Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL (11.01.06.57)
Código: EPM-003
Nome: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( EPMOBR001 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O lugar da história: modernização, universalismo, teleologia e eurocentrismo. A visão sistêmica: o problema da complexidade. Fundamentos epistemológicos da história mundial contemporânea. A descolonização da ciência. Teoria e pergunta: análise descritiva, exploratória, explicativa e compreensiva. Implicações da pesquisa: generalização, universalização e falseabilidade. Potenciais de abordagens qualitativas: estudo de caso e estudos comparativos. Métodos quantitativos e qualitativos. Modelo como representação da realidade, modelos teóricos e o modelo probabilístico. Inferência estatística. Critérios práticos para obter, organizar e analisar dados.
Referências: ABBOTT, A. (2004) Methods of Discovery: Heuristics for the Social Sciences. New York: W. W. Norton. ANGRIST, J.D., PISCHKE, J-S. (2009) Mostly harmless econometrics, an empiricist’s companion. Princeton University Press. BERGMAN, M. M. (org.) (2008) Advances in Mixed Methods Research. Los Angeles: SAGE Publications. BLAUT, J. M. (2000) Eight Eurocentric Historians. New York: The Guilford Press. BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C. & PASSERON, J.C. (2015). Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Editora Vozes. BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A. (2006) Estatística Básica. São Paulo, Saraiva. CASELLA, G., BERGER, R.L. (2002). Statistical inference. Pacific Grove: Duxbury: Thomson Learning. MORGAN, S. L., WINSHIP, C. (2014). Counterfactuals and Causal Inference: methods and principles for social research. Cambridge: Cambridge University Press. STIGLER, S. M. (1999). Statistics on the Table: The History of Statistical Concepts and Methods. Cambridge: Harvard University Press. WALLERSTEIN, I. (2006). Impensar a ciência social. Os limites dos paradigmas do século XIX. Aparecida: Ideias e Letras. WOOLDRIDGE, J. (2010). Introdução à econometria, uma abordagem moderna – Tradução da 4ª edição norte-americana. Cengage. YIN, R. K. (2008). Case Study Research: Design and Methods. Los Angeles: SAGE Publications.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
EPMOBR001 - METODOLOGIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( EPMOBR001 ) ATIVO 01/06/2006
( EPMOBR001 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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