PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pri
Presentation

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPG-PRI) foi aprovado pelo Comitê de Área (Ciência Política/Relações Internacionais) da CAPES em outubro de 2018 e iniciou seu funcionamento em maio de 2019 (Na foto ao lado, o registro do corpo docente com a primeira turma, junho de 2019). Trata-se de iniciativa de docentes vinculados (as) ao Bacharelado em Relações Internacionais (BRI). A motivação basilar desse programa é promover o estudo, no Mestrado, de problemas pertinentes às Relações Internacionais Contemporâneas, com ênfase na área de Política Internacional.

Nesse sentido, há uma articulação de áreas que compreendem as próprias Relações Internacionais, bem como: Ciência Política, História, Economia, Geografia, Sociologia, Direito e Antropologia. Além desses ramos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, há toda uma preocupação por parte dos pesquisadores em estabelecer pontes de diálogo, pesquisa e complementação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento dentro da UFABC, como os vários ramos das engenharias, ciência e tecnologia.

Desde meados dos anos 1990, houve uma grande expansão da oferta de cursos de graduação em Relações Internacionais que acompanhou o processo de abertura do Brasil e de sua inserção no processo de globalização. A grande maioria dos cursos, porém, foi oferecida por instituições de ensino privadas, de modo que a participação das universidades públicas ainda é modesta e recente, com exceção da pioneira UnB. O Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) da UFABC inseriu-se nesse cenário de fortalecimento da área de Relações Internacionais nas universidades públicas, tanto do ponto de vista educacional, acadêmico e de pesquisa, quanto do ponto de vista social e político. No entanto, é preciso considerar que não só o BRI, mas a própria UFABC, representam experiências singulares, com características inovadoras que serão apresentadas adiante, de forma sintética.

Assim, é preciso notar que o Bacharelado em RI da UFABC apresenta uma grande especificidade em relação aos demais cursos de Relações Internacionais, justamente por se inserir em um projeto universitário inovador, que privilegia a interdisciplinaridade, a excelência, a inclusão social e a internacinalização, com ênfase nas áreas de ciência e tecnologia. Essa especificidade se expressa, como não poderia deixar de ser, nos eixos centrais do curso de BRI da UFABC que buscam, também, dar conta da nova inserção internacional do país.

No âmbito da cooperação institucional, o BRI estabeleceu relações, desde o seu início, com o curso de Relações Internacionais da UNIFESP. As duas instituições, UFABC e UNIFESP, são as únicas universidades federais situadas na região metropolitana de São Paulo (o BRI, em São Bernardo, e o curso de RI da UNIFESP em Osasco). Essa aproximação teve como resultados, entre outros, a realização conjunta das Semanas de Relações Internacionais (I Semana, em 2015, na UFABC; II Semana, em 2016, na UNIFESP; III Semana, em 2017, na UFABC; IV Semana, em 2018, na UNIFESP) e o estabelecimento de um projeto de pesquisa entre os docentes dos dois cursos. Em razão dessa proximidade, três professores do curso de RIs da UNIFESP participaram do projeto do Curso de Mestrado e integram o corpo docente do Programa. 

Além disso, o BRI sediou em 2013 uma Conferência Nacional de Política Externa com participação de  cerca de mil alunos, acadêmicos, profissionais e gestores  de vários  estados, com transmissão ao vivo acompanhada por 12 mil internautas do país e do exterior.  Esse evento foi um marco  pela qualidade dos debates e mesas, e gerou uma publicação (2003-2013 – Uma Nova Política Externa) lançada  em outubro de 2014.

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais nasce a partir da experiência bem sucedida da implantação e consolidação do Bacharelado em Relações Internacionais-BRI, seja no âmbito acadêmico, seja nas diferentes iniciativas de extensão universitária realizada pelos docentes do bacharelado. Há cerca de 26 docentes alocados no BRI, além de outros docentes credenciados. A rica experiência do BRI gerou a massa crítica para avançar para um mestrado em Relações Internacionais. Vale salientar que a atividade de pós-graduação é imprescindível para permitir o aprimoramento da qualidade do trabalho desenvolvido por esse amplo grupo de docentes da área de RI.

Essas grandes áreas foram desdobradas em outras subáreas, como Geografia Política, Segurança Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Direitos Humanos, entre outras. Os docentes possuem interesses, pesquisas, publicações, prática docente, experiência profissional e internacional (gestão pública ou privada, assessorias, consultorias, implantação de projetos e cursos), e que contribuem para o enriquecimento intelectual e operacional dentro das três linhas de pesquisa.

O PPG-PRI está integrado atualmente por 14 docentes permanentes (onze da UFABC e três da UNIFESP-Osasco) e um colaborador (UFRRJ).


Localização e funcionamento do PPG-PRI


O PPG-PRI funciona no Campus São Bernardo, onde também está a Coordenação do Programa. As aulas são ministradas no período vespertino, das 14h às 18h. Os dias e salas das aulas são definidos a cada quadrimestre, podendo ser de segunda a sexta-feira. Não há aulas aos sábados, salvo eventuais reposições de aulas ou eventos.

De março de 2020 a maio de 2022, com as medidas tomadas pelas autoridades governamentais e pela UFABC, o PPG-PRI vem funcionando adaptado à nova situação gerada pela pandemia de Covid-19: as aulas são ministradas de forma virtual e os processos seletivos foram realizados de forma semi-virtual, em 2020, e totalmente virtual, em 2021 e 2022.

A partir de junho de 2022, a uiversidade, incluindo o PPG-PRI, retomam as aulas e atividades presenciais.

Acompanhe as atividades do PPG-PRI em seu portal de notícias: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/noticias.jsf?lc=pt_BR&id=320

 

 


Alternative Address


Program Coordination

  • - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA

    Telephone number: Not available at this moment

    Telephone number 2: Not available at this moment

    E-mail: ana.tereza@ufabc.edu.br

  • - FLAVIO ROCHA DE OLIVEIRA

    Telephone number: Not available at this moment

    Telephone number 2: Not available at this moment

    E-mail: flavio.rocha@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod