PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/
Concentration area
Doctorate
POLITICAL ECONOMICS
Research Lines :
› KNOWLEDGE, PRODUCTION AND WORK
KNOWLEDGE, PRODUCTION AND WORK - A linha agrega pesquisadores com experiência no estudo das dinâmicas de produção e trabalho e de geração e utilização de conhecimento. Promove análises interdisciplinares sobre a transformação da divisão internacional do trabalho e os fluxos de capitais, bens, serviços e pessoas. Valoriza o estudo da industrialização e da desindustrialização, da inovação tecnológica, da especialização produtiva e comercial, da expansão do setor de serviços e das tendências nas relações de trabalho. Busca estimular reflexão crítica sobre temas como cadeias globais de valor, acordos de integração produtiva, comercial e de investimentos, padrões de consumo, sustentabilidade ecológica e disputas culturais acerca dos modelos de produção e consumo. Também fomenta pesquisas sobre o papel e as disputas de Estados e de atores não estatais, tais como empresas, sindicatos e movimentos sociais, na produção e difusão de saberes, práticas e culturas ligadas ao conhecimento, à produção e ao trabalho.
› AGRICULTURE, NATURAL RESOURCES AND SUSTAINABILITY
AGRICULTURE, NATURAL RESOURCES AND SUSTAINABILITY - A linha agrega docentes com experiência no estudo da agricultura, do uso de recursos naturais e energéticos e dos desafios da sustentabilidade ecológica. Promove análises interdisciplinares sobre a inserção dos países em desenvolvimento na economia mundial a partir da agricultura e dos recursos naturais. Valoriza o estudo do sistema agroalimentar global, da agricultura familiar, das cadeias de produção e consumo de combustíveis fosseis, da difusão de fontes renováveis de energia, da mudança climática, dos conflitos socioambientais, da agroecologia e das culturas tradicionais e da evolução das relações de trabalho no campo. Busca estimular a reflexão sobre temas como segurança alimentar e energética, empresas multinacionais nas cadeias globais de valor e acordos de integração produtiva, comercial e de investimentos. Também fomenta pesquisas sobre o papel de Estados e de atores não estatais, tais como empresas, sindicatos e movimentos sociais, na produção e difusão de saberes, práticas e culturas ligadas à agricultura, aos recursos naturais e à sustentabilidade.
› SOUTH TRAJECTORIES: AFRICA, ASIA, LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN
SOUTH TRAJECTORIES: AFRICA, ASIA, LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN - A linha agrega pesquisadores com experiência no estudo dos países e das regiões do Sul e em análises comparativas. Promove análises interdisciplinares sobre as trajetórias de desenvolvimento dos países e das regiões do Sul, abrangendo África, Ásia, América Latina e Caribe. Valoriza estudos sobre as formas de inserção dos países e regiões do Sul na economia mundial e as estratégias históricas e contemporâneas de desenvolvimento. Busca estimular reflexão sobre temas como colonialismo, descolonização e nacionalismo, transições agrárias e industriais, estruturas sociais periféricas e movimentos sociais e políticos contemporâneos, em suas diversas formas, rurais e urbanos, e em especial, de igualdade racial, de gênero e de justiça ambiental. Também fomenta o estudo das tradições intelectuais e culturais do Sul, como também das organizações regionais, continentais e intercontinentais que atuam desde meados do século XX em prol da descolonização e do desenvolvimento.
› RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO - A linha agrega pesquisadores com experiência nos estudos das relações étnico-raciais no Brasil e no mundo. Estimula trabalhos interdisciplinares sobre tal temática, tanto no nível teórico quanto empírico, valorizando a riqueza e heterogeneidade que o assunto possui hoje no espaço acadêmico internacional, impulsionando estudos sobre desigualdade de renda, expropriação, movimentos sociais, plurinacionalidade, identidade cultural, branquidade, racismo estrutural, território, racismo ambiental, violência sistêmica e populações originárias. Promove assim, em especial, a reflexão sobre as populações racialmente e/ou etnicamente subalternizadas no capitalismo global contemporâneo. Destaca também como a temática das relações étnico-raciais poderia ser compreendida desde uma visão ampliada e atualizada da economia política mundial, em que se ressalta as tradições intelectuais dos países e regiões do Sul.
› GÊNERO, REPRODUÇÃO SOCIAL E FEMINISMO
GÊNERO, REPRODUÇÃO SOCIAL E FEMINISMO - Esta linha propicia fundamentos para o estudo das relações de gênero na economia política mundial. Amplia uma compreensão integrada das esferas produtiva e reprodutiva da economia mundial, partindo do entendimento de que é essa totalidade que explica as relações de opressão e exploração baseadas no gênero no mundo contemporâneo. Promove a análise das articulações entre classe, raça, casta, gênero e sexualidade. Busca entender as relações de gênero em diferentes setores da economia e áreas urbanas e rurais, bem como a dimensão política dessas relações, atentando para o papel dos movimentos sociais e do Estado na promoção da igualdade de gênero no desenvolvimento mundial, com destaque para o estudo dos diferentes feminismos enquanto movimento e enquanto teoria social.
Master's degree
POLITICAL ECONOMICS