PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/eco
Presentation

O Mestrado em Economia

A pós-graduação em Economia da UFABC busca oferecer formação de excelência aos seus alunos. O curso se caracteriza por uma formação pluralista em economia, abordando conceitos econômicos em diferentes perspectivas e incentivando o debate entre diferentes possibilidades metodológicas.

O curso busca formar um profissional capaz de identificar, compreender e estabelecer relações inter e intra disciplinares. A compreensão da Economia como um campo plural distingue o curso de pós-graduação em Economia da UFABC de outros cursos de pós-graduação no país e é explicitado claramente no seu projeto pedagógico pioneiro.

Objetivos

• Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa de qualidade na área de Economia, atuando tanto no setor público quanto no setor privado da economia.
  • Oferecer uma formação sólida e abrangente em teoria econômica, métodos quantitativos, história econômica e das ideias econômicas.
  • Preparar o mestrando para exercer atividades de docência
  • Preparar aqueles mestrandos que não pretendem seguir atividades de docência para serem reflexivos e capazes de dialogar com as diversas correntes da ciência econômica.

Estrutura

O mestrado tem duração de dois anos. Além da defesa pública da dissertação, os alunos deverão cumprir 126 créditos, assim distribuídos:

• 48 créditos distribuídos entre quatro disciplinas obrigatórias, 12 créditos cada, sendo uma disciplina que atenda ao requisito de disciplina obrigatória em Macroeconomia (Macroeconomia A ou Macroeconomia B) e em Microeconomia (Microeconomia A ou Microeconomia B), Métodos Quantitativos (Econometria I) e Pluralismo em Economia.
  • 6 créditos em Seminário de Tese.
  • 24 créditos em disciplinas da lista de disciplinas optativas, 12 créditos cada.
  • 48 créditos para a elaboração e defesa da Dissertação

Vale ressaltar que a UFABC adota o sistema quadrimestral, permitindo que o aluno cumpra a carga exigida de disciplinas (obrigatórias e optativas) pelo programa no decorrer do primeiro ano de ingresso no mestrado. O calendário acadêmico da pós graduação da UFABC  pode ser encontrado aqui.

No segundo ano o aluno deverá defender a sua dissertação. O aluno poderá ter o prazo estendido, sendo 12 meses o limite máximo, mediante pedido do orientador e aprovação da coordenação.

Alternative Address

Program Coordination

• - MONICA YUKIE KUWAHARA

Telephone number: Not available at this moment