Apresentação

O curso de especialização em Formação das Infâncias em territórios periféricos é uma das muitas ações desenvolvidas no interior da UFABC em prol da formação continuada docente que atua na educação básica e em prol de processos de descolonização do currículo no ensino superior. A UFABC vem sendo palco de inúmeros debates e ações provocados por professores/as, estudantes e entidades parceiras sobre a necessidade premente de fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e os territórios periféricos e sua população e de inserção de Epistemologias do Sul Global na formação de docentes e discentes.

 

A UNAS - União de Núcleos, Associação de Moradores de Heliópolis e Região, parceira da UFABC neste projeto, atua na gestão de Centros de Educação Infantil, Centro de Crianças e Adolescentes (CCAs), Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) e diversos outros serviços e equipamentos públicos educacionais somando sob sua gestão cerca de 500 educadoras, além de outros profissionais da assistência social e da cultura. O curso Formação das Infâncias em territórios periféricos foi elaborado em parceria com as lideranças comunitárias e educadoras destes equipamentos e tem como objetivo principal contribuir para a formação dessas educadoras e do fortalecimento do projeto Bairro educador implementado pelas lideranças no território.

 

A proposta é que o curso ocorra ao longo de 18 meses e seja concluído com arealização de um trabalho final. O público do curso será composto por profissionais da educação básica que atuem nas periferias, em especial, em equipamentos públicos geridos por organizações comunitárias.

 

As aulas acontecerão às segundas e quartas das 19h às 23h, contabilizando 8 horas semanais, na UNAS ou em escolas do território.

 

Este é o edital onde encontrarás os destalhes para a inscrição. Mais informações ligue para 4996-7903 ou escreva para este endereço: coordenacao.fitp@ufabc.edu.br


Link para Inscriçãohttps://ufabc.net.br/inscricaofitp

Tutorial de Inscrição no Cursohttps://ufabc.net.br/tutorialfitp

Edital do Processo Seletivohttps://ufabc.net.br/psfitp

Projeto Pedagógico do Curso: https://ufabc.net.br/ppcfitp

 

O curso de Especialização em Formação das Infâncias em Territórios Periféricos tem como objetivo oferecer formação continuada a profissionais, professores/as e gestores/as, atuantes na educação básica em territórios periféricos. Este curso pretende ainda intensificar, na UFABC, o campo de estudos sobre formação docente na educação básica e sua especificidade quando esta se dá em territórios periféricos.

 

Objetivos gerais do curso:

• Promover o desenvolvimento profissional de professores/as e gestores/as do território fortalecendo, primeiramente, o projeto de Heliópolis como Bairro educador e, posteriormente, outros territórios periféricos;

• Favorecer o conhecimento e a reflexão sobre as experiências históricas e produções culturais que contribuam para entender a formação das infâncias em territórios periféricos;

• Contribuir para que educadores e educadoras sejam multiplicadores/as dos princípios do Bairro educador, ao oferecer uma formação que propicia o pensamento das infâncias desde o território e em função de seus problemas e realidade;

• Construir uma pedagogia multicultural, que priorize o tratamento não desqualificador das diferenças, valorizando-as e respeitando-as;

• Construir metodologias e materiais didáticos adequados a estes fins, realizando a ligação entre os conteúdos desenvolvidos durante o curso e a atuação profissional;

• Produzir conhecimento sobre formação docente, sobre a infâncias e sobre as práticas educativas de Heliópolis;

• Possibilitar a troca e o diálogo entre professores/as, gestores/as, pesquisadores/as, e lideranças comunitárias a partir do trabalho com as questões que atravessam a educação em territórios periféricos das grandes cidades;

• Complementar a formação teórica, bem como desenvolvimento de competências científicas das educadoras com vistas à continuidade da formação em nível de mestrado e doutorado na UFABC ou outras instituições públicas.

 

Objetivos específicos do curso:

● Mapear as condições concretas de vida cotidiana das crianças e adolescentes do território de Heliópolis e região por meio das atividades dos projetos integradores;

● Apresentar elementos característicos da formação das infâncias em territórios periféricos das grandes cidades a partir do estudo de teorias e práticas;

● Promover o conhecimento sobre os mecanismos e estratégias de exclusão da população periférica, pobre e negra em diversos níveis da vida social;

● Promover o conhecimento de diversas áreas do saber acadêmico a partir da contribuição da cultura produzida nas periferias;

● Promover discussões sobre as manifestações artístico-culturais da juventude nas periferias e impacto na formação das subjetividades;

● Discutir a realidade da educação no território;

● Promover o conhecimento sobre as principais políticas educacionais que orientam a organização das instituições educacionais no Estado de São Paulo;

● Apresentar novos referenciais teóricos sobre as infâncias, utilizando áreas distintas do conhecimento como a psicanálise, a antropologia, a literatura e as pedagogias

libertárias privilegiando a perspectiva decolonial;

● Promover discussões e organizar grupos de trabalho visando a pesquisa, a construção e a utilização de novos materiais didáticos com vistas ao fortalecimento dos princípios do Bairro Educador;

● Formar professoras e professores para compreender a criança e o adolescentes como seres completos e temporais;

● Desarticular e desestabilizar conhecimentos pedagógicos que dificultam que os processos educativos sejam realizados a termo.

