade civil, etc) envolvidos no processo de produção, implementação e avaliação de políticas públicas, assim como o exame de seus resultados. Centra-se, portanto, em três objetos de estudo: as instituições políticas, os atores e as políticas públicas propriamente ditas, explorando como as variações institucionais e circunstanciais em diversos temas afetam as políticas públicas e como elas se desenvolvem nas diferentes áreas de atuação do Estado: saúde, educação, infra-estrutura, segurança pública, ciência e tecnologia, memória e outras. Para tratar e explicar os complexos temas e interações que ocorrem dentro do Estado e nas políticas públicas, a Linha de Pesquisa necessita agregar os fundamentos teóricos e metodológicos de diversas áreas de conhecimento, como a ciência política, a administração pública, as ciências sociais, a antropologia, a história, o direito e a economia. Também se mostram necessários nesse processo os conhecimentos relativos aos temas específicos das políticas públicas. A análise do Estado e políticas públicas exige, por sua natureza, uma abordagem interdisciplinar que envolve a interlocução de novos saberes, que podem ajudar a fornecer instrumentos teóricos para a reflexão dos complexos fenômenos que resultam em decisões e processos que envolvem Estado e sociedade.
› ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE CIVIL
Master
PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Ligne de Recherche :
› PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DE MOLÉCULAS COMPLEXAS
› MÉTODOS APLICADOS EM SISTEMAS COMPLEXOS
MÉTODOS APLICADOS EM SISTEMAS COMPLEXOS - Nesta linha de pesquisa buscam-se novas soluções tecnológicas que permitam acessar as informações relevantes para explicar a complexidade dos sistemas biológicos com maior sensibilidade, preferencialmente em tempo real e de modo minimamente invasivo, utilizando os processos fundamentais relativos à interação da luz com sistemas biológicos, como a Biofotônica, e ao uso destes processos como sondas para caracterizar estes sistemas. Os projetos de pesquisa desta linha estão relacionados à utilização das seguintes ferramentas: Espectroscopia Vibracional, Espectroscopia de Fluorescência, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Dicroísmo Circular e aplicações à Instrumentação Biomédica e de Diagnóstico Óptico.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod