PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene
Apresentação

O objetivo do programa é a formação de Mestres e Doutores para a atuação nas áreas de planejamento, política, ensino, projeto e uso da energia em sistemas complexos. Os futuros profissionais e pesquisadores terão conferidas competências e habilidades relativas à informação, compreensão, aplicação, análise e avaliação aplicada ao setor energético. Desse modo, estarão aptos para sistematizar, inovar, propor políticas e otimizar os sistemas de transformação e uso final de energia. A área de energia transita por várias instâncias do saber, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos nos campos das Engenharias, Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas.

Devido à proposta interdisciplinar, graduados em distintas áreas do saber poderão desenvolver seus estudos e projetos no programa, como por exemplo, Engenheiros, Administradores, Economistas, Físicos, Matemáticos e Químicos. O que é esperado e necessário aos futuros alunos é a dedicação ao estudo e tempo disponível compatível ao curso escolhido. Os profissionais de alto nível formados estarão aptos para atuarem no complexo cenário energético do país e do mundo e para contribuírem com o desenvolvimento científico, tecnológico e acadêmico.

• Missão: Formar mestres e doutores com uma visão interdisciplinar e global para pesquisar, atuar e inovar nas áreas de planejamento energético, política energética interna e externa, regulação do setor energético, ensino multidisciplinar, bem como, em projetos para conversão e uso eficiente da energia e dos recursos energéticos para benefício da sociedade brasileira.

•  Visão: Contribuir com a sociedade através da formação de profissionais íntegros, com sólidos conhecimentos e habilidades interdisciplinares assim como melhorar as condições das futuras gerações com as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelos discentes, pesquisadores e professores do programa.

Descrição da logomarca do PPG-ENE: a logo representa (da esquerda pra direita): fontes renováveis biológicas, fontes químicas/nucleares, fontes térmicas/processos térmicos, recursos renováveis (solar, eólica, marés e hidrelétricas). O círculo representa a integração do Recurso Energético que deve ser planejado e operado de forma sustentável em benefício do ambiente e da sociedade. Ela também Simboliza a necessidade da criação e investigação de tecnologias novas e existentes no setor de energia, processos mais eficientes e uso da energia, modelagem e controle de sistemas complexos através da aplicação de técnicas tradicionais ou inteligentes, políticas públicas e análise de questões geopolíticas envolvendo a energia, mapeamento do recurso energético, transmissão, distribuição, e atendimento do consumidor final.

Logomarca do PPG-ENE disponivel para baixar - Link

Endereço Alternativo