 

Metodologia e Organização curricular:

Considera-se que um projeto de especialização não pode ser construído ignorando-se o conjunto das dimensões que envolvem o ato educativo. Os contextos institucionais e sociais que enquadram as práticas dos/as profissionais da área educacional são diversos, e um curso de especialização pode ser um espaço de interação entre as dimensões pessoal e profissional nas quais aos/às cursistas é permitido apropriarem-se dos próprios processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro de suas histórias de vida. Em se tratando do trabalho com a formação das infâncias em territórios periféricos, reconhecendo a pouca inserção dessa discussão nas formações inicial e continuada dos/as professores/as que costuma tratar a infâncias como categoria genérica e muitas vezes estudada a partir de referenciais europeus, o desafio de realização do curso torna-se ainda maior. Nesse sentido, a linha pedagógica adotada visa garantir nas disciplinas ofertadas um enfoque “afirmativo” da temática do território. Serão destacados: a especificidade do território de Heliópolis e uma infâncias situada, o entendimento de termos, conceitos e teorias que de fato se vinculem a este espaço e sujeitos e isso exige o conhecimento do espaço em que tudo isso ocorre. Quando oferecido para outros territórios, esse aspecto deverá ser considerado.

A linha pedagógica do curso e sua organização em quatro módulos e dez disciplinas temáticas, além da orientação do trabalho de conclusão de curso, articuladas entre si, visam a formação continuada dos/cursistas como educadores/as que compreendam a centralidade da questão das infâncias no território na sociedade brasileira. É nossa intenção oferecer aos/às pós-graduandos/as uma sólida base teórica de conhecimentos específicos e pedagógicos, de modo que eles/as não somente dominem os conteúdos, mas consigam organizá-los e apresentá-los no contexto de ensino, da pesquisa ou da participação social, visando a compreensão e a aprendizagem de seus/as alunos/as ou interlocutores/as. No entanto, tal processo não se dará de maneira estanque. Ele se fará de forma articulada com a discussão das práticas sociais dos/as professores/as e da luta dos movimentos sociais, expressos não só na escolha do corpo docente que apresenta tal perfil como, também, nas atividades teóricas e práticas que cada disciplina privilegia como núcleo central de avaliação.

Cada disciplina deverá privilegiar, no seu desenvolvimento, trabalhos coletivos entre os/as estudantes a fim de que eles/elas possam adquirir competências para articular projetos, sendo capaz de evidenciar as contribuições de sua área de conhecimento. Essas atividades coletivas também têm como objetivo favorecer contatos, intercâmbios e experiências entre os/as profissionais da educação básica oriundos de diversas licenciaturas, que atuam desde a educação infantil até o ensino médio, bem como as diferentes áreas da gestão escolar.

O grande diferencial do curso aqui proposto é o equilíbrio entre as principais referências sobre estudos das infâncias e do território hoje disponíveis, o acúmulo de produção do bairro educador e a formação teórica e prática de educadores e educadoras que atuam tanto na academia com pesquisa, ensino e extensão quanto no território de Heliópolis com educação em vários níveis e modalidades. Procuramos organizar os temas mais relevantes nessa área de estudos, contemplando os temas/disciplinas que articulem diversas áreas das ciências humanas, não só as diretamente ligadas à educação. Numa perspectiva complementar, serão estimuladas e promovidas ações focadas em práticas educativas e formativas e na realização de trabalho de conclusão de curso sobre os temas e problemas de maior interesse dos/as cursistas.

 

O curso está organizado em quatro módulos:

1 - Infâncias no Brasil periférico; 2 - Educação na margem; 3 - Saberes e práticas, além de um módulo específico de 4; Produção de conhecimento: metodologia e trabalho de conclusão de curso para orientação e elaboração da monografia de conclusão de curso.

As aulas serão ministradas presencialmente por professores da UFABC e educadores sociais e lideranças comunitárias de Heliópolis; e como parte do conteúdo das disciplinas está relacionada às práticas educativas, estão previstas visitas a museus, exposições de arte, e visitas em escolas da rede pública com projetos integradores, além de visitas a diversos locais do bairro que compõe o território. Essas visitas poderão ocorrer nos horários das aulas ou nos finais de semana. Como suporte às das aulas presenciais, os alunos terão acesso ao Moodle no qual estarão disponíveis materiais bibliográficos definidos para cada disciplina, complementando os títulos disponíveis na biblioteca da UFABC e na biblioteca comunitária de Heliópolis, ambiente que também permite interação entre os estudantes e equipe que atua no curso. Se e quando oferecido para outros territórios periféricos a coordenação do curso deverá ser considerada a produção local, bibliotecas comunitárias e saberes produzidos nos equipamentos públicos do território.

 

Organização curricular

MÓDULO I: Infâncias no Brasil periférico – 132 horas

Fundamentos teóricos do desenvolvimento infantil em perspectiva comunitária e linguagens infantis – 36 horas

História social das infâncias e o direito à infâncias: a criança como ser integral – 36 horas

A formação humana em Paulo Freire: sobre a condição antropológica 36 horas

Projeto integrador*: Quebrar paredes, quebrar mentalidades - 24 horas

 

MÓDULO II - Educação na margem – 132 horas

Práticas de educação inclusiva nas periferias – 36 horas

Estudos de gênero e as figuras da maternidade – 36 horas

Relações étnico-raciais, dinâmicas territoriais nas periferias das grandes cidades brasileiras e educação – 36 horas

Projeto integrador: Escola e comunidade, gestão democrática e projeto político pedagógico no território – 24 horas

 

MÓDULO III - Saberes e práticas – 96 horas

Bairro Educador: princípios, memória, práticas educativas – 36 horas

Organização das políticas públicas para a educação da criança e do adolescente no Brasil e a rede de proteção do Bairro educador - 36 horas

Projeto integrador: Fortalecendo o bairro educador – 24 horas

 

MÓDULO IV. Metodologia 48 horas

Metodologia científica – 24 horas

Orientação do trabalho de conclusão de curso – 24 horas

Coordenação do Programa: SUZE DE OLIVEIRA PIZA

Telefone/Ramal: (11) 4996-7903

E-mail: coordenacao.fitp@ufabc.edu.br

Período do Curso: 17/10/2022 à 22/05/2024 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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